Alunos de Psicologia representam Imes em três grandes eventos regionais

 
     
  09/11/2017
Eventos da área de Psicologia ocorreram em Bauru, Barretos e Ribeirão Preto


Os alunos do curso de Psicologia do Imes Adriano Virches e Joyce Elaine Bessane, juntamente com a docente Loiane Letícia dos Santos, participaram, nos dias 20 e 21 de outubro, do “I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer de Barretos”. Além de aprofundar seus conhecimentos na área, os estudantes puderam adentrar ao universo da produção científica e se aproximar das pesquisas potenciais que estão emergindo e do avanço dos cuidados paliativos no Brasil.
Nesta ocasião, a aluna Joyce Bessane apresentou, na modalidade banner, o trabalho intitulado “Comunicação como Estratégia de Atuação em Cuidados Paliativos: Revisão Sistemática”, o qual foi desenvolvido sob orientação do docente Fúlvio Bergamo Trevizan.

Simpósio em Ribeirão Preto

O curso de Psicologia do Imes também foi representado em outro evento de grande porte. No dia 23 de setembro, os alunos Adriano Virches e Andreza C. Garcia Kina, juntamente com a docente Juliana R. Betoschi, estiveram no “I Simpósio de Psicologia Fenomenológico-Existencial”, promovido pelo Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto-SP.
“O evento possibilitou a discussão de temas contemporâneos à luz da Psicologia Fenomenológico-existencial”, tendo início com uma Mesa Redonda cujo tema foi ‘A reinvenção do ser humano na modernidade: reflexões filosóficas’, o que promoveu a abertura para a reflexão de outras temáticas ao longo do simpósio. Os temas discutidos foram Suicídio; Violação dos Direitos Infantis no contexto clínico e institucional: a condução de casos clínicos na perspectiva fenomenológica; Conferência sobre Espiritualidade e brasilidade na clínica etnopsicológica; Sexualidade e Fenomenologia; contribuindo deste modo para pensar o homem e suas relações na clínica contemporânea”, comentaram os alunos participantes.

Jornada em Bauru

No dia 7 de outubro, os alunos de Psicologia do Imes Adriano Virches e Camila Luzia (5º ano), Joyce Elaine Bessane e Andreza Garcia Kina (4º ano), participaram da “I Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos”, na cidade de Bauru-SP. O Evento contou com a presença de grandes nomes e especialistas em Cuidados Paliativos como Dr. José Roberto Ortega Jr, Dr. Luís Gustavo Ducati e Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes.
“Esta incrível Jornada de conhecimento, integração e transformação teve como objetivo discutir e aprofundar a prática dos Cuidados Paliativos junto às vivências e partilhas dos profissionais que cuidam de pessoas cuja doença ameaça suas vidas, e com isso sensibilizar e qualificar profissionais e estudantes da saúde para lidar com este grande desafio”, explicaram os estudantes.
O título da Jornada (Eduardo Alferes) é em memória ao advogado, oficial da polícia e professor Eduardo Alferes, que faleceu em janeiro deste ano, aos 41 anos de idade, após lutar contra um câncer raro. “Eduardo descobriu os cuidados paliativos apenas 4 meses antes de sua morte, mas deixou um legado muito grande aos pacientes portadores de doenças terminais, dizendo a eles que recorram ao tratamento paliativo. Há momentos em que o cuidar é mais importante do que o tratar”, finalizaram os alunos.