Alunos do Imes confeccionam icosaedro para entrar no ritmo da Copa

 
     
  15/06/2014
Prática pedagógica foi vinculada a aulas dos cursos de Pedagogia e Matemática, na última semana

Sob orientação e supervisão do Prof. M.Sc. Fabrício Eduardo Ferreira, os alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática iniciaram, na última semana, a ambientação do Imes Catanduva para o período da Copa do Mundo de Futebol, a ser realizada entre os dias 12 de junho e 13 de julho.
O motivo central escolhido foi a confecção de um poliedro chamado “icosaedro truncado”, formado por 12 faces pentagonais e 20 faces hexagonais. “Este sólido geométrico é a base da confecção da famosa bola de futebol lançada na Copa do Mundo do México, em 1970, onde os gomos pentagonais eram pintados de preto e os hexagonais de branco, devido as transmissões de televisão da época não serem coloridas”, comentou o professor Fabrício Ferreira.
Realizados em escala menor (com molde único) e em escala maior (com moldes modulares), os estudantes realizaram uma atividade prática para compreender um importante conceito geométrico conhecido como ângulo poliédrico. “Tais atividades motivaram os alunos a compartilharem nas escolas da rede estadual, no Programa Escola da Família, onde universitários desenvolvem atividades com os alunos da rede pública, vinculando os conhecimentos desenvolvidos na Faculdade com as práticas de sala de aula”, finalizou o professor Fabrício.