Docentes do IMES vão aos EUA para Pós-Doutorado

 
     
  13/05/2010
Rita Luiza Peruquetti (ex-aluna do IMES) e Tiago da Silveira Vasconcelos são do curso de Ciências Biológicas

Os professores do curso de Ciências Biológicas do IMES Catanduva, Profa. Dra. Rita Luiza Peruquetti e Prof. Dr.Tiago da Silveira Vasconcelos, foram aos Estudos Unidos nesse mês para desenvolver pesquisa de pós-doutorado na University of Califórnia- Irvine (UCI). Com bolsa da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo), os docentes retornam em um ano.

Rita Luiza Peruquetti, graduada em Ciências Biológicas pelo IMES em 2001, fará pesquisa pelo departamento de Pharmacology, sob supervisão do Prof. Dr. Paolo Sassone-Corsi (Gillespie Neuroscience Research Facility). O estudo investiga a composição molecular e as principais funções do "Chromatoid body - CB", um complexo macromolecular encontrado apenas nas células da linhagem germinativa (principalmente em espermatócitos primários e espermátides) e importante na diferenciação dos espermatozóides.

Já Tiago da Silveira Vasconcelos fará sua pesquisa sob supervisão do Prof. Dr. Bradford A. Hawkins (Department of Ecology and Evolutionary Biology). Sua pesquisa investiga: quais variáveis ambientais (entre eles temperatura, chuva, altitude, etc.) influenciam na riqueza de espécies de anfíbios anuros dos biomas Cerrado e Mata Atlântica (ou seja, regiões chuvosas e quentes abrigam maior riqueza de espécies de anfíbios que regiões mais áridas?); e a modelagem ecológica de nicho.