Professora de nutrição publica artigo sobre vitamina D em revista científica

 
     
  13/12/2016
“A pesquisa buscou investigar os níveis séricos e prevalência de deficiência de vitamina D, bem como verificar o percentual de pessoas que realizaram o exame pela primeira vez em algumas cidades do interior do estado de São Paulo", explicou professor


A Profa. Sandra Cury Pinfildi Manfrin, do curso de Nutrição do Imes Catanduva, publicou, no último mês, artigo na revista científica “Hígia Ciência” – edição ago/out de 2016 (v.2, n.4,), com a pesquisa “Análise da prevalência da deficiência de vitamina D em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo”. Os autores foram Daniele Donato Turra (graduanda do curso de Nutrição do Imes) e Sandra Cury Pinfildi Manfrin (orientadora do trabalho).
“A pesquisa buscou investigar os níveis séricos e prevalência de deficiência de vitamina D, bem como verificar o percentual de pessoas que realizaram o exame pela primeira vez em algumas cidades do interior do estado de São Paulo. Analisando os resultados obtidos, concluiu-se que houve um alto percentual de insuficiência e deficiência de vitamina D entre os valores obtidos, podendo ser considerado um resultado preocupante, dada a relevância desta vitamina para a saúde e prevenção de doenças. Verificou-se também que o status inadequado da vitamina D independe da idade ou sexo. Por último, notou-se que os profissionais da área da saúde não investigam com frequência o status da vitamina D nos exames de rotina dos pacientes e este fator faz-se necessário, pois desta forma poderemos prevenir sua deficiência e possíveis complicações”, explicou a professora Sandra.




Professora Sandra, do curso de Nutrição