Fisioterapeuta do IMES-FAFICA avalia pacientes com epilepsia

 
     
  13/08/2008

Profa. Cássia Ártico realiza estudo inédito na América Latina

Catanduva-SP, 13 de agosto de 2008 – A Profa. Cássia Ártico, do curso de Fisioterapia do IMES-FAFICA, realizou uma pesquisa inédita em toda América Latina na área de Fisioterapia. Avaliou a qualidade de vida, hábitos da atividade física e aspectos nutricionais de pacientes com epilepsia refratária submetidos ao tratamento cirúrgico pela técnica de ENV (Estimulação do Nervo Vago), num estudo desenvolvido no setor de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Brigadeiro, São Paulo, único centro da América Latina que realiza o tratamento.

Sob orientação do Prof. Dr. Fúlvio Alexandre Scorza, o título da dissertação de mestrado foi: “Avaliação da qualidade de vida, atividade física e aspectos nutricionais de pacientes com epilepsia de difícil controle que foram submetidos à implantação de eletroestimulador do nervo vago”, defendido pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Epilepsia é um distúrbio da atividade cerebral que causa lesões nas células nervosas (neurônios) do sistema nervoso central, com manifestações comportamentais. É um problema de saúde pública de grande incidência nos países em desenvolvimento: quase 200 casos por ano a cada 100 mil habitantes.

O nervo vago é considerado o décimo par de nervo cranial, que conduz informações ao cérebro vindas da região do pescoço, tórax e abdômen. Ele sai da cabeça pelo forame jugular e se localiza entre a artéria carótida e a veia jugular.

A estimulação do nervo vago (ENV) é um neuroestimulador com base no sistema Neuro Cybernetic Prosthesis (NCP), dispositivo que emite estimulação pulsada sobre o nervo vago 24 horas por dia. É um método seguro e indicado para pacientes com epilepsia parcial refratária. Com a implantação do imã, os pacientes são capazes de controlar as crises epilépticas, diminuindo os distúrbios.

A pesquisa foi realizada com a aplicação de três questionários específicos e distintos sobre os temas de qualidade de vida, atividade física e aspectos nutricionais, individual e voluntariamente, comparando os períodos pré e pós-cirúrgico de cada paciente.

As conclusões deste estudo inédito na América Latina são animadoras. Os pacientes com epilepsia submetidos a ENV alcançaram um resultado satisfatório na qualidade de vida. Em relação aos aspectos nutricionais, estudos anteriores comprovam a eficiência de um tipo específico de dieta, a cetogênica, com base em grande quantidade de gordura, quantidade adequada de proteína e baixa quantidade de carboidrato. Verificou-se uma redução de 50% na freqüência das crises epilépticas.