Docente de Psicologia do IMES publica trabalho em conferência no exterior

 
     
  06/06/2011
Tese sobre violência familiar, do professor Paulo Celso Pereira, foi considerada a melhor da conferência, realizada em Porto (Portugal)

Professor do curso de Psicologia do IMES Catanduva, Paulo Celso Pereira participou, entre os dias 12 e 14 de maio, da “2ª Conferência Internacional sobre Criança Abusada e Negligenciada” (2nd International Conference Child Abuse and Neglect), na cidade do Porto (Portugal), onde apresentou sua tese de doutorado, “As vicissitudes de famílias que convivem com a violência: Um estudo longitudinal com intervenção”, cujo tema retrata a violência no âmbito familiar. O trabalho foi apresentado em co-autoria com a orientadora Profa. Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, da UFSCar e com a Profa. Dra. Adriana Barbosa Santos, da UNESP de Rio Preto, que fez a análise estatística dos dados da pesquisa.
Segundo Pereira, devido à relevância do tema e da apresentação dos dados (texto do resumo enviado em modalidade pôster), o trabalho foi considerado pelo comitê científico o melhor de toda a conferência. Como premiação o professor do IMES recebeu duas medalhas de bronze (uma da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e outra do Instituto Nacional de Medicina Legal da Região Norte de Portugal); um certificado pelo melhor pôster da conferência, cujo título apresentando foi "Teaching parenting skills to mothers with a history of domestic violence"; registro para a próxima conferência, que ocorrerá em outubro de 2012, na cidade do Porto; e um ano como membro da Sociedade Portuguesa para o estudo da criança abusada e negligenciada (Portuguese Society for the Study of Child Abuse and Neglect - SPECAN).
A “2ª Conferência Internacional sobre Criança Abusada e Negligenciada” reuniu 52 trabalhos, todos apresentados na modalidade pôster. Participaram do evento representantes de 14 países, dentre eles Brasil, Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Grécia, França e Turquia.