Psicólogas ministram palestra para alunos de Psicologia na Semana da Pessoa com Deficiência

 
     
  24/08/2018
Tema apresentado pelas psicólogas envolveu o bullying direcionado às pessoas com deficiência


A Semana da Pessoa com Deficiência ocorreu entre os dias 20 e 24 de agosto em Catanduva, organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Catanduva e diversas instituições. A programação teve como tema “Todos juntos pela Inclusão” e foi composta por rodas de conversas, mesa redonda, palestras, mostras artísticas, vivências e apresentação teatral. Uma das atividades envolveu as psicólogas formadas pelo Imes Roberta D’Avanzo Sant’Ana, Ana Carolina Ferreira Maia e Flávia Alessandra Maldonato Cattaneo, juntamente com o para-atleta Ademir Santaela, que apresentaram, para os alunos de Psicologia, palestra com o tema “Bullying e Cyberbullying Relacionados à Pessoa com Deficiência”.
“O bullying hoje já se tornou um problema mundial, em que a agressão repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida. A palavra Bullying é o termo utilizado para descrever os atos de violência psicológica, física e verbal, de forma repetitiva e intencional, praticados por uma pessoa ou um grupo, causando angústia e dor para a pessoa que o recebe”, comentaram as psicólogas Roberta, Ana Carolina e Flávia, que levaram o assunto com intuito de conscientização para que o bullying seja extinto em nossa sociedade.
Também foi citada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo assegurar os direitos das pessoas deficientes e punir atitudes discriminatórias. No término os alunos acompanharam a história de vida do para-atleta Ademir Santaela, que dividiu com os participantes sua deficiência, sendo ela na perna e que através da deficiência se tornou um atleta reconhecido, um nadador que já trouxe muitas medalhas para a cidade de Catanduva.