IMES-FAFICA marca Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

 
     
  05/6/2008

Para comemorar a data, nesta tarde foram plantadas 4 mudas de ipê-amarelo ao redor do bloco 1 do campus universitário

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, professores e alunos do curso de Geografia e Ciências Biológicas do IMES-FAFICA plantaram quatro mudas de ipê-amarelo ao redor do bloco 1 do campus universitário. A primeira muda foi plantada pela diretora da Instituição, Profa. Dra. Cibelle Rocha Abdo.

Estiveram presentes Léo Rebechi (coordenador do curso de Geografia), a engenheira agrônoma Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo (pesquisadora científica do Polo Apta - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – centro-norte) e alunos dos cursos de Geografia e Ciências Biológicas.

As Inscrições já estão abertas.

Arborização do Campus Universitário

Está em plena atividade no campus o projeto “Arborização do Campus Universitário”, com objetivo de plantar mais de 3.000 mudas de diversas espécies brasileiras (nativas e frutíferas) em toda a área da Instituição.

O projeto conta com alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Direito e Publicidade do IMES-FAFICA, que se reúnem aos sábados para fazer o plantio. Já foram plantadas mais de 400 árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP).

A iniciativa tem a supervisão de três professores: Léo Rebechi, coordenador do Curso de Geografia; Antônio Carlos Fuzaro Júnior, professor de Direito Ambiental do curso de Direito; e José Antônio Proença Vieira de Moraes, coordenador do curso de Ciências Biológicas.

O projeto conta ainda com o apoio da engenheira agrônoma Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo, doutoranda em produção vegetal (UNESP/Jaboticabal) e pesquisadora científica do Polo Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) – centro-norte.

O Prof. Rebechi ressalta a importância da iniciativa: “Hoje a preocupação ambiental é uma necessidade humana. Por isso, a Instituição se volta para as questões ecológicas e ambientais.“

Histórico do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Ipê-amarelo
Originária do Brasil, é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.

Dados
Nome científico: Tabebuia chrysotricha
Nomes populares: ipê-amarelo, ipê-tabaco
Origem: Brasil
Família: Bignoniáceas
Luminosidade: sol pleno
Porte: Pode chegar a 8 metros de altura
Clima: quente e úmido
Copa: rala, com diâmetro um pouco maior que a metade da altura
Propagação: Sementes
Solo: fértil e bem drenado
Podas: recomenda-se apenas podas de formação