Ex-professor do IMES lança novo livro na área de Comunicação

 
     
  24/10/2012
Livro, de 98 páginas, pode ser adquirido em três pontos de venda em Catanduva

O jornalista Fernando Moreno da Silva, ex-professor do curso de Comunicação Social do IMES Catanduva, lançou recentemente seu mais novo livro, intitulado “Apresente-se bem: Comunicação corporal e argumentação” (Editora e-Publique, 98 páginas, R$ 19,90).
A obra é baseada em aulas de Expressão Oral ministradas pelo autor em cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade). De acordo com o professor Fernando Moreno, o livro, composto por fotos ilustrativas, mostra como ler em público, como se comportar sentado ou em pé, como gesticular, como usar projetor multimídia (data show) e como perder o medo de falar em público. “Além de abordar aspectos da comunicação corporal (gestos e posturas), a obra ensina como construir um discurso argumentativo, com base na Retórica Clássica. Daí seu diferencial, uma vez que trata da forma e do conteúdo da apresentação”, explicou.

Sobre a obra

Em recente pesquisa realizada sobre qual o maior medo das pessoas, o resultado foi surpreendente. Em primeiro lugar, com 41%, ficou o medo de falar em público. Em seguida, o medo de altura (32%), o medo de insetos (22%) e o medo da morte (19%). A necessidade de perder o medo de falar em público é grande. Mas este livro não aborda apenas como falar em público. Além de saber falar, é importante saber construir um discurso, com argumentação. “O livro é estruturado em três partes: Introdução (ensina como perder o medo de falar em público); Gestos e posturas (orienta a comunicação corporal: aparência, simpatia, braços, mãos, pernas, olhar, voz e recursos audiovisuais); A arte da argumentação (ensina a construir um discurso argumentativo: condições para argumentar e planejamento da apresentação)”, comentou o professor Fernando.
O livro “Apresente-se bem” pode ser adquirido em Catanduva nos seguintes pontos: Livraria Santa Rita, 100% Vídeo e Copiadora do Wagner (ao lado da Livraria Santa Rita).

Sobre o autor

Fernando Moreno da Silva tem graduação em Jornalismo (UNESP/Bauru), Mestrado e Doutorado em Linguística (UNESP/Araraquara). Trabalhou como Assessor de Imprensa. Atualmente, faz estágio de Pós-Doutorado na UNESP/Araraquara e atua como professor universitário nas áreas de Comunicação e Linguística. É autor dos livros “Retratos do cotidiano: crônicas de humor” e “Como escrever bem”, além de diversos artigos publicados em revistas especializadas.




Capa do livro "Apresente-se bem"


Professor Fernando Moreno da Silva