Docente de Pedagogia analisa ensino a distância

 
     
  10/12/2009

Trabalho foi apresentado no IV Encontro Ibero-americano de Educação

Catanduva-SP, 8 de dezembro de 2009 – A Profa. Iara Suzana Tiggemann participou do Encontro Ibero-americano de Educação (IV EIDE) de 18 a 21 de novembro na UNESP (Araraquara), com trabalho que aborda o ensino a distância.

Com o título “Ambiente virtual de aprendizagem e a gestão do tempo pelo aluno de graduação em curso a distância”, o trabalho analisa as dificuldades encontradas pelos alunos no processo inicial de formação. A pesquisa foi desenvolvida com base em relatos pessoais dos alunos do curso de Pedagogia da UFSCar, na modalidade a distância.

O estudo concluiu que o gerenciamento do tempo pelo aluno de graduação é fator importante para o sucesso na modalidade a distância, sendo que a falta de organização pessoal tem causado o afastamento do aluno no curso. A pesquisa constatou que a maior dificuldade dos alunos está na organização das tarefas dentro dos prazos pré-estabelecidos, dificuldade que se sobrepõe à execução das tarefas propriamente ditas e ao manejo das ferramentas digitais.

Iara Suzana Tiggemann é licenciada em Pedagogia (UFSM) e Mestre em Educação (UFRGS). É docente nos cursos de Pedagogia, História, Geografia, Letras e Matemática do IMES Catanduva e trabalha como Tutora Virtual da UAB-UFSCar (Departamento de Educação).

Legenda: Profa. Iara Suzana Tiggemann