Curso de Geografia participa de evento na UNESP/Rio Preto

 
     
  01/09/2008

Durante Colóquio de Incentivo à Pesquisa, o aluno Roger Sant’Ana apresentou trabalho sobre mata ciliar

Catanduva-SP, 1 de setembro de 2008 – O curso de Geografia do IMES-FAFICA participou dia 26 de agosto do 35º Colóquio de Incentivo à Pesquisa (XXXV CIP), realizado na UNESP de São José do Rio Preto. Representado pelo aluno do segundo ano, Roger Sant´Ana, o curso apresentou trabalho sobre mata ciliar, vegetação que protege as margens do rio da poluição e da erosão.

Orientado pela Profa. Paola Kiara Guerreiro, o estudo foi desenvolvido pelos alunos do curso de Geografia, com o seguinte título: “Avaliação do Projeto de Recuperação da Mata Ciliar na Microbacia do Córrego Sanga Vera no Município de Nova Santa Rosa-PR”.

Foram feitas entrevistas por formulários aos agricultores e aos órgãos idealizadores do projeto. Os resultados demonstraram que 47% das propriedades apresentaram mata ciliar completamente recuperada, 35% continuam em processo de recuperação e 18% em abandono ou em degradação. Perto de 82% das propriedades que margeiam o Córrego Sanga Vera está com a Mata Ciliar quase 100% recuperada.

Isso prova a importância de um projeto estruturado e implantado com participação de órgãos municipais, estaduais, agricultores e estagiários.