Ex-alunas do Imes, psicólogas tem trabalho selecionado para apresentação em Lisboa

 
     
  03/07/2018
Trabalho sairá em breve em revista científica da área


O trabalho de conclusão de curso (TCC) das psicólogas Roberta D’Avanzo Sant’Ana e Ana Carolina Ferreira Maia, ex-alunas do Imes Catanduva, que teve orientação do Psicólogo Judiciário e também ex-professor do Imes Paulo Celso Pereira, foi selecionado recentemente para apresentação no “IX Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente: Sustentabilidade e saúde mental em contexto familiar”, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Lisboa, Portugal.
O trabalho, cujo tema é ”Alienação Parental: Um desafio para o Poder Judiciário e para a Psicologia Jurídica”, aborda o fenômeno da alienação, que tem sido comum em ações de separação conjugal, guarda de filhos e regulamentação de visitas. “As estratégias de enfrentamento do fenômeno pela Psicologia e pelo Poder Judiciário foi enviado a Portugal em dezembro de 2017, onde foi selecionado para entrar na programação do Congresso, que se realizou no primeiro semestre de 2018. O orientador, Paulo Celso Pereira, foi o representante legal do trabalho onde foi elogiado por se tratar de um tema atual e um assunto que vem ganhando grande visibilidade tanto na Psicologia quanto no Direto”, comentaram as psicólogas e autoras do trabalho Roberta e Ana Carolina.
Além da apresentação, o trabalho está prestes a ser publicado na “Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente”, que é uma revista científica multidisciplinar que procura publicar resultados de novas pesquisas e intervenções.
Para as psicólogas Roberta D’Avanzo Sant’Ana e Ana Carolina Ferreira Maia, “ter um trabalho selecionado pela banca de outro país, no caso Lisboa, com convite para ir até lá apresenta-lo, em um congresso internacional, é motivo de orgulho e reconhecimento, uma motivação para novas pesquisas na área”.
Segundo o Psicólogo Judiciário e Professor Paulo Celso Pereira, “tive a imensa satisfação de apresentar o trabalho desenvolvido em conjunto com as Psicólogas Ana Carolina e Roberta D`Avanzo no IX Congresso Internacional da Criança e do Adolescente na Universidade Lusíada de Lisboa, em Lisboa / Portugal. O tema trabalho do trabalho é inovador e teve boa receptividade pelos ouvintes durante a apresentação no congresso. À convite da comissão científica do evento, o trabalho foi escrito em artigo para publicação e encontra-se no prelo”.