Alunas de Psicologia do Imes apresentam trabalhos científicos na Fasar

 
     
  29/09/2014
Foram três trabalhos de temas diferentes apresentados no dia 09 de setembro

Cinco alunas do 2º ano do curso de Psicologia do Imes Catanduva apresentaram trabalhos científicos na “XII Semana Acadêmica” e “VI Congresso de Iniciação Científica” da Faculdade Santa Rita (Fasar), no dia 09 de setembro. Camila Fernanda Martine e Tatiana Lamanna Lopes apresentaram o tema “Drogas na Questão Organizacional”; Bruna Pazeli e Giovana Cunha, o tema “Inclusão, faça parte!”; e Izabel Ferreira Costa, “Motivação: mola propulsora em nossa vida”.
Segundo as alunas Camila e Tatiana, o tema abordou o problema social das drogas mais consumidas, lícitas e ilícitas, que afetam de maneiras diferentes o organismo do indivíduo. “Todas elas são de fácil acesso e é justamente por isso que já não se restringem a becos e favelas, ao contrário, hoje não é possível determinar quem usa. Sobre a questão organizacional, aquele que não está apto a desenvolver suas atividades por causa do abuso de droga coloca em risco sua própria vida, a dos seus colegas de trabalho e a própria empresa. Por outro lado, quando este funcionário é vítima das drogas, por problemas psicológicos, por descontrole emocional, agravantes na infância, predisposição ou outros, e usa-as como refúgio, pode gerar outros tipos de agravantes como o bullying”, comentaram.
Já o trabalho de Bruna e Giovana, sobre inclusão, “vivenciamos a era da acessibilidade, embora nem sempre e nem todos sejam contemplados. Nos dias atuais possuímos muitas formas de inclusão social, seja ela racial, para portadores de doenças crônicas ou deficientes físicos, mas ainda encontramos obstáculos em todas as instituições e acabamos de mãos atadas. Sem muitos recursos públicos para capacitação de profissionais fica difícil conseguir dar suporte e assistência educacional e psicológica para crianças, jovens e adultos nas instituições. Portanto as atenções dos profissionais da educação devem estar voltadas para que estimulem o máximo possível seus alunos, incentivando assim a construção de uma possível carreira profissional, sem pular etapas de seu desenvolvimento e respeitando o limite de cada um”, informaram.
Por fim, a pesquisa de Izabel, tratou a motivação de um indivíduo, que depende da força de seus motivos, entendidos como desejos ou impulsos. “Os motivos que impulsionam e mantêm o comportamento dos indivíduos são as ‘molas’ da ação. Pode-se dizer também que os motivos são as necessidades e que os indivíduos são movidos pelas necessidades. O indivíduo motivado é aquele que tem ambição em acertar, de fazer, de ser o melhor, concentrando todo seu esforço em chegar ao alvo, ao objetivo. Todas as teorias de motivação têm como finalidade o resultado da interação entre indivíduo e as situações, dessa maneira entenderam que a motivação varia de pessoa para pessoa e do momento em que estas estão vivendo”, finalizou a estudante.
As alunas agradeceram os seguintes professores que auxiliaram nas pesquisas: Dr. Edison Bariani Junior, Dr. Maurício Ferraz de Arruda, Heraldo Galvão, Leandro Rosa e Glauco Ortega Fernandes.