Ex-alunas de Nutrição do Imes publicam artigo na revista Higiene Alimentar

 
     
  11/07/2014
Pesquisa foi desenvolvida sob orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio, com co-orientação da Profa. Dra. Tereza Bolzan Quaioti

As nutricionistas Evelyn Silva Bittencourt, Samantha Magalhães Ribeiro e Silvia Milene Pereira Francisco, ex-alunas do curso de Nutrição do Imes Catanduva, publicaram artigo na revista científica “Higiene Alimentar”, de março/abril 2014 (v. 28, n. 230/231, p. 28-32), intitulado “Desenvolvimento de barra de cereal à base de farinha de maracujá, amaranto e quinoa”. A pesquisa foi desenvolvida sob orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio (foto), com co-orientação da Profa. Dra. Tereza Bolzan Quaioti.
“O trabalho teve como objetivo formular barras de cereais à base de farinha de maracujá, amaranto e quinoa, posteriormente testando a preferência que o consumidor tem de uma barra de cereal formulada em relação a outra e comparar o valor nutricional com aquelas comercializadas. O maior destaque da pesquisa está no resultado prático, o qual apontou que as duas formulações desenvolvidas apresentaram bons atributos nutricionais, sendo que não houve uma amostra preferida em relação à outra. A quinoa, o amaranto e a farinha de maracujá apresentaram-se como nutrientes eficientes para enriquecer o produto com fibras e proteínas. Evidenciou-se a viabilidade de desenvolver formulações de barra de cereal como alternativa aos produtos industrializados”, comentou a professora Maria Luiza.




Profa. Dra. Maria Luiza Fazio