Docente apresenta pesquisa sobre educação na Unicamp

 
     
  29/05/2009

Profa. Maria Sílvia Azarite Salomão aborda o trabalho docente no contexto das políticas de formação implementadas no Brasil a partir da década de 1990

Catanduva-SP, 29 de maio de 2009 – A Profa. Maria Sílvia Azarite Salomão, coordenadora do Instituto Superior de Educação (ISE) do IMES Catanduva, participou dia 23 de maio do VII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE), realizado na Unicamp (Campinas-SP).

No evento, Maria Sílvia, ao lado da Profa. Maria Cristina Ravaneli de Barros O’Reilly (PUC-Minas), doutorandas em Educação pela UNESP/Araraquara, apresentaram o trabalho “A complexidade do objeto: trabalho docente”, que aborda o trabalho docente no contexto das políticas de formação implementadas no Brasil a partir da década de 1990.

O estudo buscou compreender os elementos constituintes da carreira docente que ultrapassam as questões de ensino em sala de aula, como saberes práticos dos lugares de trabalho, com suas rotinas, valores e regras.

Para as professoras, que atuam em cursos de formação de professores, a relevância do trabalho está em suscitar à reflexão sobre as atuais tendências na formação docente, uma vez que as políticas públicas tendem a priorizar a formação continuada (em serviço) e não inicial do professor.

O estudo demonstrou que tal tendência tem seguido a lógica das exigências das políticas econômicas e de mercado, causando pouco impacto na prática dos docentes. O resultado é a restrição dos espaços de produção de conhecimentos e de saberes nas instituições formadoras, bem como a indefinição da identidade do profissional.

As autoras propõem alguns encaminhamentos necessários para a melhoria da qualidade da formação docente: buscar o fortalecimento das propostas de formação defendidas pelos educadores; estabelecer um programa de formação presencial que não reduza a carga horária nas Universidades e Faculdades de Educação; possibilitar aos futuros docentes sólida formação teórica e interdisciplinar, de unidade entre teoria e prática e fortalecer o compromisso social, ético e o trabalho coletivo na interligação entre a formação inicial e continuada de todos os educadores.

Legenda: Docentes no evento