Cursos de Letras e Matemática do IMES são renovados por cinco anos

 
     
  18/07/2011
A Renovação do Reconhecimento de ambos os cursos foram homologados pela Secretaria Estadual da Educação e começaram a valer desde mês passado

O Conselho Estadual de Educação (CEE) renovou, por cinco anos, os cursos de Letras e Matemática do IMES Catanduva. Com a homologação dos pareceres pela Secretaria de Estado da Educação, a medida começa a valer a partir da publicação das portarias, junho de 2011, com prazo final de junho de 2016.
A Renovação do Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola, e suas Literaturas, e o de Licenciatura em Matemática, estão inscritos pelos respectivos Pareceres, CEE 190/2011 e CEE 169/2011.
O documento oficial emitido pelo Conselho destaca o empenho do IMES Catanduva em manter os dois cursos, apesar das dificuldades financeiras encontradas e também da pouca procura de alunos para cursos de licenciatura, os quais formam professores nas diversas áreas do conhecimento.
Quanto ao curso de Licenciatura em Matemática, a avaliação do Conselho destaca a qualidade das grades curriculares reformuladas. “A estrutura curricular já foi analisada em 2011, atende plenamente aos dispositivos legais e é adequada à formação dos docentes em Matemática”.
O documento ainda faz menção positiva aos mais de quarenta anos do IMES e à tradição de seus cursos, bem como à mudança dos cursos para o novo campus. “A solicitação agora feita para renovação do reconhecimento dos cursos provocou nova avaliação por Comissão de Especialistas, a qual aponta como fatores positivos a mudança ao novo campus, com melhoria da infraestrutura anteriormente existente, assim como opinião favorável dos alunos sobre o desempenho e o interesse dos professores”.
Segundo Cibelle Rocha Abdo, diretora do IMES, a renovação dos dois cursos é uma grande conquista. “Letras e Matemática são cursos antigos do IMES Catanduva, com mais de quatro décadas de existência, dezenas de turmas formadas, sendo que muitos alunos que aqui estudaram estão hoje espalhados pelo Brasil afora. A deliberação do CEE demonstra que nossa Instituição é forte, procura atuar de maneira séria e reúne, no quadro, professores – especialistas, mestres e doutores – capacitados”.
Conclui ainda a Diretora: “Isso encerra a polêmica e inverídica informação de que alguns cursos do IMES Catanduva estão sendo “fechados”! Não só estão funcionando como contam com o aval do CEE-SP. Estamos aguardando as políticas públicas melhorarem e os nossos jovens voltarem a se interessar em concluir o ensino superior nos cursos de licenciatura e bacharelado e que isto, de fato, melhore a perspectiva de vida e realização profissional do jovem universitário”.