Docente do IMES-FAFICA apresenta trabalho em Portugal

 
     
  18/8/2008

Prof. Paulo Celso Pereira esteve em Lisboa na Conferência Mundial sobre violência na escola e políticas públicas

Catanduva-SP, 18 de agosto de 2008 – O Prof. Paulo Celso Pereira, docente do curso de Psicologia, apresentou trabalho na IV Conferência Mundial sobre Violência na Escola e Políticas Públicas, realizado em Lisboa (Portugal), nos dias 25 e 26 de junho.

O título do trabalho apresentado foi: “Efeitos da violência doméstica no desempenho escolar da criança vitimizada encaminhada ao fórum”.

O objetivo do estudo é analisar o desempenho escolar da criança vítima da violência familiar. A pesquisa avaliou o desempenho escolar de 20 crianças, vítimas da violência doméstica, encaminhadas ao Fórum Judicial, comparando-as com outras crianças, de mesmo sexo e faixa etária, mas sem relato de violência em casa.

Em ambos os grupos foram aplicados: Teste do Desempenho Escolar (TDE), Inventário de Estilos Parentais (IEP) e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Escala Especial).

Os dados obtidos indicaram que as crianças vitimizadas têm um desempenho escolar inferior quando comparadas ao outro grupo. De acordo com as professoras, as crianças maltratadas, além do baixo rendimento, apresentam problemas de disciplina e comportamento agressivo.