Docente do IMES-FAFICA defende tese de doutorado

 
     
  10/6/2008

Prof. Dr. Carlos Eduardo Pinfildi, do curso de Fisioterapia, desenvolveu sua pesquisa pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

O Prof. Dr. Carlos Eduardo Pinfildi, docente do curso de Fisioterapia do IMES-FAFICA, defendeu no último dia 30 de maio, em São Paulo, tese de Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Sob orientação da Profa. Dra. Lydia Masako Ferreira (Chefe do Departamento de Cirurgia da UNIFESP), Pinfildi apresentou o título “Laser de Baixa Intensidade na viabilidade do retalho musculofasciocutâneo transverso do músculo reto do abdome”.

O trabalho pretende buscar uma prevenção para tecidos isquêmicos e melhora de reparo tecidual por meio do laser de baixa intensidade com densidades de energias e técnicas de aplicações diferentes, aumentando o aporte sanguíneo e o mecanismo de ação envolvido nesse processo. Foram pesquisadas três vias: Mastócitos, VEGF e 1A4, que são componentes diretamente relacionados ao aumento da perfusão vascular.

A banca examinadora da pesquisa era composta dos seguintes professores: Profa. Dra. Raquel Aparecida Casarotto (Docente da Universidade de São Paulo – USP); Prof. Dr. Rinaldo Roberto de Jesus Guirro (Coodenador do Programa de Pós-Graudação em Fisioterapia da UNIMEP – Piracicaba); Prof. Dr. Antonio José Gonçalves (Chefe do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo); e Profa. Dra. Daniela Francescato Veiga (Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS).