Professora de Fisioterapia conclui mestrado

 
     
  29/10/2009

Catanduva-SP, 27 de outubro de 2009 – A Profa. Laís Mara Siqueira das Neves, do curso de Fisioterapia do IMES Catanduva, defendeu no dia 21 de outubro dissertação de mestrado desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP).

Sob orientação do Prof. Dr. José Antonio Thomazini, a pesquisa “Laserterapia de baixa intensidade na viabilidade do retalho cutâneo em ratos submetidos à ação deletéria da nicotina” avaliou o efeito do laser de baixa intensidade na viabilidade dos retalhos cutâneos, na tentativa de diminuir os efeitos deletérios da nicotina para um tratamento mais efetivo e um melhor entendimento dos mecanismos de ação desse recurso terapêutico.

O estudo contribui para a literatura científica na tentativa de minimizar a necrose tecidual e mostrar que a terapia a laser de baixa intensidade (830nm) é eficaz no aumento da viabilidade do retalho cutâneo randômico em ratos submetidos à ação deletéria da nicotina, promovendo aumento de vasos sanguíneos.

Integrantes da Banca examinadora: Dra. Raquel Aparecida Casarotto (FM/USP-São Paulo) e Dra. Marisa de Cássia Registro Fonseca (FMRP/USP).

Laís é graduada pelo IMES Catanduva na quarta turma de Fisioterapia, concluída em 2005.