IMES oferece minicurso “Malba Taham”

 
     
  13/09/2010
Público-alvo: alunos de licenciaturas e professores

O IMES Catanduva oferece no dia 18 de setembro (das 13h30 às 17h30) o minicurso “Malba Taham: estórias e atividades curiosas para serem aplicadas em sala de aula”, ministrado pela Profa. Maria Christina Bittencourt de Marques e voltado aos alunos de licenciatura e aos professores.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Instituição até dia 16/9. Aos alunos do IMES, minicurso é gratuito; aos demais interessados, investimento de R$ 10,00.


UM POUCO DE HISTÓRIA

Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, é autor de uma extensa obra, incluindo o livro O Homem que Calculava. Professor de Matemática e escritor muito criativo, elaborava enigmas em sala de aula para iniciar suas explicações.

Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1895 e morreu aos 79 anos, em 1974, no Recife. Foi um professor ousado para a época e gostava de ir muito além do ensino teórico e expositivo, do qual, aliás, foi um feroz crítico.

“O professor de Matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo”, dizia. Também não dava notas “zero” nem reprovava seus alunos. “Por que dar zero se há tantos outros números?”.

Por iniciativa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), desde 2004 é comemorado no dia 6 de maio o Dia Nacional da Matemática, em uma homenagem ao nascimento de Malba Tahan.

O objetivo dessa comemoração é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo, bem como sua ligação com outras áreas de conhecimento.