Alunos de Letras participam de encontro literário

 
     
  25/07/2011
Escritora e filósofa brasileira Márcia Tiburi esteve presente no encontro, realizado no dia 21 de junho

Os estudantes do curso de Letras do IMES Catanduva estiveram reunidos na Biblioteca Municipal de Pindorama para um debate com a renomada escritora brasileira Márcia Tiburi. O encontro, realizado no dia 21 de junho, integrou uma das vertentes de um programa cultural desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em conjunto com as bibliotecas públicas cujo objetivo é promover a aproximação de autores de livros e artistas plásticos consagrados com o público em geral.
Dentro de uma perspectiva filosófica, a autora Márcia Tiburi tratou temas polêmicos que instigaram a participação ativa dos alunos, que formularam perguntas pertinentes, suscitando assim discussões em nível acadêmico.
Os temas abordados foram atuais, dentre eles religiosidade, feminismo, existência ou não de Deus, contribuição de novos filósofos brasileiros ao crescimento dessa área de estudo, inerência do sofrimento à vida humana e a busca desenfreada pela felicidade a qualquer custo, com vista ao alcance do significado da vida. Nas palavras da própria escritora, que é mestre e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, “Você é aquilo que você contribuiu com o conjunto da sociedade – as outras coisas materiais, por exemplo, são todas ilusórias, a “magia” na sua acepção negativa da TV”.
De acordo com o professor do curso de Letras Edevaldo Souza Pinto, as questões levantadas no encontro perduraram nos dias subsequentes entre os alunos, por meio de outros debates em sala de aula. "O intuito da atividade foi despertar em cada estudante o senso crítico e fazê-lo refletir acerca de questões importantes que vivemos na atualidade".