IMES lança campanha contra o cigarro

 
     
  02/09/2010
“Segure as pontas” é a chamada

O IMES Catanduva lançou duas campanhas nesse mês para conscientizar os alunos. A primeira (“Evite o acesso por terra”) busca melhorar a qualidade do ar num momento crítico da umidade relativa do ar por conta da prolongada estiagem. A segunda (“Segure as pontas”) reforça a lei antifumo, em vigor desde agosto de 2009 e orienta quanto ao perigo de incêndio por meio do descarte de bitucas de cigarros acesas ou não apagadas.

A Lei antifumo (lei 13.541 de 7/5/2009) proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Fumódromos e as áreas reservadas para fumantes ficaram proibidos. Em mesas na calçada, o cigarro será permitido, desde que a área seja aberta. Será autorizado também dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre.

O alto índice de cumprimento e o respeito e apoio da população à lei já vem trazendo benefícios à saúde pública, confirmado confirmados por pesquisas. Estudo realizado pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas em cerca de 700 estabelecimentos do Estado, como bares, restaurantes e casas noturnas, revelou que houve uma redução de até 73,5% nos níveis de monóxido de carbono no interior desses ambientes. Os freqüentadores e funcionários desses estabelecimentos foram alguns dos grandes beneficiados pela lei.

Com a campanha “Segure as pontas”, o IMES Catanduva quer chamar atenção para os malefícios do cigarro e, sobretudo, para os riscos das bitucas, que podem provocar queimadas, quando descartadas ainda acesas. Para conscientizar os alunos, a Instituição desenvolveu faixas e cartazes que foram colocados em vários pontos no campus.

Para mais informações da lei antifumo, acesse http://www.leiantifumo.sp.gov.br.