Imes Catanduva e Receita Federal celebram Acordo de Cooperação Técnica

 
     
  18/10/2016
Amanhã, dia 19, Imes realizará palestra no Sesc como abertura do NAF


A diretora do Imes Catanduva, Professora Maria Lucia Miranda Chiliga, e o coordenador do curso de Ciências Contábeis e vice-diretor do Imes, Prof. Luiz Antonio Bertolo, juntamente com os representantes da Delegacia da Receita Federal do Brasil de São José do Rio Preto, Sr. Sérgio Luiz Alves e o Sr. Mauro José da Silva, assinaram, no último dia 13, um Acordo de Cooperação Técnica para a implantação de um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que irá promover maior interação entre a Receita Federal (RFB), o Imes, alunos e sociedade. O acordo também irá propiciar, por meio da cooperação mútua, a qualificação de futuros profissionais contábeis e a prestação de serviços fiscais a contribuintes hipossuficientes, com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania.
“O NAF é um projeto desenvolvido, em regra, por Instituições de Ensino Superior (IES) possuidoras de cursos de Ciências Contábeis, incentivado e apoiado pela Receita Federal do Brasil, por meio do qual se busca como objetivos proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação; qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática, proporcionando a aplicação prática do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias diante de discussões, criação de palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à RFB; e disponibilizar a orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a micro-empresas, micro-empreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos”, comentaram Maria Lúcia Chiliga e Luiz Bertolo.
Como finalidade, o NAF busca desenvolver atividades que visam atender aos princípios de responsabilidade que norteiam a Instituição de Ensino Superior, expressando o compromisso social com a comunidade na qual está inserida.
“É importante observar que os NAF não são extensões dos postos de atendimentos da Receita Federal e não substituem os escritórios de contabilidade”, frisaram a diretora e o vice-diretor do Imes.
Atualmente existem 146 NAF formalizados no Brasil e mais 200 em 10 países da América Latina.

Evento

Amanhã, dia 19, o Imes Catanduva promoverá uma palestra no Sesc Catanduva, às 19h30, como abertura do NAF na faculdade. O palestrante, Eduardo Augusto Caimbro, virá a Catanduva especialmente para o evento.
“É o Imes sempre está avançando cada vez mais na prestação de serviços à comunidade”, finalizou a diretora Maria Lúcia Chiliga.




Diretora Maria Lucia e vice-diretor Luiz Bertolo assinam Acordo