IMES Catanduva participa de Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes em Taubaté

 
     
  06/07/2011
Uma das propostas formuladas no evento foi a ampliação da oferta de vagas públicas gratuitas por meio do Enem a instituições que possuam vagas ociosas nos cursos de graduação e pós-graduação

O IMES Catanduva esteve representado por sua Diretora, Profª Drª Cibelle Rocha Abdo, e pela secretária geral e procuradora institucional, Profª Maria Lúcia Miranda Chiliga, no “I Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes de Instituições Públicas Municipais de Ensino Superior”, realizado na Universidade de Taubaté (UNITAU), no dia 21 de junho, em Taubaté - SP.
Como resultado deste Fórum um grupo significativo de Instituições Municipais de Ensino Superior (IES) de todo o país (são 58 no total, sendo 30 no estado de São Paulo) estará propondo ao Ministério da Educação (MEC), nas próximas semanas, a ampliação da oferta de vagas públicas gratuitas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltadas a universidades, centros universitários, institutos e faculdades municipais que possuam vagas ociosas nos cursos de graduação e de pós-graduação lato e scrictu sensu; para tanto, uma sugestão de portaria foi elaborada onde consta repasse de recursos do MEC às Instituições Municipais de Ensino Superior com o objetivo de instituir um programa de ampliação da oferta de vagas para o Ensino Superior. As novas políticas públicas visam o fomento da oferta de ensino superior público e gratuito de qualidade a egressos da escola pública. Assim sendo, as escolas de ensino superior públicas municipais ofereceriam ao MEC suas vagas ociosas, e com isso uma parcela considerável da população teria a oportunidade ao ensino público gratuito em faculdades que têm mais de 40 anos de atividade e tradição formativa no ensino superior.
Neste Fórum foi ainda elaborado um documento-base, intitulado de “Carta de Taubaté”, que já foi entregue no dia 30 de junho em Brasília ao Prof. Luís Cláudio Costa, secretário da SESu - MEC, onde se propõe também repasse de recursos para as IES Municipais em moeda corrente em vez de posterior abatimento do INSS e impostos federais como o que ocorre atualmente com o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
Outro item levantado foi a equiparação das IMES Municipais às IES Estaduais e Federais de modo a permitir que os alunos das IES Municipais participem do Programa de Extensão Universitária (PROEXT-MEC SESu) com a concessão de bolsas para estudantes de graduação desenvolverem atividades de ensino e de extensão universitária.
"A participação no Fórum Nacional foi primordial, devido à importância dos temas ali tratados. Acredito que, agora com as propostas formalizadas, iremos conseguir melhorias significativas para as instituições, dentre elas o IMES Catanduva, com o objetivo maior de beneficiar tanto os nossos alunos quanto os professores e funcionários de modo geral”, frisou a diretora Cibelle Rocha Abdo.
O “I Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes de Instituições Públicas Municipais de Ensino Superior” foi um evento pioneiro no debate sobre os rumos da educação superior municipal do Brasil e sobre as metas estabelecidas pelo governo federal para esse segmento nos próximos anos. Contou com 44 representantes de Instituições Municipais de Ensino Superior (IES) nacionais.
O encontro possibilitou um maior entrosamento e debate acerca das dificuldades que entidades de ensino Autárquicas Municipais enfrentam, com vistas a lutar por soluções comuns. Os resultados prometem ser muito positivos.