Notícias

 
     
     
  13/08/2018 - No evento participaram mais de 100 pessoas


O Imes Catanduva realizou na última sexta-feira, dia 10, uma palestra sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na Biblioteca Municipal, voltada aos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia. Estiveram presentes coordenadores, professores e alunos da última série dos referidos cursos, que lotaram o espaço.
“Esta atividade é uma reafirmação da visão e missão do Imes Catanduva, que é o comprometimento com a Educação e com a Sociedade”, comentou o professor Luiz Antônio Bertolo, coordenador do curso de Contábeis do Imes.
A palestrante foi a Profª Drª Agdamar Affini Suffredini, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (MG), mestre em Agroquímica pela mesma Universidade e doutora em Ciências da Saúde pela Famerp. Atualmente é professora Titular do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp) e Pró-Reitora de Ensino na mesma instituição. Ela exerce junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a função de Pesquisadora Institucional e possui inúmeras outras funções docentes. É também autora de vários livros e de uma produção acadêmica louvável.
















24/07/2018 - Evento é neste sábado, aberto à população

O Conselho Regional de Psicologia fez uma parceria com o projeto “Vamos falar sobre”, do curso de Psicologia do Imes, e neste sábado, dia 28, realizará uma roda de conversa sobre o tema Mobilidade Urbana. O objetivo é articular as discussões da Psicologia do Trânsito com as Políticas Públicas de Mobilidade. O evento é gratuito, às 9h30, na Câmara Municipal de Catanduva.
“Trata-se de uma roda de conversa (com proposta de algumas questões disparadoras) entre os membros do grupo ‘Vamos falar sobre’, membros do Núcleo de Trânsito e Mobilidade Urbana do CRP-SP, professores e alunos do Imes Catanduva, profissionais do trânsito da cidade e região, representantes da administração pública e aberta à população em geral. Na oportunidade serão discutidos pontos como: Como é a mobilidade em nossa cidade? Os carros são a melhor opção para transporte e qualidade de vida? Quais outras maneiras seriam possíveis? Quais as propostas para melhorar a circulação em nossa cidade? Dentre outas questões pertinentes”, informaram os organizadores do evento.










21/07/2018 - Revista é nacionalmente reconhecida


Formado em Nutrição no Imes Catanduva, Mateus Tonelli publicou artigo na revista científica “Higiene Alimentar” (2018, v.32, n.280/281, maio/junho), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio e com a colaboração do técnico de laboratório Mairto Roberis Geromel. O título do trabalho é “Ação Antimicrobiana de Óleos Essenciais de Sucupira Branca (Pterodon emarginatus); Folhas de Pêssego (Prunus persica); Bagas de Junipero (Juniperus communis); Rosa de Damasco (Rosa damascena); Petitgrain Mandarina (Citrus deliciosa)”.
“O trabalho procurou verificar a ação antibacteriana de alguns óleos essenciais sobre as bactérias Bacillus cereus, Bacillus subtilis, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium. Resultados eficazes foram observados para o óleo essencial de folhas de pêssego sobre S. aureus (halo de 60 mm) e S. Typhimurium (halo de 62 mm); óleo essencial de folhas de pêssego e petitgrain mandarina sobre B. subtilis (halo de 62 mm). E. coli foi inibida eficientemente por todos os óleos essenciais testados. A atividade inibitória mais eficaz foi observada para o óleo essencial de folhas de pêssego”, comentou a professora e orientadora Maria Luiza Fazio.












18/07/2018 - Sessão deste sábado foi uma parceria especial com a Mostra Scifi, realizada em todo o Brasil pelo Sesc


Para encerrar com chave de ouro a "Mostra de Cinema Clássicos Sci-Fi - uma Jornada de Quatro Décadas pelo Fantástico Mundo dos Filmes B de Ficção Científica", do Sesc, que reuniu dezenas de pessoas nas últimas duas semanas, o Cine Debate deste mês contará com a exibição do filme cult de terror, comédia e ficção científica “Eles vivem” (1988), dirigido pelo mestre do terror moderno John Carpenter. A exibição será neste sábado, dia 21, a partir das 14h15, no auditório do Senac Catanduva, com entrada gratuita e aberta ao público. No final da sessão haverá um debate conduzido pelo professor do Imes, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida. Não percam!

Sinopse

O operário Nada (Roddy Piper) descobre um par de óculos que o permite ver que alienígenas dominaram a Terra, controlando os humanos através de propagandas subliminares. Reúne então um grupo de pessoas para eliminar este mal.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, completa seis anos de existência em 2018. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 18/08 – 14h – Taxi Teerã (2015, 82 min)
Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar Bergman
Dia 20/10 – 14h – Na ventania (2014, 90 min)
Dia 24/11 – 14h – Viver é fácil com os olhos fechados (2013, 108 min)










13/07/2018 - Relação com nomes dos alunos saiu anteontem, no site do CFC


O Imes Catanduva está em clima de festa! 25 alunos do curso de Ciências Contábeis da faculdade foram aprovados no último Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado em 17 de junho. A relação foi publicada no site do Conselho Federal de Contabilidade anteontem, dia 11.
Ainda cursando o 4º ano de Contábeis foram 18 alunos: Aline Daniely de Lima, Amanda Cristina Gaspar, Ayslan Chrysthian Bassi Carnelossi, Crislen Ester Fiocco, Jean Rafael Nalim da Cruz, João Henrique de Souza Junior, Jonatas Vitor Cassero Lazaro, José João Fiomano Neto, Kaio Augusto Genari, Luana Zanardi Lopez, Marcus Rodrigo Mualem dos Santos, Matheus Ferreira de Oliveira, Monieli Roberta Porto, Murilo Scaldelai, Rafael Aparecido da Silva Cunha, Rodrigo Vieira, Ronaldo de Jesus Maia e Ronaldo Francisco de Oliveira.
Também passaram no Exame sete ex-alunos, formados no ano passado: Beatriz dos Santos Ferreira Leite, Carla Lima Rezende da Silva, Caroline dos Santos Santaguita, Clemerson Trentini, Fernanda de Oliveira Gondim, Filipe Souza e João Ricardo Zanirato.
Aplicado duas vezes por ano em todo o País, o Exame de Suficiência é prova obrigatória para a obtenção ou restabelecimento de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373, de 8 de dezembro de 2011. Ele visa comprovar conhecimentos técnicos dos conteúdos programáticos dos cursos de Contabilidade, e para a aprovação, é necessário obter, pelo menos, 50% dos pontos.
“Os estudantes da instituição aprovados são dignos de méritos, pois ainda estão em formação, quando da realização do Exame. Eles estavam praticamente iniciando os conhecimentos do último ano de graduação, e mesmo assim foram aprovados, o que é um orgulho para todos nós da faculdade. Isto demonstra bem a qualidade de ensino do Imes, bem como o empenho e o profissionalismo do nosso corpo docente e a dedicação e empenho dos alunos”, ressaltou a diretora do Imes, Profª Maria Lúcia Miranda Chiliga.
Para prestar o Exame é necessário ter concluído o curso de Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade ou estar cursando o último ano letivo do curso de nível superior.
Para verificar a lista com a relação dos aprovados, acesse o site: http://www.cfc.org.br










11/07/2018 - Serão exibidos cinco filmes raros, dos anos 50, 60, 70 e 80, encerrando com o Cine Debate no final do mês

O Sesc Catanduva, em parceria com o Senac e o Imes Catanduva, realiza a partir desta quinta-feira, dia 12, a "Mostra de Cinema Clássicos Sci-Fi - uma Jornada de Quatro Décadas pelo Fantástico Mundo dos Filmes B de Ficção Científica", com entrada gratuita. Serão quatro filmes raros em exibição e um quinto que integra a programação do Cine Debate de 2018, conduzido pelo jornalista, crítico de cinema e professor do Imes, Felipe Brida. Segue a programação completa:

12/07 - 19h30 - "Fuga no século XXIII" (1976)
13/07 - 19h30 - "O planeta dos vampiros" (1965)
19/07 - 19h30 - "Os malditos" (1963)
20/07 - 19h30 - "O planeta proibido" (1956)
21/07 - 14h - "Eles vivem" (1988) - Cine Debate especial

Em Catanduva os filmes serão exibidos no auditório do Senac Catanduva, e podem participar todo tipo de público.
Esta é uma mostra-catálogo do Sesc, realizada este ano em todo o território nacional, em homenagem ao cinema clássico de ficção científica.












10/07/2018 - Visitas ocorreram em São Paulo no dia 29 de junho


Os estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Direito do Imes Catanduva fizeram uma excursão acadêmica em São Paulo no dia 29 de junho. A turma de Contábeis foi, pela manhã, ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SP) onde participaram de uma visita guiada seguida de uma palestra sobre o Profissional Contábil e no fim participaram de uma Simulação Orientada sobre Ética na Contabilidade. Paralelamente, pela manhã, a turma de Direito visitou a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e a sede da OAB/São Paulo, onde assistiram a diversas palestras. No período da tarde as duas turmas se encontraram na Bolsa de Valores (B3), e os alunos assistiram a palestras com visita guiada.
“Ao todo foram dois grupos, um com 26 estudantes de Ciências Contábeis e outro com 20 do curso de Direito do Imes Catanduva. Enquanto uns visitaram a OAB, outros o CRC. Na Bolsa de Valores puderam vivenciar o dia a dia dos profissionais que atuam no principal centro de negociações de ações e derivativos do Brasil e um dos maiores do mundo”, comentou o coordenador do curso de Contábeis do Imes, professor Luiz Antonio Bertolo.
Acompanharam os alunos os professores Luiz Antonio Bertolo, Bráulio Monti Júnior e Josiane Meira.


















03/07/2018 - Trabalho sairá em breve em revista científica da área


O trabalho de conclusão de curso (TCC) das psicólogas Roberta D’Avanzo Sant’Ana e Ana Carolina Ferreira Maia, ex-alunas do Imes Catanduva, que teve orientação do Psicólogo Judiciário e também ex-professor do Imes Paulo Celso Pereira, foi selecionado recentemente para apresentação no “IX Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente: Sustentabilidade e saúde mental em contexto familiar”, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Lisboa, Portugal.
O trabalho, cujo tema é ”Alienação Parental: Um desafio para o Poder Judiciário e para a Psicologia Jurídica”, aborda o fenômeno da alienação, que tem sido comum em ações de separação conjugal, guarda de filhos e regulamentação de visitas. “As estratégias de enfrentamento do fenômeno pela Psicologia e pelo Poder Judiciário foi enviado a Portugal em dezembro de 2017, onde foi selecionado para entrar na programação do Congresso, que se realizou no primeiro semestre de 2018. O orientador, Paulo Celso Pereira, foi o representante legal do trabalho onde foi elogiado por se tratar de um tema atual e um assunto que vem ganhando grande visibilidade tanto na Psicologia quanto no Direto”, comentaram as psicólogas e autoras do trabalho Roberta e Ana Carolina.
Além da apresentação, o trabalho está prestes a ser publicado na “Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente”, que é uma revista científica multidisciplinar que procura publicar resultados de novas pesquisas e intervenções.
Para as psicólogas Roberta D’Avanzo Sant’Ana e Ana Carolina Ferreira Maia, “ter um trabalho selecionado pela banca de outro país, no caso Lisboa, com convite para ir até lá apresenta-lo, em um congresso internacional, é motivo de orgulho e reconhecimento, uma motivação para novas pesquisas na área”.
Segundo o Psicólogo Judiciário e Professor Paulo Celso Pereira, “tive a imensa satisfação de apresentar o trabalho desenvolvido em conjunto com as Psicólogas Ana Carolina e Roberta D`Avanzo no IX Congresso Internacional da Criança e do Adolescente na Universidade Lusíada de Lisboa, em Lisboa / Portugal. O tema trabalho do trabalho é inovador e teve boa receptividade pelos ouvintes durante a apresentação no congresso. À convite da comissão científica do evento, o trabalho foi escrito em artigo para publicação e encontra-se no prelo”.










10/06/2018 - Sessão é gratuita no auditório do Senac, a partir das 14h


O Cine Debate do Imes Catanduva exibirá, no próximo sábado, dia 16, o drama “A ovelha negra” (2015), co-produção Islândia, Noruega e Dinamarca que recebeu o prêmio “Um certo olhar” no Festival de Cannes. A sessão é gratuita e aberta ao público, com início às 14h, no auditório do Senac Catanduva. No final haverá debate conduzido pelo professor do Imes, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida.

Sinopse

Em um tranquilo vale de fazendas agrícolas na Islândia, dois irmãos que não se falam há 40 anos precisam se unir para salvar o que há de mais valioso para eles – suas ovelhas.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva em parceria com o Sesc e o Senac Catanduva, completou seis anos de existência em 2018. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 21/07 – 14h – Eles vivem (1988, 94 min) - Especial Mostra Sci-fi
Dia 18/08 – 14h – Taxi Teerã (2015, 82 min)
Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar Bergman
Dia 20/10 – 14h – Na ventania (2014, 90 min)
Dia 24/11 – 14h – Viver é fácil com os olhos fechados (2013, 108 min)










05/06/2018 - Pesquisa envolve uso de chá verde em praticantes de Crossfit


A professora de Nutrição do Imes Sandra Cury Pinfildi Manfrin publicou recentemente artigo de saúde em parceria com a ex-aluna do curso Sabrina Cury Lopes, na revista Hígia Ciência (v.3, no. 4). O tema do trabalho foi “Efeito do uso do extrato de chá verde encapsulado em praticantes de Crossfit para avaliação da oxidação lipídica corporal”.
Conforme trecho da publicação, “a presente pesquisa visa avaliar as possíveis mudanças na composição corporal com o uso do chá verde encapsulado em praticantes de CrossFit, através da bioimpedância elétrica. A pesquisa foi realizada em três boxes de CrossFit, localizados na cidade de Catanduva-SP. Participaram 50 praticantes, de ambos os sexos, com idades variando entre 21 a 43 anos. Foram feitas avaliações antropométricas nos participantes, incluindo bioimpedância elétrica, para avaliar a composição corporal e aplicado um breve questionário aos mesmos. Esses praticantes receberam 40 cápsulas de extrato de chá verde padronizado, com 500 mg cada, para serem usados uma unidade ao dia. Após este período, a avaliação antropométrica foi repetida, para verificar a possível redução da gordura corporal. Nenhuma intervenção dietética foi utilizada neste período”.
Abaixo o link do material aos interessados em ler a pesquisa:

http://docs.wixstatic.com/ugd/7979f4_8e7638b340e84ed8a333009c39b510c9.pdf







25/05/2018 - EDITAL Nº 12/2018 HOMOLOGA O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO CONVOCADO PELO EDITAL Nº 10/2018.


Clique aqui para acessar o edital..




22/05/2018 - Curso é realizado aos sábados, no período da manhã


O curso de Psicologia do Imes abriu, no último dia 12, o curso de extensão “Práticas e intervenções de saúde”, que será realizado no campus da instituição até dia 30 de junho, com aulas aos sábados, das 8h às 13h. Dezenas de alunos estão matriculadas, e ainda há vagas para novos interessados. “Este curso traz uma contribuição importante para os profissionais de diversas áreas que integram equipes de saúde e atuam em locais como centros de saúde, hospitais e clínicas especializadas. Propõe formar espaços de aprendizagem e trocas de experiências para aquisição de habilidades teórico-práticas, para atuação em diferentes sub-áreas no contexto de Saúde Hospitalar”, comentou a coordenadora do curso de Psicologia do Imes, Profa. Mara Rosana Pedrinho.

Público-alvo: Alunos, ex-alunos e profissionais da saúde.
Carga horária: 30h, com certificação.
Inscrições na tesouraria do Imes.
Mais informações pelo telefone 3531-2200


















21/05/2018 - Na oportunidade, os alunos aprenderam o uso da ferramenta Scratch e aplicações de Jogos Digitais


Novamente o Imes Catanduva cumpriu seu papel social. No dia 11 de maio foi concluído o curso de "Programação de Jogos para Computadores", ministrado pelo Prof. Julio Fernando Lieira, do Imes, voltado aos alunos do projeto “Caic Jovem”, da Prefeitura Municipal de Catanduva. Neste curso os estudantes puderam aprender técnicas de programação de computadores para programação de jogos. “Eles aprenderam as mesmas técnicas de programação ensinadas no Ensino Superior, mas de uma maneira mais divertida, utilizando a ferramenta Scratch e aplicações de Jogos Digitais. A ferramenta Scratch foi desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) para ensino de programação para crianças e adolescentes. Existem várias instituições no Brasil e no mundo que apoiam o ensino de programação já no Ensino Fundamental, pois ao aprender a programar o aluno se depara com desafios que demandam foco, persistência e raciocínio lógico. Assim, a programação melhora a capacidade de resolução de problemas, contribuindo em outras matérias, como matemática e ciências”, informou Prof. Julio, que lembrou ainda que a proposta pedagógica de ensinar programação criando jogos de computadores também melhora a criatividade e o trabalho em equipe, habilidades pessoais e profissionais muito valorizadas no século XXI.







Professor Julio com os jovens do projeto


Jovens do projeto



20/05/2018 - O grande evento mobilizou a cidade e a região na última semana


O Imes Catanduva participou, na última semana, da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que reuniu alunos, professores, ex-professores e ex-alunos principalmente dos cursos de Ciências Contábeis e de Direito, além de funcionários da instituição. Na quinta-feira passada (dia 17), no Via Eventos, foi realizada a palestra “Educação e Planejamento Financeiro”, proferida pelo analista de mercados da CVM – Comissão de Valores Mobiliários Prof. Paulo Roberto Portinho de Carvalho, autor de vários livros na área. “O palestrante abordou o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro promovendo desta forma o bem-estar financeiro e destacando o planejamento financeiro, o consumo consciente e decisões acertadas, como elementos essenciais para o entendimento da Educação Financeira”, comentou a diretora do Imes, Profa. Maria Lúcia Miranda Chiliga.
Na oportunidade, o Imes Catanduva foi escolhido pelo Coordenador de Educação Financeira da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM. “Foi uma oportunidade especial para todos nós do Imes. Destaco ainda a participação dos alunos da ETEC Profª. Marinês Teodoro de Freitas, de Novo Horizonte, da ETEC Elias Nechar, de Catanduva, da Fatec de Catanduva, empresários gestores financeiros de várias empresas e outros convidados”, disse Maria Lúcia.

A Semana

A Semana Nacional de Educação Financeira, que este ano chegou à 5ª edição, é uma ação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), com apoio do Ministério da Fazenda, do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça, tendo como objetivo disseminar a educação financeira e previdenciária, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania. Profa. Maria Lúcia, diretora do Imes Catanduva, destacou que quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, ele consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. “E um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. Com isso, todos saem ganhando, já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida”, finalizou.
















16/05/2018 - Larissa é mais uma de nossas alunas que agora desponta em novos horizontes!


Formada em Nutrição pelo Imes em 2017, a estudante Larissa Monieli Carniel iniciou recentemente os estudos de pós-graduação no Programa de Aperfeiçoamento Profissional – modalidade Especialização Lato Sensu, na Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme). A área escolhida por ela foi Nutrição Hospitalar, com duração de 12 meses.
Larissa é mais um de nossos alunos que agora desponta em novos horizontes!