Curso de extensão: “História da África”

 
     
  15/09/2008

Com 40 horas, curso será dado aos sábados, com início em 27 de setembro

Catanduva-SP, 15 de setembro de 2008 – As inscrições para o curso de extensão “História da África” iniciam hoje. Com início em 27 de setembro, o curso será ministrado em oito encontros aos sábados (de 8 a 12h), num total de 40 horas, com direito a certificado. É destinado aos estudantes, professores e interessados em geral.

A proposta do curso é mostrar a importância da cultura africana na formação do Brasil e o papel que esse continente desempenha no mundo atual. Grande parte da riqueza cultural brasileira e do cotidiano do país teve origem na África.

“Conhecer o continente africano é importantíssimo para entendermos nossa história e também compreendermos o que esta acontecendo no mundo contemporâneo”, completa a coordenadora do curso de História, Profa. Dra. Sílvia Ibiraci de Souza Leite.

Sob supervisão da coordenadora, o curso será ministrado pelas professoras Emiliana Andreo da Silva e Cláudia de Carvalho Cosmo. O valor total do curso é de R$ 50,00, com inscrições na secretaria do prédio central da Instituição (Rua Maranhão).

Programa
AULA 1 – História da África Contemporânea. Panorama Geral
AULA 2 – A partilha européia e a conquista da África
AULA 3 – A África sob dominação colonial: economia, métodos e instituições
AULA 4 – Submissão e resistência na África: Ocidental, Oriental, Central e Meridional (1880-1914)
AULA 5 – O pan-africanismo
AULA 6 – A política e o nacionalismo africanos
AULA 7 – O projeto histórico da independência: As lutas de libertação e a constituição dos Estados Nacionais
AULA 8 – O pós-independência: continuidade e mudança