Curso de Psicologia promove evento especial em comemoração ao Dia do Psicólogo

 
     
  05/09/2017
Diversas atividades marcaram o Dia do Psicólogo, comemorado pelo Imes


Em comemoração ao Dia do Psicólogo (27 de Agosto), o curso de Psicologia do Imes Catanduva preparou um evento especial, realizado na última terça-feira (dia 29 de agosto), no auditório da Biblioteca Municipal.
A abertura deu-se com a leitura de um texto da aluna do 5° ano de Psicologia Roberta D’Avanzo Sant’Ana, em homenagem aos psicólogos e futuros profissionais; em seguida a coordenadora do curso, Profa. Dra. Mara Rosana Pedrinho, leu os princípios fundamentais do Código de Ética e ressaltou a importância deles para uma prática psicológica ética.
Logo depois houve uma palestra sobre "A Psicologia e sua participação no Sistema de Garantias de Direitos", ministrada pela psicóloga Janaina Darli Duarte Simão (formada em Psicologia pela Unesp/Assis, mestre em Psicologia Clínica pela Unesp/Assis, com Especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Famerp e coordenadora da Alta Complexidade da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social de São José do Rio Preto).
Após a palestra cinco ex-alunos do curso de Psicologia encerraram o evento com uma roda de conversa. Foram eles: Ricardo Gasolla, Felipe Miranda Zanetti, Danieli Maiara Brais Mazoca, Cristiane Ligeiro e Anna Caroline Talhari. “Eles compartilharam um pouco de suas experiências profissionais nos dias de hoje. E no fim houve sorteio de brindes”, comentou a aluna Roberta D’Avanzo.

Conheça, abaixo, os princípios fundamentais do Código de Ética aplicado na Psicologia. Para saber mais, acesse o site do Conselho Regional de Psicologia
http://www.crpsp.org.br/portal/orientacao/codigo/fr_codigo_etica_new.aspx

• O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
• O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
• O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
• O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
• O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
• O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
• O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.