Alunas do Imes conduzem campanha de combate ao abuso de crianças e adolescentes

 
     
  18/05/2017
Palestras foram realizadas em escolas de Novais, na região de Catanduva


As alunas do 5º de Psicologia do Imes Roberta D’Avanzo Sant’Ana e Ana Carolina Ferreira Maia realizaram palestras nas escolas Municipal e Estadual de Novais, ao longo dessa semana, sobre o dia 18 de Maio, instituído como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
As palestras tiveram como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “A melhor de forma de combatermos o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é a prevenção, um trabalho informativo, reunindo pais, responsáveis, utilizando da sensibilização da população em geral, profissionais das áreas de educação e jurídica, ministrando efetivação de campanhas, programas e projetos que se destinem a informação e prevenção do assunto”, comentaram as duas alunas de Psicologia.
Nas palestras foi citado o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13/07/1990, Art. 5º, que diz: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.
Também foi dada a importância, além da prevenção e informações, da maneira como combater essa realidade, denunciando os casos. “Portanto, se alguém souber de casos de violência sexual infantil, procure o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, Polícias Militar, Federal ou Rodoviária ou ligue para o Disque Denúncia Nacional, o disque 100, que funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita”, informaram as alunas, que segundo elas, as palestras dessa semana tiveram como lema ”Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”.




Alunas Roberta e Ana


Público nas palestras