IMES-FAFICA comemora Dia Internacional dos Museus

 
     
  14/5/2008

Durante esta semana, o curso de História promove exposição para marcar o dia 18 de maio

O curso de História do IMES-FAFICA comemora esta semana o Dia Internacional dos Museus. Embora a data seja dia 18 de maio, durante esta semana o curso realiza uma exposição no prédio central (Rua Maranhão, 898) para fazer a homenagem, como ocorre em todos os anos.

Em 2008, o tema da exposição será "Museus como agentes de mudança social e de desenvolvimento". A organização do evento está sob coordenação da Profa. Isabel Maria de Castro Ferreira Carvalho, juntamente com os alunos do 3º e 4º ano da disciplina Museologia, do cursod e História.

A exposição, além de mostrar a importância do museu como preservação do patrimônio público, pretende falar da lei 4.549, de 25/04/2008, conforme divulgado no Imprensa Oficial (02/05/08, edição 133), que cria o Museu Municipal de Catanduva.

Objetivo do novo museu é reunir acervo e documentos dos antigos museus da cidade num único espaço. Serão integrados, portanto, Museu Municipal, Museu da Imagem e do Som, Museu da História Natural, Museu do Imigrante, Museu do Disco e Museu Histórico Pedagógico Pedro de Toledo.

O Museu Padre Albino, pertencente à Fundação Padre Albino, é um espaço sistematizado de pesquisa, com acervo de alta categoria sobre a vida de Padre Albino e da cidade de Catanduva.

História

O Dia Internacional do Museu foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM). Seu objetivo é conscientizar a comunidade mundial sobre o papel que os museus desempenham na sociedade.
Atualmente, eles têm sido considerados espaços de pesquisa, conhecimento e reflexão da diversidade cultural, porque preservam, estudam, documentam e valorizam o patrimônio cultural da humanidade. A destruição desse patrimônio leva ao esquecimento e à ignorância.