Notícias

 
     
     
  26/11/2021 - Para prestar o Exame é necessário ter concluído o curso de Ciências Contábeis ou estar cursando o último ano letivo do curso de nível superior


A aluna Livia Lazaro Tornai do 4º ano de Ciências Contábeis do IMES Catanduva obteve aprovação no último Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. A relação foi publicada no dia 24/11/2021. A partir de agora ela está credenciada para atuar na área de Contabilidade. Aplicado duas vezes por ano em todo o País, o Exame de Suficiência é prova obrigatória para a obtenção ou restabelecimento de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373, de 8 de dezembro de 2011. Ele visa comprovar conhecimentos técnicos dos conteúdos programáticos dos cursos de Contabilidade, e para a aprovação, é necessário obter, pelo menos, 50% dos pontos.
O diretor do Imes Catanduva, Prof. Paulo Roberto Vieira Marques, parabenizou a aluna e os professores do curso de Ciências Contábeis. “Mais uma vez uma comprovação do ensino de qualidade da nossa instituição, que vem fazendo história”, comentou.
Para prestar o Exame é necessário ter concluído o curso de Ciências Contábeis ou estar cursando o último ano letivo do curso de nível superior.







24/11/2021 - Projeto existe desde 2012, uma parceria entre Imes, Senac e Sesc Catanduva


E mais um ano está terminando, e o Cine Debate do Imes Catanduva encerra 2021 com duas sessões especiais de cinema. A de novembro será com o filme de drama francês “Um passeio por Paris” (1981), de Jacques Rivette, cujo debate será nesse sábado, dia 27/11, às 14h, na plataforma do Sesc Catanduva no Youtube; e a dezembro será no sábado seguinte, dia 04/12, às 14h, com o drama canadense ganhador do Oscar de filme estrangeiro “As invasões bárbaras” (2003), de Denys Arcand, também via Youtube do Sesc Catanduva (em https://www.youtube.com/user/sesccatanduva). Todos já podem ser assistidos gratuitamente pela plataforma do Sesc Digital.
Tanto as sessões online quanto os debates são gratuitos e abertos ao público – eles serão conduzidos pelo idealizador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, professor do Senac e do Imes Catanduva, e mediados por Alexandre Vasques, programador cultural do Sesc Catanduva. Participem!

Sinopse de “Um passeio por Paris”: Depois de sair da prisão, Marie (Bulle Ogier), uma ex-terrorista, encontra Baptiste (Pascale Ogier), uma garota estranha com quem faz amizade. As duas vagam por uma Paris vazia, quase fantasmagórica, de prédios abandonados e personagens errantes. O filme busca os ângulos e as abordagens mais inusitadas da cidade.
Link direto do Sesc Digital: https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/um-passeio-por-paris

Sinopse de “As invasões bárbaras”: Rémy é um homem arrependido. À beira da morte, tenta encontrar a paz em seus últimos momentos de vida. Em sua jornada final, ele conta com o apoio do filho, da ex-mulher e de velhos amigos.
Link direto do Sesc Digital: https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/as-invasoes-barbaras

Cine Debate

O Cine Debate é uma parceria do Imes com o Sesc e o Senac Catanduva e completa, em 2022, dez anos trazendo filmes cult de maneira gratuita a toda a população. Segue o mesmo formato do segundo semestre de 2020: uma vez por mês, online, aos sábados, a partir das 14h, pelo canal do Sesc no Youtube.
A programação e o formato para 2022 ainda estão sendo planejados.







Cena de As invasões bárbaras


Cena de Um passeio por Paris



20/11/2021 - Congresso tem início na próxima semana


No dia 25 de novembro, cinco alunos e ex-alunos do curso de Psicologia do Imes Catanduva participam do XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Araraquara (Uniara), onde irão apresentar seus trabalhos de conclusão de curso. São eles: os ex-alunos Camila C. Gonçalves de Lima, com o projeto “A psicologia e a escola: A importância do brincar” (orientada pela Profa. Ma. Adriana Pagan Tonon) e Jessel Renan Balleroni, com “As influências da internet e redes sociais e seu uso patológico na sociedade digital” (orientado pelo professor Felipe Boso Brida); e as alunas Gabriela Teodoro de Souza e Julia Catanho, com “Ansiedade em acadêmicos do curso de Psicologia: Avaliação e intervenção em uma universidade privada de Catanduva (SP”) e Nayara de Oliveira Santana, com “Saúde mental e suas dependências tecnológicas na vida dos jovens: um desafio nos tempos de hoje” – as três sob orientação da Profa. Ma. Adriana Pagan Tonon.
“É importante estimular a produção acadêmica e a participação em eventos científicos. Essa será uma oportunidade para os alunos se desenvolverem ainda mais, bem como os ex-alunos, apresentando seus projetos de pesquisa num congresso científico renomado e de extrema importância para a pesquisa em nosso país”, comentou a professora de Psicologia Adriana Pagan Tonon.
O link para acessar o Congresso é https://www.uniara.com.br/cic/







08/11/2021 - Período de inscrições segue até 06 de dezembro, pelo site do Imes


As inscrições para o Vestibular 2022 do Imes Catanduva estão abertas desde hoje e seguem até o dia 06 de dezembro. Interessados em participar do vestibular devem acessar o portal do Imes, www.fafica.br, ou efetuar o cadastro diretamente em www.fafica.br/vestibular - lá constam todas as informações e procedimentos no ‘Manual do Candidato’. A prova será online nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro. A lista de aprovados sai no dia 16/12, a partir das 14h, e a matrícula deve ser efetuada entre os dias 16 e 22/12, das 14h às 20h, na secretaria do Imes. Vale destacar que a prova será online, com duração de duas horas, composta por Redação e questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais, com conteúdo das disciplinas de língua portuguesa (10), matemática (8), geografia (4), história (5), física (4),
química (5) e biologia (4), privilegiando o caráter interdisciplinar, abrangendo competências e habilidades do Ensino Médio.
O Imes oferece atualmente 12 cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. São eles os de Licenciatura (Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia) e Bacharelado (Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia).










03/11/2021 - COMUNICADO XIII - Apresentação de TCCs


Clique aqui para acessar o comunicado...




03/11/2021 - Comunicado - Mensalidades


Clique aqui para acessar o comunicado...




28/10/2021 -

Comunicamos que, de acordo com o Decreto Municipal nº 8.140, de 28 de setembro de 2021, o Ponto Facultativo referente ao Dia do Funcionário Público (28/10) foi transferido para o dia 29 de outubro de 2021.







25/10/2021 - Programação no link abaixo


O Imes Catanduva abre hoje o “IV Simpósio – Professora Maria Heleny Fabbri de Araujo”, com uma programação que contempla diversas ações e palestras, todos os dias no período noturno, e segue até dia 29. O evento, cujo tema esse ano é “A consciência social em um mundo pós-pandemia”, será online e gratuito, voltado aos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Confira a programação completa no link https://www.fafica.br/simposio2021/mmmaplicacao/










20/10/2021 - Filme está online pela plataforma do Sesc Digital


O Cine Debate do Imes Catanduva desse mês traz a obra-prima máxima do cinema soviético que influenciou diretores e foi peça fundamental para o ciclo do Construtivismo Russo na Sétima Arte, “O encouraçado Potemkin” (1925). Dirigido por Serguey Eisenstein, um dos pais da linguagem cinematográfica soviético-russa, o filme encontra-se online até o dia 21/11 na plataforma do Sesc Digital, em https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/o-encouracado-potemkin, e o debate será nesse sábado, dia 23/10. Lembrando que o debate é aberto ao público e totalmente online, a partir das 14h, no canal do Sesc Catanduva no Youtube, em https://www.youtube.com/user/sesccatanduva - ele será conduzido pelo idealizador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, professor do Senac e do Imes Catanduva, e mediado por Alexandre Vasques, programador cultural do Sesc Catanduva. Participem!

Sinopse: Em 1905, marinheiros do barco Potemkin rebelam-se. A população da cidade portuária de Odessa apoia a revolta e é brutalmente reprimida pelos oficiais do governo czarista. O encouraçado dispara contra o Quartel General e parte ao encontro da frota do Mar Negro, visando sublevá-la.

Cine Debate

O Cine Debate é uma parceria do Imes com o Sesc e o Senac Catanduva e completa, em 2022, dez anos trazendo filmes cult de maneira gratuita a toda a população. Segue o mesmo formato do segundo semestre de 2020: uma vez por mês, online, aos sábados, a partir das 14h, pelo canal do Sesc no Youtube.
Os dois próximos (e últimos) filmes do Cine Debate 2021 serão o drama francês “Um passeio por Paris” (dia 27/11) e o drama canadense ganhador do Oscar de filme estrangeiro “As invasões bárbaras” (dia 04/12). Todos já podem ser assistidos gratuitamente pela plataforma do Sesc Digital.










13/10/2021 - Pesquisa foi realizada também com colaboradores de outras faculdades


O aluno de Psicologia do Imes Catanduva Thomaz Soubhia Neto publicou recentemente artigo na revista Brazilian Journal of development (ISSN 2525-8761), avaliada pela Capes como Qualis Capes 2019 B2. O artigo tem como título “Covid-19: Alternando a vida das pessoas em diversos âmbitos”, e está no volume 7, número 10 (revista online, e pode ser acessado em https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/37167).
A pesquisa foi realizada juntamente com os professores do Imes Fernando Luís Macedo e Adriana Pagan Tonon, e com os colaboradores de outras faculdades, Edilson Carlos Caritá, Gabriela Barbosa Pegoraro, Silvia Sidneia da Silva e Thainara Pagan Tonon. No resumo do artigo os autores destacam que “a pandemia da covid-19 trouxe enormes dificuldades em várias áreas, como a economia, a educação, a saúde pública e as relações interpessoais, o que ocasionou a potencialização de vários transtornos mentais, como os obsessivos e ansiosos, o de estresse pós-traumático, a depressão e a ansiedade. Neste contexto, o objetivo do artigo é demonstrar as questões psíquicas referentes à ansiedade e à depressão que afligem os indivíduos durante a pandemia da covid-19. A metodologia utilizada é um estudo de revisão da literatura de caráter descritivo-exploratório”.







22/09/2021 - Filme ganhou Palma de Ouro no Festival de Cannes, além do prêmio de melhor atriz


O Cine Debate do Imes Catanduva desse mês exibe para o público, de forma gratuita, o cultuado drama britânico "Segredos e mentiras" (1996). O filme foi escrito e dirigido pelo veterano Mike Leigh, diretor de obras importantes como “Agora ou nunca” e “O segredo de Vera Drake”, ambas exibidas no projeto Cine Debate em anos anteriores. Ganhou a Palma de Ouro e o prêmio de melhor atriz para Brenda Blethyn em Cannes, e foi ainda indicado a cinco Oscars (melhor filme, diretor, roteiro original, atriz para Brenda e atriz coadjuvante para Marianne Jean-Baptiste). “Segredos e mentiras” está disponível na plataforma do Sesc Digital, em sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/segredos-e-mentiras , e o debate será neste sábado, dia 25/09, às 14h, no canal do Sesc Catanduva no Youtube, em www.youtube.com/user/sesccatanduva - o bate-papo é gratuito e aberto ao público, conduzido pelo idealizador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, professor do Senac e do Imes Catanduva, e mediado por Alexandre Vasques, programador cultural do Sesc Catanduva.

Sinopse: Hortense (Marianne Jean-Baptiste) é uma optometrista negra bem-sucedida cujos pais adotivos morreram. Ela fica surpresa quando descobre que sua mãe biológica, chamada Cynthia (Brenda Blethyn), é uma mulher branca e solitária, que trabalha como operária e vive na pobreza no leste de Londres. Resolve então encontrá-la.

Cine Debate

O Cine Debate é uma parceria do Imes com o Sesc e o Senac Catanduva e completa nove anos trazendo filmes cult de maneira gratuita a toda a população. Segue o mesmo formato do segundo semestre de 2020: uma vez por mês, online, porém agora aos sábados, a partir das 14h, pelo canal do Sesc no Youtube.
O próximo filme do Cine Debate 2021 será o soviético “O encouraçado Potemkin” (1925), em 23 de outubro. Vamos prestigiar, participar e debater cinema! Todos estão convidados!










20/09/2021 - Curso tem previsão de encerramento em julho de 2022; inscrições na secretaria


O curso de Odontologia do Imes promove, a partir de outubro, o curso de extensão “Endodontia, prótese e dentística”, composto por 10 módulos, com carga horária total de 120h. o conteúdo do curso envolve princípios de anestesiologia e farmacológicos, anatomia interna e infecção endodôntica, técnicas para instrumentação e obturação dos canais radiculares, estética branca e vermelha, restauração dentária direta e indireta, dentre outros.
De acordo com os coordenadores do curso, o objetivo é capacitar profissionais e discentes de Odontologia para realização de reabilitação oral, abordando o diagnóstico, alívio da dor ao planejamento e a execução de terapias endodônticas com procedimentos estético-funcionais de restaurações e próteses dentárias fixas em uma odontologia integrada.
Ele será realizado na modalidade híbrida (encontros presenciais e remotos), e ofertado quinzenalmente, em dois sábados mensais, das 13h às 18h. A previsão de término do curso é julho de 2022. Mais informações na secretaria do Imes ou pelo telefone 3531-2200.










14/09/2021 - Live será no dia 13/10, a partir das 19h30


Ex-aluna do curso de Psicologia do Imes Catanduva, Tatiana Lamanna Lopes, agora psicóloga clínica, organiza, para o dia 13 de outubro, às 19h30, a 5a edição do Encontro de Psicologia, e neste ano o tema será “Divórcio: As consequências jurídicas e o abalo emocional dos cônjuges e filhos”. Na ocasião haverá uma live que contará com a explanação da psicóloga Tatiana Lamanna que irá abordar “O que ocorre antes do divórcio e as razões”. Em seguida, o advogado Leonardo Zovedi abordará o tema “Divórcio: término e consequências”. A live também contará com a participação da intérprete de Libras Marlene Batista.
A organização conta com o apoio do sócio-proprietário da On Byte Formação Profissional Bruno Costa. A inscrição será feita diretamente na escola Ob Byte (Rua Treze de Maio, 156 - Centro), e para receber o certificado de duas horas, é necessário efetivá-la doando 1kg de alimento não-perecível, que será em prol da Paróquia São José, localizada em Catanduva.
A live será aberta através de link liberado nas redes sociais do evento, e o certificado será enviado através do WhatsApp informado no ato da inscrição.










06/09/2021 - Viniccius deverá defender a dissertação de Mestrado em fevereiro de 2022


Ex-aluno do curso de Nutrição do Imes Catanduva, Viniccius Silva de Almeida acaba de qualificar sua dissertação para defesa do Mestrado na área, na Unesp/Ibilce (São José do Rio Preto). Seu trabalho tem como título “Avaliação da percepção de consumidores em relação aos rótulos e embalagens de milho de pipoca para microondas”. Na pesquisa, segundo Viniccius, “foi possível notar que os consumidores de forma geral têm noção de que os alimentos integrais são melhores para a saúde, quando se fala em valor nutricional, porém eles não os adequaram à rotina diária, no tocante à comportamento e lazer”.
Viniccius graduou-se em Nutrição no Imes em 2015 e atualmente atua como nutricionista em Catanduva. Deverá defender a dissertação de Mestrado em fevereiro de 2022.







Qualificação, online, do ex-aluno Viniccius


Ex-aluno de Nutrição, Viniccius de Almeida



30/08/2021 - EDITAL Nº 023/2021 - HOMOLOGA O RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO CONVOCADO PELO EDITAL Nº 017/2021