Docente do IMES-FAFICA desenvolve tese de doutorado

 
     
  04/09/2008

No dia 18 de agosto, a Profa. Maria Luiza Silva Fazio passou por Exame de Qualificação. O próximo passo é a defesa da pesquisa

Catanduva-SP, 4 de setembro de 2008 – A Profa. Maria Luiza Silva Fazio, docente do curso de Nutrição do IMES-FAFICA, passou pelo Exame Geral de Qualificação no dia 18 de agosto do curso de doutorado desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da UNESP de São José do Rio Preto.

Sob orientação do Prof. Dr. Fernando Leite Hoffmann, a tese trabalha com a "Determinação do caráter killer de leveduras e seu antagonismo sobre fungos deteriorantes ou patogênicos".

As perdas na agricultura, como a ação de bolores nas frutas, são provocadas por fatores ambientais (temperatura e umidade) e danos mecânicos na colheita e na estocagem. Determinadas leveduras podem apresentar o fator “killer” (composto capaz de inibir o desenvolvimento de outros microrganismos, inclusive bolores patogênicos, que produzem toxinas que causam danos à saúde humana).

O emprego do biocontrole (controle realizado por organismo vivo) apresenta muitas vantagens: melhor controle da podridão e maior tempo de estocagem das frutas; redução do risco de resistência aos fungicidas pelos bolores e menor acúmulo de resíduos tóxicos nos frutos.

A pesquisa da Profa. Maria Luiza, graduada em Engenharia de Alimentos, tem como objetivo determinar o caráter “killer” de leveduras isoladas de polpas congeladas de frutas e de formigueiro e analisar o potencial dessas leveduras em inibirem o desenvolvimento de bolores patogênicos.

A conclusão parcial do estudo é de que a levedura Dekkera bruxellensis PF583, isolada de polpa congelada de morango, exerceu a melhor inibição sobre os bolores Aspergillus ochraceus, Fusarium verticillioides e Penicillium expansum.