Livro sobre Matemática escrito por professores do Imes é lançado em Goiânia

 
     
  02/10/2013
Os autores são Ruy Madsen Barbosa, Iara Suzana Tiggemann, Karine Bobadilha Couto, Maria Christina de Marques Bittencourt e Sirlei Tauber de Almeida Cabrera

A editora Autêntica lançou, durante a 36ª reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em Goiânia, realizado entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, um livro que reúne material escrito por professores e ex-professores do curso de Licenciatura em Matemática do Imes Catanduva. A obra, intitulada "Atividades Educacionais com geoplano e redes de pontos – Conexões e Educação Matemática", teve também apoio do grupo de Interciência do Imes. Os autores são Ruy Madsen Barbosa, Iara Suzana Tiggemann, Karine Bobadilha Couto, Maria Christina de Marques Bittencourt e Sirlei Tauber de Almeida Cabrera.
De acordo com os professores-escritores, o geoplano, material criado pelo matemático inglês Caleb Gattegno, consiste numa prancha com pinos e elásticos, usados para produzir formas geométricas no plano. Esse recurso e as redes de pontos impressas em papel certamente contribuem para o ensino criativo de matemática, por meio de práticas educacionais propostas por professores dos ensinos fundamental e médio. Assim, o livro oferece um rico material pedagógico, com atividades que contribuem para desenvolver as potencialidades do aluno, com vistas à melhor compreensão do conteúdo estudado, a partir dos geoplanos e das redes de pontos.
Fundamental para professores de matemática dos ensinos fundamental e médio, esta obra aborda diversas práticas de ensino voltadas para a interação e para o desenvolvimento criativo dos alunos, além de cumprir muito bem seus grandes objetivos: explorar um material destinado ao ensino da matemática, especialmente na área de geometria, e promover a manipulação do geoplano em aulas como forma de suprir a urgente demanda por um ensino mais estimulante da disciplina.