Curso de História comemora Dia Internacional dos Museus

 
     
  13/05/2009

Dois eventos marcam a data: viagem a SP e visita ao museu Padre Albino

Catanduva-SP, 13 de maio de 2009 – Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o curso de História do IMES Catanduva prepara dois eventos para os alunos: viagem de estudos para São Paulo em junho e visita monitorada ao Museu Padre Albino no dia 21 de maio.

Na visita ao Museu Padre Albino, os alunos do 3º ano do Curso de História estarão acompanhados da professora de Museologia, Isabel Maria de Castro Ferreira Carvalho. Conhecerão a organização, os serviços técnicos e as atividades realizadas pelo museu, que preserva a memória e a história de Catanduva.

Dentro ainda das comemorações, o curso de História organiza viagem de estudos à capital paulista nos dias 5, 6 e 7 de junho para conhecer museus e instituições do patrimônio cultural da cidade: Teatro Municipal, Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Sala São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Feira da Praça da República, Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Museu do Futebol, Avenida Paulista e muito mais.

Comemorações

O Dia Internacional dos Museus é comemorado no dia 18 de maio. Para marcar a data, o Brasil promove a Semana Nacional dos Museus, que nesse ano, na sua 7ª edição, será de 17 a 23 de maio, movimentando instituições culturais de todo o país com projetos educativos e culturais, visitas monitoradas a museus, palestras, seminários e espetáculos teatrais.

O tema escolhido às comemorações da Semana de 2009, "Museus e Turismo", apresenta a oportunidade para que os museus brasileiros tornem reconhecidos seus potenciais turísticos, a atratividade, a pluralidade cultural e a diversidade.

Promovida desde 2003, a Semana Nacional dos Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. Ela demonstra o desenvolvimento museal no Brasil e conta com o apoio dos Ministérios da Cultura e Turismo e órgãos estaduais e municipais de todo o país.