Ex-aluna de Nutrição apresenta pesquisa em Congresso

 
     
  18/05/2012
O trabalho abordou o desenvolvimento de barra de cereal à base de farinha de maracujá, amaranto e quinoa

A nutricionista Evelyn Silva Bittencourt, ex-aluna do curso de Nutrição do IMES Catanduva, participou do “XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos”, promovido entre os dias 1º e 4 de maio, no Centro de Convenções da UNICAMP, em Campinas/SP. No evento, teve a oportunidade de apresentar a pesquisa “Avaliação sensorial de barras de cereal à base de farinha de maracujá, amaranto e quinoa”, desenvolvida por ela e pelas ex-alunas Samantha Magalhães Ribeiro e Silvia Milene Pereira Francisco, sob a orientação da professora Maria Luiza Silva Fazio e co-orientação da professora Teresa Cristina Bolzan Quaioti.
O maior destaque da pesquisa está no resultado prático, que apontou que as duas formulações desenvolvidas obtiveram bons atributos nutricionais, sendo que não houve uma amostra preferida em relação à outra. Segundo Evelyn, “A quinoa, o amaranto e a farinha de maracujá apresentaram-se como nutrientes eficientes para enriquecer o produto com fibras e proteínas. Evidenciou-se assim a viabilidade de desenvolver formulações de barra de cereal como alternativa aos produtos industrializados”.
O “XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos” é considerado um dos mais importantes da área realizados no Brasil, e este ano reuniu centenas de pesquisadores de todo o país.




Nutricionista Evelyn Silva Bittencourt no Congresso da Unicamp, no início desse mês