Alunos de Nutrição realizam testes de avaliação nutricional

 
     
  30/06/2009

Com base na Bioimpedância Elétrica, método avalia riscos à saúde e estado nutricional

Catanduva-SP, 23 de junho de 2009 – Os alunos do segundo ano do curso de Nutrição do IMES Catanduva realizaram testes de avaliação nutricional com base na Bioimpedância Elétrica, tomando 5 alunos como voluntários. Os trabalhos fazem parte da disciplina “Avaliação Nutricional”.

A Bioimpedância Elétrica consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade e de alta frequência no corpo humano. É um método não invasivo e rápido de avaliação dos compartimentos corporais: massa magra (músculo, água e ossos) e massa gordurosa.

Com o paciente deitado, dois eletrodos adesivos são colocados na mão e no tornozelo, em um dos lados do corpo. Com aplicação da corrente elétrica, o aparelho analisa os compartimentos do corpo, mostrando Massa Magra (Músculos, Ossos e Vísceras); Massa Gorda (em % e em Kg); Água Corporal Total (em litros e em %); Taxa Metabólica Basal; Índice de Massa Corporal (IMC), Peso Ideal; Necessidades Energéticas Totais; e Valor ideal de Gordura.

O método serve para: identificar riscos à saúde associados a níveis de gordura corporal total; monitorar mudanças na composição corporal associadas a certas doenças, crescimento, desenvolvimento, idade, cirurgias e emagrecimento; estimar o peso corporal ideal; controle da composição corporal de atletas; acompanhar composição corporal em programas de exercícios; e avaliar estado nutricional (obesidade, magreza, desnutrição).

Legenda: Avaliação durante os testes