IMES lança curso de História da Arte Contemporânea

 
     
  16/05/2013
Inscrições estão abertas até amanhã, sexta (dia 18); curso tem início neste sábado e se estende até o dia 29 de junho

O IMES Catanduva abriu inscrições para o curso de extensão “História da Arte Moderna e Contemporânea: Novos caminhos e perspectivas”, que começa a ser ministrado neste sábado, dia 18. As matrículas podem ser feitas até amanhã à noite, na tesouraria da faculdade.
O curso tem, como objetivo, possibilitar o aprofundamento dos estudos no campo das artes moderna e contemporânea e discutir o conceito de arte nos séculos XX e XXI, suas modalidades e tendências. O público-alvo são alunos e professores do Imes, em especial aqueles dos cursos de Publicidade e Propaganda, História, Letras, Pedagogia e Jornalismo, além de demais interessados. A carga horária é de 20 horas (18 horas de aula mais 2 horas de entrega de relatório), e o custo é de R$ 35 (alunos, ex-alunos e professores do Imes) e R$ 50 (demais interessados).
Serão seis aulas, aos sábados, das 14h às 17h, nos dias 18 e 25 de maio; 01, 08, 22 e 29 de junho, promovidas no Estúdio de Rádio e TV do Imes, localizado na rua Minas Gerais, 713 – Centro. Haverá certificado aos que concluírem o curso.
O professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo Felipe Brida será o responsável pelas aulas. Brida é jornalista formado pela Unirp – Centro Universitário de Rio Preto e especialista em “Artes Visuais e Intermeios” pela Unicamp. Pesquisador de cinema desde 1998 e professor de Comunicação e Semiótica no Imes Catanduva, ministra cursos de extensão e workshops de História da Arte Contemporânea e História do Cinema em faculdades e festivais de cinema em todo o país.
Abaixo segue o conteúdo com os eixos temáticos do curso.


Arte na Idade Moderna
Belle Epoque
Pós-Impressionismo
Art Noveau
Fauvismo

Arte Moderna
Arte conceitual
Ready-made
Arte minimalista
Arte performática, Happening e Intervenção
Krafts (Arte de Instalações)
Body art
Arte póvera
Bauhaus
Land Art/ Earth art
Pop art
Op art
Ciberarte/ Midiarte/ Arte das Novas Mídias
Neoconcretismo
Videoarte
Arte abjeta

Estilos
Deslocamento por equivalência
Pintura híbrida
Pintura agregada
Pintura expandida

Correntes de vanguarda
Cubismo
Expressionismo
Dadaísmo
Futurismo
Suprematismo
Raionismo
Construtivismo

Transvanguardas
Neo-Expressionismo
Novos Selvagens (Anos 80 e 90)