Notícias

 
     
     
  10/06/2018 - Sessão é gratuita no auditório do Senac, a partir das 14h


O Cine Debate do Imes Catanduva exibirá, no próximo sábado, dia 16, o drama “A ovelha negra” (2015), co-produção Islândia, Noruega e Dinamarca que recebeu o prêmio “Um certo olhar” no Festival de Cannes. A sessão é gratuita e aberta ao público, com início às 14h, no auditório do Senac Catanduva. No final haverá debate conduzido pelo professor do Imes, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida.

Sinopse

Em um tranquilo vale de fazendas agrícolas na Islândia, dois irmãos que não se falam há 40 anos precisam se unir para salvar o que há de mais valioso para eles – suas ovelhas.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva em parceria com o Sesc e o Senac Catanduva, completou seis anos de existência em 2018. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 21/07 – 14h – Eles vivem (1988, 94 min) - Especial Mostra Sci-fi
Dia 18/08 – 14h – Taxi Teerã (2015, 82 min)
Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar Bergman
Dia 20/10 – 14h – Na ventania (2014, 90 min)
Dia 24/11 – 14h – Viver é fácil com os olhos fechados (2013, 108 min)










05/06/2018 - Pesquisa envolve uso de chá verde em praticantes de Crossfit


A professora de Nutrição do Imes Sandra Cury Pinfildi Manfrin publicou recentemente artigo de saúde em parceria com a ex-aluna do curso Sabrina Cury Lopes, na revista Hígia Ciência (v.3, no. 4). O tema do trabalho foi “Efeito do uso do extrato de chá verde encapsulado em praticantes de Crossfit para avaliação da oxidação lipídica corporal”.
Conforme trecho da publicação, “a presente pesquisa visa avaliar as possíveis mudanças na composição corporal com o uso do chá verde encapsulado em praticantes de CrossFit, através da bioimpedância elétrica. A pesquisa foi realizada em três boxes de CrossFit, localizados na cidade de Catanduva-SP. Participaram 50 praticantes, de ambos os sexos, com idades variando entre 21 a 43 anos. Foram feitas avaliações antropométricas nos participantes, incluindo bioimpedância elétrica, para avaliar a composição corporal e aplicado um breve questionário aos mesmos. Esses praticantes receberam 40 cápsulas de extrato de chá verde padronizado, com 500 mg cada, para serem usados uma unidade ao dia. Após este período, a avaliação antropométrica foi repetida, para verificar a possível redução da gordura corporal. Nenhuma intervenção dietética foi utilizada neste período”.
Abaixo o link do material aos interessados em ler a pesquisa:

http://docs.wixstatic.com/ugd/7979f4_8e7638b340e84ed8a333009c39b510c9.pdf







25/05/2018 - EDITAL Nº 12/2018 HOMOLOGA O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO CONVOCADO PELO EDITAL Nº 10/2018.


Clique aqui para acessar o edital..




22/05/2018 - Curso é realizado aos sábados, no período da manhã


O curso de Psicologia do Imes abriu, no último dia 12, o curso de extensão “Práticas e intervenções de saúde”, que será realizado no campus da instituição até dia 30 de junho, com aulas aos sábados, das 8h às 13h. Dezenas de alunos estão matriculadas, e ainda há vagas para novos interessados. “Este curso traz uma contribuição importante para os profissionais de diversas áreas que integram equipes de saúde e atuam em locais como centros de saúde, hospitais e clínicas especializadas. Propõe formar espaços de aprendizagem e trocas de experiências para aquisição de habilidades teórico-práticas, para atuação em diferentes sub-áreas no contexto de Saúde Hospitalar”, comentou a coordenadora do curso de Psicologia do Imes, Profa. Mara Rosana Pedrinho.

Público-alvo: Alunos, ex-alunos e profissionais da saúde.
Carga horária: 30h, com certificação.
Inscrições na tesouraria do Imes.
Mais informações pelo telefone 3531-2200


















21/05/2018 - Na oportunidade, os alunos aprenderam o uso da ferramenta Scratch e aplicações de Jogos Digitais


Novamente o Imes Catanduva cumpriu seu papel social. No dia 11 de maio foi concluído o curso de "Programação de Jogos para Computadores", ministrado pelo Prof. Julio Fernando Lieira, do Imes, voltado aos alunos do projeto “Caic Jovem”, da Prefeitura Municipal de Catanduva. Neste curso os estudantes puderam aprender técnicas de programação de computadores para programação de jogos. “Eles aprenderam as mesmas técnicas de programação ensinadas no Ensino Superior, mas de uma maneira mais divertida, utilizando a ferramenta Scratch e aplicações de Jogos Digitais. A ferramenta Scratch foi desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) para ensino de programação para crianças e adolescentes. Existem várias instituições no Brasil e no mundo que apoiam o ensino de programação já no Ensino Fundamental, pois ao aprender a programar o aluno se depara com desafios que demandam foco, persistência e raciocínio lógico. Assim, a programação melhora a capacidade de resolução de problemas, contribuindo em outras matérias, como matemática e ciências”, informou Prof. Julio, que lembrou ainda que a proposta pedagógica de ensinar programação criando jogos de computadores também melhora a criatividade e o trabalho em equipe, habilidades pessoais e profissionais muito valorizadas no século XXI.







Professor Julio com os jovens do projeto


Jovens do projeto



20/05/2018 - O grande evento mobilizou a cidade e a região na última semana


O Imes Catanduva participou, na última semana, da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que reuniu alunos, professores, ex-professores e ex-alunos principalmente dos cursos de Ciências Contábeis e de Direito, além de funcionários da instituição. Na quinta-feira passada (dia 17), no Via Eventos, foi realizada a palestra “Educação e Planejamento Financeiro”, proferida pelo analista de mercados da CVM – Comissão de Valores Mobiliários Prof. Paulo Roberto Portinho de Carvalho, autor de vários livros na área. “O palestrante abordou o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro promovendo desta forma o bem-estar financeiro e destacando o planejamento financeiro, o consumo consciente e decisões acertadas, como elementos essenciais para o entendimento da Educação Financeira”, comentou a diretora do Imes, Profa. Maria Lúcia Miranda Chiliga.
Na oportunidade, o Imes Catanduva foi escolhido pelo Coordenador de Educação Financeira da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM. “Foi uma oportunidade especial para todos nós do Imes. Destaco ainda a participação dos alunos da ETEC Profª. Marinês Teodoro de Freitas, de Novo Horizonte, da ETEC Elias Nechar, de Catanduva, da Fatec de Catanduva, empresários gestores financeiros de várias empresas e outros convidados”, disse Maria Lúcia.

A Semana

A Semana Nacional de Educação Financeira, que este ano chegou à 5ª edição, é uma ação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), com apoio do Ministério da Fazenda, do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça, tendo como objetivo disseminar a educação financeira e previdenciária, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania. Profa. Maria Lúcia, diretora do Imes Catanduva, destacou que quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, ele consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. “E um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. Com isso, todos saem ganhando, já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida”, finalizou.
















16/05/2018 - Larissa é mais uma de nossas alunas que agora desponta em novos horizontes!


Formada em Nutrição pelo Imes em 2017, a estudante Larissa Monieli Carniel iniciou recentemente os estudos de pós-graduação no Programa de Aperfeiçoamento Profissional – modalidade Especialização Lato Sensu, na Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme). A área escolhida por ela foi Nutrição Hospitalar, com duração de 12 meses.
Larissa é mais um de nossos alunos que agora desponta em novos horizontes!










15/05/2018 - São muitas atividades oferecidas gratuitamente à população


Desde o mês de abril o Imes Catanduva leva para as praças centrais da cidade um pouco de sua história e dos cursos oferecidos pela instituição. Com o apoio de alunos, professores, coordenadores de curso e funcionários, o evento vem marcando presença na cidade, e até agora foram dois momentos: no dia 12 de maio, na Praça da Matriz, e 28 de abril, na Praça da República - dois sábados, no período da manhã (8h30 às 12h30).
Intitulado “Imes na Praça”, a ação conta com tendas instaladas em potos estratégicos que abrigam a equipe e os materiais e equipamentos relacionados aos cursos da faculdade, para dialogar com o público e esclarecer dúvidas. Além disto, nestes dias há diversas atividades oferecidas às pessoas, de forma gratuita, como aferição de pressão, pesagem, orientações nutricionais e psicológicas, entrega de brindes, jogos e brincadeiras lúdicas, exposições e muito mais.
Abaixo a relação das próximas ações do “Imes na Praça”, que serão realizadas na Praça da Matriz.

Junho (dia 09)
Agosto (dia 11)
Setembro (dia 15)
Outubro (dia 06)






















12/05/2018 - Ação contou com 60 profissionais de Catanduva e região, alunos e ex-alunos do Imes


O Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) realizou na manhã de ontem, dia 11, no Imes Catanduva, uma atividade de desenvolvimento profissional para os contabilistas com registro ativo e estudantes cadastrados naquele Conselho, cujo tema foi “Ativo Imobilizado – Avaliação e Contabilização”. Uma palestra foi ministrada por Sergio Alexandre de Souza, contador, administrador, Mestre em Contabilidade e formado em Auditoria Externa pela PwC, que possui mais de 15 anos de experiência em empresas multinacional, nacional e de capital aberto e familiar.
No encontro foram abordados aspectos pertinentes para a atualização de conhecimentos por parte dos participantes: reconhecimento e mensuração inicial, mensuração subsequente, requerimentos de divulgação e caso prático.
De acordo com Luiz Antonio Bertolo, professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis do Imes, o evento contou com a participação de 60 profissionais da Contabilidade de Catanduva e da região, incluindo alunos e ex-alunos da instituição. “Difusão de conhecimentos, continuidade de formação e extensão de serviços à comunidade externa são metas do Imes que procuramos sempre nos atentar, e esta ação veio ao encontro disto tudo. Destaco ainda a contribuição e empenho do Delegado Regional do CRC-SP, Dr. Fernando Baldan Neto, catanduvense que muito se empenhou para a concretização do evento na nossa cidade. O Imes sente-se honrado e agraciado com a presença destes ilustres profissionais da Contabilidade e coloca-se à disposição para a realização de novos encontros”, finalizou Bertolo.














09/05/2018 - EDITAL Nº 11/2018 Homologação das inscrições para o processo seletivo convocado pelo Edital nº 10/2018, de 23/04/2018, e convocação dos candidatos para o sorteio do ponto e ordem da prova didática, a realizar-se no dia 14/05/2018 às 17:00 horas.


Clique aqui para acessar o edital...




06/05/2018 - Irmã (2016) foi exibido em vários festivais de cinema independente


O Cine Debate do Imes Catanduva exibirá, neste mês de maio, a comédia dramática “Irmã” (2016), produção norte-americana que passou em circuitos independentes de todo o mundo. O evento será no dia 19 (sábado), às 15h, no auditório do Senac Catanduva. Em parceria com o Sesc Catanduva, a exibição é gratuita e aberta ao público, e no final da sessão haverá um debate conduzido pelo professor do Imes, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida.

Sinopse

Após um trauma envolvendo a mãe, a jovem Colleen decide abandonar o lar e se tornar freira, cortando o contato com a família. Um dia, recebe um e-mail anunciando que seu irmão está em casa após voltar da Guerra do Iraque, com sequelas no corpo. Ela decide que é hora de visitar novamente a família e resgatar o seu passado, quando era metaleira e gótica, num lar liberal e excessivo.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, completou seis anos de existência em 2018. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 16/06 – 14h – Ovelha negra (2015, 93 min)
Dia 21/07 – 14h – Eles vivem (1988, 94 min) - Especial Mostra Sci-fi
Dia 18/08 – 14h – Taxi Teerã (2015, 82 min)
Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar Bergman
Dia 20/10 – 14h – Na ventania (2014, 90 min)
Dia 24/11 – 14h – Viver é fácil com os olhos fechados (2013, 108 min)










04/05/2018 - Evento, aprovado pelos alunos, deverá ser recorrente no campus


O advogado e professor do curso de Direito do Imes Bráulio Monti Junior coordenou um evento no próprio campus chamado “Dia da Integração”, realizado no final do mês de abril, em que os estudantes utilizaram a indumentária habitual dos advogados.
“A indumentária do advogado é um traje social importante, composto - para homens, terno e gravata, e para mulheres, roupa social. Os Tribunais têm a prerrogativa de deliberam acerca da vestimenta que as pessoas deverão usar dentro do ambiente forense. Existem, então, situações impostergáveis de uso da indumentária notadamente forense”, comentou o professor Bráulio Monti Junior.
A atividade, segundo Bráulio, envolveu outros professores do curso e buscou integrar os alunos a esse novo mundo, para que eles também possam valorizar ainda mais a profissão que buscam na graduação. “Criamos o Dia da Integração, ou seja, os alunos num determinado dia usariam a indumentária de advogado. A impressão que me deu ao final daquele dia foi que os alunos se valorizam mais. Tive muitas propostas inclusive para fazer aquele dia todos os meses. Houve de fato uma aceitação de mais de 95% dos alunos para o evento, que deverá ser recorrente agora. O sucesso foi muito grande”, finalizou Bráulio.












02/05/2018 - Curso será no Paradise Inn, aos sábados

O Imes Catanduva, por meio do curso de Direito, abriu inscrições para o 1º curso de extensão Direito Registral Imobiliário, que ocorrerá de 12 de maio a 16 de junho, aos sábados. Contará com palestras e pinga-fogo, intercalados por coffee break e sorteio de livros.
Será realizado em dois formatos - meio período (apenas pela manhã) em alguns sábados, e períodos integrais (manhã e tarde) em outros (vide programação abaixo), no Paradise Inn Hotel, localizado Rua Sete de Setembro, 2265, bairro Colina do Sol, em Catanduva. As vagas são limitadas.

Sobre as inscrições

O preço do curso é variável - R$ 200 (alunos de Direito e funcionários de cartórios extrajudiciais), R$ 300 (tabeliães e oficiais de registro) e R$ 400 (advogados e demais profissionais do Direito e interessados). Estudantes do Imes devem fazer a inscrição na tesouraria da faculdade, e o restante, por meio de depósito na conta do Imes – Caixa Econômica Federal, agência 2967, operação 006, conta corrente 0009-7, CNPJ 51843795/0001-30, em nome de Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no caixa ou Internet Banking (não serão válidas aqueles feitas em caixa eletrônico).
Após a efetivação do depósito, o aluno deverá encaminhar comprovante bancário para o email cursodireitoregistral@hotmail.com, com a indicação de Nome, RG, CPF e telefone para contato.
Para qualquer dúvida ou esclarecimento ligar no telefone (17) 3531-2155, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.










24/04/2018 - Apenas neste sábado o horário foi alterado para às 15h


O Cine Debate do Imes Catanduva traz, neste mês de abril, o filme “Eu, Daniel Blake” (2016), drama britânico ganhador da Palma de Ouro em Cannes e do Bafta de melhor filme. A exibição será no sábado, dia 28, em um horário especial, às 15h, no auditório do Senac Catanduva. O evento, em parceria com o Sesc Catanduva, é gratuito e aberto ao público, e no final da sessão, haverá um debate conduzido pelo professor do Imes, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida. Não percam!

Sinopse

Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo sistema, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie, a mãe solteira de duas crianças, que se mudou para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, completa seis anos de existência em 2018. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 19/05 – 14h – Irmã (2016, 91 min)
Dia 16/06 – 14h – Ovelha negra (2015, 93 min)
Dia 21/07 – 14h – Eles vivem (1988, 94 min) - Especial Mostra Sci-fi
Dia 18/08 – 14h – Taxi Teerã (2015, 82 min)
Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar Bergman
Dia 20/10 – 14h – Na ventania (2014, 90 min)
Dia 24/11 – 14h – Viver é fácil com os olhos fechados (2013, 108 min)










23/04/2018 - EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA O ANO LETIVO DE 2018, NO CURSO DE FISIOTERAPIA DO IMES CATANDUVA, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO INSTITUTO.