Notícias

 
     
     
  19/01/2021 - Imes é o sexto numa lista de cursos que incluem a USP e a Unesp

O curso de Direito do Imes Catanduva entrou na lista das melhores faculdades de Direito do estado de São Paulo, considerando o número de aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No levantamento publicado recentemente pelo Ranking Universitário Folha, o Imes é o sexto de uma relação que incluem os cursos de Direito da USP e da Unesp, e o único curso da região em tal pesquisa. “Essa é uma notícia e tanto para nós, do Imes. Tudo graças ao empenho dos alunos, da coordenação, dos professores e funcionários que fazem acontecer”, comentou a diretora do Imes, professora Maria Lucia Miranda Chiliga.
O curso, segundo a diretora, visa à formação de egressos que tenham sucesso no exame da Ordem, demonstrando que possuem capacidade, conhecimento e práticas necessárias ao exercício profissional. Para isto, desde o início, os alunos são preparados para a obtenção de êxito no referido exame, tornando-se apto ao exercício da profissão. “Trata-se, indubitavelmente, de status que deve ser considerado por aqueles que desejam um curso que, realmente, prepara seus alunos para o exercício a possibilidade de atuação profissional”, finalizou.
Confira o levantamento completo pelo link https://orientu.com.br/blog/faculdades/melhores-faculdades-de-direito/

Para mais informações sobre o curso de Direito e de outros cursos do Imes, acesse o site fafica.br ou ligue para 17-3531-2200.







19/01/2021 - Evento retorna aos sábados, a partir das 14h


O Imes Catanduva abre esse mês as sessões de 2021 do projeto “Cine Debate”, com a exibição de “Violência e paixão” (1974), o penúltimo filme do premiado cineasta italiano Luchino Visconti. O longa está disponível em cópia restaurada, gratuito ao público, no site do SESC Digital, em https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/42855/violencia-e-paixao. Após assistir ao filme, o público poderá participar do debate virtual, agendado para o dia 23 de janeiro, às 14h, na plataforma do Sesc Catanduva no Youtube - https://www.youtube.com/user/sesccatanduva - ele será mediado pelo idealizador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, professor do Senac e do Imes Catanduva, e por Alexandre Vasques, programador cultural do Sesc Catanduva.
O filme tem Burt Lancaster, Helmut Berger e Silvana Mangano, numa história dramática sobre um velho professor, colecionador de pinturas que retratam grupos familiares, que vê sua vida invadida quando aceita alugar um apartamento no andar superior para a vulgar marquesa Brumonti, que ali instala o amante Konrad, além de sua filha e o namorado dela. A obra trata de temas como fascismo, velhice e morte.

Cine Debate

O Cine Debate é uma parceria do Imes com o Sesc e o Senac Catanduva e completa nove anos trazendo filmes cult de maneira gratuita a toda a população.
Segue o mesmo formato do segundo semestre de 2020: uma vez por mês, online, porém agora retorna aos sábados, a partir das 14h, pelo canal do Sesc no Youtube.
Vamos prestigiar, participar e debater cinema! Todos estão convidados!
Confira abaixo a programação do primeiro semestre do Cine Debate 2021 (datas agendadas, por enquanto, de janeiro e fevereiro) – todos os filmes estão disponíveis gratuitamente no site do Sesc Digital, procurem lá em sesc.digital/home

Dia 23/01 – 14h – “Violência e paixão” (1974, 121 min)
Dia 27/02 – 14h – “A carruagem de ouro” (1952, 103 min)

Março: “A hora do lobo” (1968, 90 minutos)
Abril: “De crápula a herói” (1959, 132 minutos)
Maio: “Mamma Roma” (1962, 106 minutos)
Junho: “Tomates verdes fritos” (1991, 130 minutos)
Julho: “Lili Marlene” (1981, 111 minutos)










15/01/2021 - EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA O ANO LETIVO DE 2021


Clique aqui para acessar o edital...




28/12/2020 - Segundo a EMCAa, a mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito


Preocupado com o aumento de casos de dengue em Catanduva nos últimos meses, o Imes Catanduva iniciou uma campanha de conscientização de saúde junto à Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa). Por meio de divulgação nas redes sociais e orientação quanto a ações básicas diárias para se realizar em casa, o Imes e a EMCAa procuram combater o mosquito transmissor da dengue, que também transmite Chikungunya, Zika e a Febre Amarela. A ideia é que todos mobilizem suas famílias para eliminar a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Segundo a EMCAa, a mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito.

Cuidados gerais - Prevenção/Proteção

- Utilize telas em janelas e portas
- Use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nesses pontos
- Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis
- Qualquer local que acumule água é um criadouro do mosquito, como baldes, tanques de lavar roupa, caixa do degelo atrás da geladeira, bebedouros de animais, vasos de planta, ralos, calhas, caixas d’água, por este motivo a atenção deve ser redobrada nestes locais

Sintomas

Febre, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dores nas juntas e articulações estão entre os principais sintomas da dengue.

Medicação e outras informações

Nunca tomar qualquer tipo de medicamento por conta própria, beber muita água e realizar repouso constante, caso estiver com os sintomas.
Em caso de sintomas não deixe de buscar unidades de saúde públicas ou particulares, isto é vital para o combate do vetor no município. Sabendo que existe um caso positivo em seu bairro, a EMCAa é informada automaticamente e pode enviar agentes de saúde para seu bairro realizando bloqueio e pulverização em caso de necessidade para eliminar mosquitos que possam estar contaminados.
Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade deve ser acionada para remover os possíveis criadouros. Denuncie focos do Aedes aegypti pelo telefone da EMCAa - 3531-9200.

Faça sua parte!
#catanduvacontradengue










24/12/2020 - Sessões e debate, por enquanto, permanecerão em formato online em 2021


Mesmo num ano atípico devido ao isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, o Imes Catanduva conseguiu realizar seu projeto Cine Debate de forma segura, em formato online. Durante o segundo semestre foram realizadas cinco sessões pelas plataformas Sesc Digital e SPCINE Play, todas gratuitas, de filmes importantes e de várias nacionalidades. Os debates ocorreram também de maneira online, pelo canal do Sesc Catanduva no Youtube, mediado pelo idealizador do projeto, professor, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, com a participação do programador do Sesc Catanduva, Alexandre Vasques, e de convidados especiais. Eles permanecem gravados para quem quiser acompanhar (o total das cinco sessões de 2020 ultrapassam 300 visualizações).
Em 2021 o Cine Debate retorna já no mês de janeiro, e permanecerá ao longo do ano em formato remoto/online, até que novas medidas sejam tomadas – os filmes estarão todos na plataforma Sesc Digital, e o bate-papo continua pelo Youtube do Sesc Catanduva. Em breve será divulgada a programação do primeiro semestre. Outra novidade é o retorno do Cine aos sábados à tarde (esse ano foi realizado às terças-feiras no período da noite).
O Cine Debate é um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, em parceria com o Senac e o Sesc Catanduva, que completou oito anos de existência em 2020. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

A equipe do Imes e os organizadores do Cine Debate agradecem a participação do público nesse ano difícil, e deseja a todos um Feliz Natal, com muita luz e serenidade, e um 2021 repleto de boas energias!










22/12/2020 - Eventos renomados da área ocorreram em outubro e novembro desse ano


O Imes Catanduva, ao longo de 2020, tem trabalhado e apoiado pesquisas científicas de maneira adequada, mesmo em período de isolamento social. Recentemente obteve destaque em dois grandes eventos científicos, um da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e outro da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), ambas da Universidade de São Paulo (USP).
A primeira das apresentações, ocorrida em outubro de 2020, deu-se pela aluna do 8° período do curso de Odontologia Giovana Borghi Paulini. Ela apresentou, na 42ª Jornada de Odontologia de Ribeirão Preto (em sua primeira edição online), o trabalho de tema “Contribuição do cuidador, familiar e profissional de saúde na saúde oral de idosos dependentes, antes e na Covid-19: Uma revisão de literatura”. Colaboraram na pesquisa Aline Barbosa Ribeiro, Caroline Vieira Fortes e Claudia Helena Lovato da Silva, e teve orientação da Profa. Dra Adriana Barbosa Ribeiro.
Em uma segunda oportunidade, essa parceria que foi estabelecida entre o Imes Catanduva e a FORP/USP, representadas pelas pesquisadoras Caroline Vieira Fortes e Profa. Dra. Cláudia Helena Lovato da Silva, recebeu destaque pela importância e inovação do tema abordado no 33° Congresso Odontológico de Bauru (COB/USP), que aconteceu nos dias 18 a 21 de novembro de 2020. O trabalho intitulado “Saúde oral de idosos dependentes antes e na Covid-19: uma revisão de literatura” foi apresentado na forma de painel online na categoria de Pós-graduação pela Mestranda Caroline Vieira Fortes, recebendo menção honrosa na área de saúde coletiva.
“Cabe ressaltar que o Imes Catanduva se destacou na apresentação da Profa. Dra. Aline Barbosa Ribeiro, a qual foi selecionada como jovem pesquisadora para palestrar no 33° COB, em Bauru, sob o tema ‘A inter-relação entre sistema autônomo e a doença periodontal’. É o Imes transformando a vida dos nossos estudantes! Esperamos que essas oportunidades possam motivar outros alunos do nosso instituto e ampliar nossas parcerias com mais grupos de pesquisa renomados em Odontologia”, comentou a Profa. Dra. Adriana Barbosa Ribeiro.







Clínica de Odonto do Imes



21/12/2020 - Atividade é gratuita e online


Para fechar o ano de 2020 desejando saúde e luz para todos os catanduvenses, o Imes Catanduva promove hoje, segunda-feira, às 19h30, uma ação especial, gratuita e aberta à comunidade. Trata-se de um culto ecumênico de Natal, que será conduzido por Pe. Osvaldo e pelo Pastor Lucas. A atividade será online, e o acesso se dá pelo celular ou pelo computador, por meio do link - meet.google.com/esz-advi-jbz
O Imes Catanduva convida todos a participar e deseja ao público um feliz e santo Natal!










15/12/2020 - Obra está à venda e pode ser adquirida tanto pelo site da editora CRV quanto na livraria Santa Rita, em Catanduva.


O coordenador e professor do curso de Psicologia do Imes Catanduva, Fernando Luís Macedo, lançou recentemente seu primeiro livro, intitulado “Lucy, a história de todos nós”. A obra foi publicada pela editora CRV, conta com 116 páginas e trata de diversos assuntos referentes à psicanálise, área de estudos do professor Fernando. “O livro foi escrito em algumas semanas, porém pensando durante 40 anos. Dividido em capítulos curtos, ele trata de questões como mitos, inveja, felicidade, inteligência intelectual, suicídio, sonho, amor e outras pontos acerca da psicanálise”, comentou.
A obra está à venda e pode ser adquirida tanto pelo site da editora CRV, em https://editoracrv.com.br, quanto na livraria Santa Rita, em Catanduva.
Fernando Macedo é psicólogo graduado pelo Imes Catanduva, mestre em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), especializado em Psicoterapia Psicodinâmica Breve, em Psicoterapia Psicanalítica Clínica e em Neurociência. Trabalha como psicoterapeuta psicanalítico clínico e atualmente é aluno especial do programa de Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto.







Livro Lucy


Professor Fernando Macedo



02/12/2020 - Imes também soltou comunicado essa semana sobre a rematrícula


As inscrições para o Vestibular 2021 do Imes Catanduva estão abertas até o dia 07 de dezembro. Elas devem ser realizadas pelo portal do Imes - link direto em https://www.fafica.br/vestibular. A prova será online nos dias 11, 12 e 13 desse mês.
O Imes oferece 15 cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.

Rematrículas

As rematrículas para 2021 devem ser efetuadas entre os dias 16 e 22/12, e de 04 a 29/01, na secretaria do Imes (de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h). Haverá desconto de 10% para o aluno que fizer a rematrícula até o dia 11/01/2021.







01/12/2020 - Evento é online, pelo canal do Sesc Catanduva no Youtube


O Imes Catanduva encerra hoje à noite, dia 01/12, a programação 2020 do Cine Debate online. Na oportunidade haverá o debate do drama britânico “Uma vida comum” (2013, 92 minutos), conduzido pelo jornalista, professor e crítico de cinema Felipe Brida e pelo programador do Sesc Catanduva Alexandre Vasques – a partir das 19h, no canal do Sesc Catanduva no Youtube (https://www.youtube.com/user/sesccatanduva). O filme já está disponível gratuitamente e online para o público, na plataforma do Sesc Digital - https://sesc.digital/colecao/42876/cinema-emcasacomsesc.
Participem!

Cine Debate

O Cine Debate é um projeto de extensão do curso de Psicologia do Imes Catanduva que existe desde 2012. Conta com duas importantes parcerias, o Sesc e o Senac Catanduva, trazendo mensalmente exibições gratuitas de filmes cult para toda a população. Antes da pandemia, as sessões eram presenciais, uma vez por mês aos sábados à tarde, no auditório do Senac Catanduva. As próximas sessões terão início em janeiro de 2021, e por enquanto permanecerão no formato remoto/online.










20/11/2020 - Comunicado - Rematrícula 2021


Clique aqui para acessar o comunicado...




17/11/2020 - Desde agosto Cine Debate é online, e deverá permanecer nesse formato até final do primeiro semestre de 2021


O Cine Debate do Imes promove hoje, em formato online, seu debate mensal, dessa vez sobre o filme “O caso do homem errado” (2017). O bate-papo com o público será gratuito, às 20h30 no canal do Sesc no Youtube (https://www.youtube.com/user/sesccatanduva), mediado pelo jornalista, professor e crítico de cinema Felipe Brida e pelo programador do Sesc Catanduva Alexandre Vasques, com participação do skatista profissional Alexandre Tizil, que atua há 30 anos no esporte radical.
O filme “O caso do homem errado” (2017, 77 minutos) está disponível gratuitamente na plataforma do Looke, em https://www.looke.com.br/filmes/o-caso-do-homem-errado. É um documentário brasileiro exibido no Festival de Gramado e vencedor de prêmios como no Festival Internacional de Cine Latino/Uruguai, que narra a história do operário negro Júlio César que, confundido com um assaltante, foi morto pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul em 14 de maio de 1987. Por meio de depoimentos, traça um panorama do racismo e do abuso de autoridade policial no Brasil.

Cine Debate 2020

Desde agosto o Cine Debate do Imes Catanduva passou a ser em formato online, com acesso gratuito aos títulos disponíveis tanto na plataforma em streaming do Sesc Digital (não é necessário cadastro) quanto na Looke (com cadastro). Os filmes ficam online por tempo determinado (a maioria com exibição até 2021), e o debate mensal é realizado pelo canal do Sesc Catanduva no Youtube.
No próximo mês haverá a última sessão do ano do Cine Debate. O filme escolhido é “Uma vida em comum” (Reino Unido/Itália, 2013, 92 minutos), um drama ganhador de três prêmios especiais no Festival de Veneza. Ele já se encontra disponível na plataforma do Sesc, em https://sesc.digital/colecao/42876/cinema-emcasacomsesc, e o debate será no dia 01/12 (terça-feira), às 19h.

Cine Debate

O Cine Debate é um projeto de extensão do curso de Psicologia do Imes Catanduva que existe desde 2012. Conta com duas importantes parcerias, o Sesc e o Senac Catanduva, trazendo mensalmente exibições gratuitas de filmes cult para toda a população. Antes da pandemia, as sessões eram presenciais, uma vez por mês aos sábados à tarde, no auditório do Senac Catanduva. O formato online deverá permanecer pelo menos até o final do primeiro semestre de 2021.










09/11/2020 - Cursos de Nutrição e Fisioterapia do Imes se destacam em número de views no site ResearchGate


Artigos científicos publicados por professores e alunos do Imes Catanduva tiveram ampla visualização no site ResearchGate, que é uma rede social voltada a profissionais da área de ciência e pesquisadores, considerada uma das maiores do ramo. Caracteriza-se por ser uma plataforma gratuita que permite a membros interagirem e colaborarem com colegas de trabalho e campos de estudo do mundo inteiro, oferecendo ferramentas exclusivas.
Tem-se como exemplo o curso de Nutrição do Imes, cujos artigos da área alcançaram 600 visualizações. “Todos os trabalhos cadastrados pela Nutrição foram desenvolvidos pelos alunos do Imes, orientados por mim e pelo técnico de laboratório da faculdade, Mairto Geromel. Ficamos felizes em receber o relatório do ResearchGate que demonstra 600 leituras de pesquisadores do mundo todo”, comentou a professora do curso de Nutrição Maria Luiza Fazio.
Segundo ela, o site funciona como um bom mecanismo de visibilidade e internacionalização da produção científica. “Nele se cadastram pesquisadores do mundo todo, disponibilizando trabalhos como artigos, pôsteres apresentados em congressos, pesquisas, para quem quiser ler sobre determinado assunto. Tem lá de todas as áreas possíveis. Outro ponto interessante é que a plataforma mostra a quantidade de visualizações e de onde vem esse público, de qual país é o leitor”, comentou Maria Luiza.
Outro exemplo é o curso de Fisioterapia do Imes, cujos artigos publicados da área pelo professor Mauricio Ferraz de Arruda tiveram mais 1400 visualizações, além de aproximadamente 40 citações e indicações. “Isso tudo comprova a excelência dos nossos cursos e a dedicação dos professores e alunos quanto à pesquisa científica”, finalizou Maria Luiza.
Para acessar o ResearchGate, o link direto é https://www.researchgate.net







Professora Maria Luiza


Professor Mauricio Arruda



30/10/2020 - Live solidária está gravada e pode ser acessada pelo canal da Liga no Youtube


A Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde (“A Liga da Saúde”), do curso de Psicologia do Imes Catanduva, fez a entrega, anteontem, da arrecadação em dinheiro obtida com a live solidária do último dia 21. O valor levantado, no total de R$ 214, foi destinado à Associação Sempre Viva, que atua em Catanduva há muitos anos no apoio às mulheres com câncer de mama.
A live ocorreu no dia 21 de outubro, em que o participante podia optar ou pelo ingresso gratuito ou pelo ingresso solidário, de R$ 10. O bate-papo online tratou do câncer de mama, com a participação do médico Eduardo Malaquias Chagas (mastologista), da psicóloga Ana Marcia Vianna, e da presidente da Sempre Viva, Sonia Ceneviva.
“A live teve como objetivo tratar assuntos que abarcassem a doença em seus aspectos biológicos e psicológicos, além de divulgar uma importante instituição de nossa cidade dedicada ao apoio às mulheres que têm câncer de mama, a Sempre Viva. O evento foi transmitido pelo canal da Liga da Saúde no Youtube, e pela primeira vez fizemos um evento desse tipo ao vivo, com foco em uma ação solidária. Participaram 80 pessoas assistindo simultaneamente. O conteúdo explorado foi muito bom, todos aprovaram, e no final a conversa tem muito a acrescentar no nosso trabalho”, comentou a diretora científica de ‘A Liga da Saúde’, Vitoria Betussi, que é aluna do curso de Psicologia do Imes.
A entrega da doação à presidente da Sempre Viva, Sonia Ceneviva, anteontem, contou com a presença da vice-presidente da Liga, Carolina Hummel, e da 1ª tesoureira, Nayara Oliveira, ambas alunas de Psicologia.
A live solidária está gravada e pode ser acessada pelo link https://www.youtube.com/watch?v=1ofEIme1SWs












28/10/2020 - Resultado saiu recentemente em publicação online

Fisioterapia recebe quatro estrelas e outros cursos têm três no Guia da Faculdade

Seis cursos de graduação do Imes Catanduva foram estrelados no Guia da Faculdade, um dos sistemas mais integrados e importantes da área educacional do país. No ranking, está o curso de Fisioterapia, que recebeu quatro estrelas (considerado “muito bom”), precedido dos cursos Ciências Contábeis, Direito, Nutrição, Odontologia e Psicologia, que receberam três estrelas (“bom”).
“A direção, docentes e funcionários do Imes sentem-se orgulhosos pelo sucesso de todos os cursos no Guia. Isso, na verdade, é resultado de esforço conjunto de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Em época de pandemia, o Imes teve que se reinventar para dar continuidade ao seu ensino de qualidade. As disciplinas teórico-cognitivas continuam sendo ministradas por meio de metodologias não presenciais. Diferentemente, as atividades práticas e Estágio Supervisionado estão ocorrendo de modo presencial, observando-se, rigorosamente o protocolo de segurança e de saúde”, comentou a diretora do Imes, professora Maria Lúcia Miranda Chiliga.
O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos. A nota, composta por um grupo de avaliadores, é baseada no projeto pedagógico, na infraestrutura e no perfil do corpo docente. As notas são 5 estrelas (excelente), 4 (muito bom) e 3 (bom).
O guia da Faculdade conta com a parceria do Estadão e de uma das startups mais relevantes da área educacional do Brasil, a Quero Educação.