Docente publica estudo sobre desempenho escolar de crianças maltratadas

 
     
  12/11/2009

Pesquisa avaliou crianças vítimas de violência familiar

Catanduva-SP, 12 de novembro de 2009 – O Prof. Paulo Celso Pereira, docente do curso de Psicologia do IMES Catanduva, publicou na revista da Universidade de Brasília - “Psicologia: teoria e pesquisa” (ISSN 0102-3772, v. 25, p. 19-28, 2009)) -, um estudo sobre o desempenho escolar de crianças encaminhadas ao Fórum Judicial, vítimas da violência doméstica.

Com o título de “Desempenho Escolar da criança vitimizada encaminhada ao Fórum Judicial”, o trabalhou avaliou o desempenho escolar de 20 crianças, vítimas da violência familiar, comparando-as com outras crianças, de mesmo sexo e faixa etária, mas sem relato de violência em casa.

Os dados obtidos indicaram que as crianças vitimizadas têm um desempenho escolar inferior quando comparadas ao outro grupo. De acordo com as professoras, as crianças maltratadas, além do baixo rendimento, apresentam problemas de disciplina e comportamento agressivo.

Paulo Celso Pereira é graduado em Psicologia (UNESP/1984) e em Direito (FADISC/1996). É mestre e doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É psicólogo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Catanduva) e professor do Curso de Psicologia do IMES Catanduva.