IMES-FAFICA traz Elian Alabi Lucci em comemoração ao Dia do Geógrafo

 
     
  15/5/2008

Para marcar a data, 29 de maio, o curso de Geografia traz palestra com o renomado escritor de livros didáticos

O curso de Geografia do IMES-FAFICA, em comemoração ao Dia do Geógrafo (29 de maio), traz a Catanduva o Prof. Elian Alabi Lucci, renomado escritor de livros didáticos da Editora Saraiva. Sua palestra, "Novos desafios para a educação em uma sociedade globalizada", será proferida no dia 2 de junho no prédio central da Instituição (Rua Maranhão, 898), às 19h.

A palestra será gratuita, aberta aos professores das redes pública e privada, aos alunos e aos interessados em geral. Quem for assistir à palestra deve retirar convite no Departamento de Geografia, com o coordenador do curso, Prof. Léo Rebechi.
Os livros de Lucci são usados pelas escolas de ensinos fundamental e médio de todo o país. Entre os títulos, destacam-se: "Homem e Espaço" e "Viver e aprender: História e Geografia".
Elian Alabi Lucci é diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros (seção de Bauru) e diretor da Arvo Comunicacion (Universidade de Salamanca – Espanha).

A Geografia
A Geografia descreve e explica o ambiente do homem e seus efeitos sobre o modo de vida (latitude, topografia, altitude, repartição de terras, águas, disposição dos traços do relevo). É o estudo geral do Universo, das características da Terra e dos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais decorrentes da ocupação pelo homem.
Em Catanduva, onde funciona o Curso de licenciatura em Geografia há 40 anos no IMES-FAFICA, aumenta a procura pelo curso, inclusive por licenciados em outras áreas, como História e Ciências Biológicas. São profissionais que retornam à Faculdade para ampliar seu campo profissional em empresas, principalmente na área ambiental.
O curso do IMES-FAFICA está com nova estrutura curricular para atender às necessidades do futuro professor e preparar profissionais para projetos de desenvolvimento sustentável. De acordo com o Prof. Léo Rebechi, coordenador do Curso de Geografia do IMES-FAFICA, o curso tem formado professores que ocupam importantes cargos na administração pública e na docência.
A palavra do coordenador: "Com três anos de duração, o curso aborda os principais pontos para uma boa formação acadêmica com amplos debates de caráter teórico e prático. A parte prática é tratada nas disciplinas através de trabalhos de campo, excursões e laboratório de Geociências. No campo do exercício profissional, além do magistério, existem outras possibilidades ligadas à carreira técnica, como elaboração de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental, e às áreas emergentes de Geoprocessamento e Ecoturismo", completa Léo Rebechi.