IMES-FAFICA comemora Dia Nacional da Matemática

 
     
  05/5/2008

A data, uma homenagem ao nascimento de Malba Tahan, começa a ser comemorada a partir deste ano

O curso de Matemática do IMES-FAFICA comemora o Dia Nacional da Matemática: 6 de maio. Para marcar a data, na próxima terça-feira, dia 6, às 19h 30 min, haverá duas palestras que acontecem na sala 18 do prédio central (Rua Maranhão, 898). Os interessados deverão fazer a inscrição na Tesouraria da Instituição até 5 de maio. O pagamento da taxa é de R$ 5,00.

As palestras são:

Tema: "Malba Tahan e o dia do Matemático"
Palestrante: Profa. Maria Christina Bittencourt de Marques (IMES-FAFICA)

Tema: "Alguns aspectos do Ensino da Geometria" Palestrante: Profa. Dra. Neusa Kazuko Kakuta (UNESP)

Um pouco de História O Dia Nacional da Matemática começa a ser comemorado a partir deste ano. O objetivo dessa comemoração é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo, bem como sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar aquele velho mito de que aprender Matemática é difícil e apenas privilégio de poucos.

O dia foi criado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), e a escolha dessa data é uma homenagem ao nascimento de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza. Tahan é autor de uma extensa obra, incluindo o livro O Homem que Calculava. Professor de Matemática e escritor muito criativo, ele adorava elaborar enigmas em sala de aula para iniciar suas explicações.

Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1895 e morreu aos 79 anos, em 1974, no Recife. Foi um professor ousado para a época e gostava de ir muito além do ensino teórico e expositivo, do qual, aliás, foi um feroz crítico. "O professor de Matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo", dizia. Também não dava notas "zero" nem reprovava seus alunos. "Por que dar zero se há tantos outros números?".