Docente fala do risco de câncer bucal

 
     
  07/05/2009

Para o Prof. Vlamir Oliveira da Silva, curso de Odontologia do IMES Catanduva, o autoexame é indispensável na prevenção

Catanduva-SP, 5 de maio de 2009 – Entre os vários tipos de câncer, o bucal é o sétimo mais comum. Atinge mais homens que mulheres e aparece em geral após os 40 anos de idade. Se diagnosticado precocemente, o tratamento é eficaz.

Se a doença estiver em estado avançado, a cura é difícil, muitas vezes necessitando de mutilações. Pessoas perdem língua, lábio, mandíbula, nariz, olhos. Em casos extremos, sobreviver ao câncer bucal pode significar vergonha de se olhar no espelho.

Prevenção do câncer bucal

Para o Prof. Vlamir Oliveira da Silva, do curso de Odontologia do IMES Catanduva, “a prevenção está ao alcance de todos”. Evitar alimentos gordurosos, conservantes, cigarro e álcool. O cigarro possui mais de 1000 substâncias tóxicas, dentre elas mais de cem são cancerígenas. O álcool, associado ao cigarro, aumenta em 146 vezes a absorção das substâncias tóxicas.

Outro fator que pode provocar câncer são radiações, como a radiação solar. Ela pode ser prevenida com uso de filtros solares e protetores labiais. “É importante nos cuidarmos, pois o preço pago quando a doença se instala é muito alto para todos e principalmente para nós mesmos”, enfatiza Silva.

Autoexame

O docente destaca a importância do autoexame na prevenção de câncer bucal. Para Vlamir Silva, deve ser realizado de três em três meses. Fumantes, mensalmente. Pessoas idosas precisam de auxílio para realizá-lo, pois muitas vezes a diminuição da visão pode não detectar as alterações.

O autoexame deve ser feito na frente do espelho, observando todas as partes internas e externas da boca. Toda mucosa (a pele de dentro da boca) deve estar rosada (nas pessoas de pele negra, ou descendentes, pode existir a presença de manchas negras, o que é perfeitamente normal).

A presença de dentes extensamente destruídos por cárie, dentes e restaurações fraturados, dentaduras ou pontes móveis que machucam e má higiene oral também são fatores que favorecem o aparecimento do câncer bucal.

A presença de manchas brancas, úlceras, nódulos que persistem por mais de 21 dias devem ser preocupantes. As pessoas nessas condições devem procurar um dentista ou um médico para avaliação. E toda vez que for ao dentista, peça a ele um exame de prevenção. É fácil e rápido.

Currículo

Vlamir Oliveira da Silva é Especialista em Saúde Pública, Mestre e Doutor em Odontopediatria, professor de Odontopediatria e Odontologia Coletiva do IMES Catanduva e Coordenador do Departamento de Saúde Bucal do município de Guaraci-SP.