Alunos realizam visita técnica na Saec e ETE

 
     
  22/07/2014
Visita deu-se durante a 4a Integração Ambiental, entre os dias 2 e 7 de junho


Durante a “4ª Integração Ambiental” do Imes Catanduva, entre os dias 2 e 7 de junho, alunos dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Direito da faculdade participaram de uma visita técnica monitorada nas dependências da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
“O grupo de estudantes pôde visualizar duas situações extremamente importantes para a qualidade de vida em sociedade, no caso a água disponibilizada à população e o destino do esgoto”, comentou o professor Antonio Carlos Fuzaro Junior, do Imes, um dos organizadores do evento. Acompanhou e monitorou a visita técnica Evandro Eduardo Bobadilha, engenheiro eletricista da Saec, e Henrique Carlessi, assessor técnico da Saec. “Eles foram responsáveis pela explicação detalhada do sistema de captação e de distribuição de água, bem como do sistema de tratamento de esgoto que em breve entrará em funcionamento na cidade”, lembrou Fuzaro.
Na visão da aluna Luciana Aparecida Ercoli Bianchini, do curso de Direito, logo após a visita feita na SAEC e na ETE, fez um breve relato sobre a experiência. “Na vida moderna não paramos ou não temos quase tempo para pensar no meio que nos cerca. Através da visita realizada na Saec e na estrutura que a prefeitura de Catanduva está realizando para tratamento da água, é que realmente parei para pensar o quão importante e interligado está o direito ao meio ambiente, principalmente relacionando com as aulas lecionadas pelo Prof. Fuzaro. Observei que é primordial e necessário, nós estudantes das diversas áreas, a coletividade e o Poder Público atuarem conjuntamente na proteção e preservação do meio ambiente para alcançarmos um equilíbrio ecológico”.
Para Fuzaro, “Essas palavras demonstram o compromisso do Imes-Catanduva com a formação profissional dos seus discentes e com a repercussão do conhecimento adquirido por estes na sociedade, de forma geral, aproximando a comunidade acadêmica do local em que exercerão suas atividades na sociedade”.

Resultado

Novamente a ideia de trazer à discussão a temática ambiental, num envolvimento de toda a Instituição, incorporada na II Semana Integrada de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, literalmente de forma integrada, a 4ª Integração Ambiental do Imes Catanduva foi sucesso de público e atendeu às expectativas da organização do evento, de acordo com a opinião do professor Fuzaro.
A semana de Integração contou com várias palestras na Instituição, no Teatro Municipal, nos anfiteatros da Biblioteca Municipal e da Prefeitura Municipal.




Visita monitorada na Saec e ETE


Visita monitorada na Saec e ETE - 2


Palestra no Teatro