Notícias

 
     
     
  18/07/2019 - Gabarito Oficial do Vestibular de Inverno - Prova do dia 17/07/2019


Clique aqui para acessar o gabarito...




14/07/2019 - Sessões ocorrem uma vez por mês, gratuitas, no auditório do Senac Catanduva


No Cine Debate realizado ontem 20 pessoas marcaram presença para assistir ao filme de animação "Com amor, Van Gogh" (2017), à tarde, no auditório do Senac Catanduva. Logo depois da sessão participaram do debate mediado pelos professores de Psicologia do Imes Felipe Brida e Fernando Macedo.
O projeto Cine Debate completou sete anos, uma parceria Sesc, Imes e Senac, realizado uma vez por mês aos sábados. É gratuito e aberto ao público.






















12/07/2019 - Gabarito Oficial do Vestibular de Inverno - Prova do dia 11/07/2019


Clique aqui para acessar o gabarito..




10/07/2019 - Sessão será no Senac Catanduva, aberta ao público, a partir das 14h10


O Cine Debate do Imes Catanduva realiza neste sábado, dia 13 de julho, mais uma sessão de cinema gratuita e aberta ao público. Desta vez o filme é “Com amor, Van Gogh” (2017, 94 min), uma animação indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao Bafta, que reconstitui os últimos momentos da vida do artista plástico holandês Vincent Van Gogh. A sessão tem início às 14h10, no auditório do Senac Catanduva, e no final haverá um debate mediado pelo jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, com participação do psicólogo Fernando Macedo, ambos professores do Imes.

Sinopse

Um ano se passou da trágica morte do pintor Vincent Van Gogh. Um dia, Armand Roulin encontra uma carta escrita por Van Gogh destinada ao irmão, Theo, que jamais chegou a ele. Roulin resolve entrega-la seguindo para a cidade francesa de Arles, com o objetivo de manter contato com a família do artista. Inicia então uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, para saber o real motivo da morte dele.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, em parceria com o Senac e o Sesc Catanduva, completa sete anos de existência em 2019. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 17/08 – 14h10 – Tenebre (1982, 101 min) – Especial “Mostra de Terror Giallo”
Dia 21/09 – 14h10 – Minha vida de abobrinha (2016, 66 min)
Dia 19/10 – 14h10 – Fátima (2015, 79 min)
Dia 23/11 – 14h10 – Uma mulher fantástica (2017, 104 min) – Especial “Mostra da Diversidade”










03/07/2019 - EDITAL Nº 17/2019 - EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA O ANO LETIVO DE 2019.


Clique aqui para acessar o edital..




28/06/2019 - Visita técnica deu-se anteontem, em Campinas


O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, localizado na cidade de Campinas, recebeu na tarde dessa quarta-feira, dia 26/6, aproximadamente 60 estudantes dos cursos de Direito do Imes Catanduva e da Universidade São Francisco (USF), de Itatiba, para uma visita técnica. Os alunos do Imes foram acompanhados pelo professor Bráulio Monti Junior, e eles foram recebidos no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 3º andar do edifício-sede do TRT-15, onde receberam um material sobre a história do Tribunal.
“Depois da tradicional foto com a beca, na bancada de sustentação oral, os alunos acompanharam uma palestra do decano da Corte, desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, que lecionou sobre como funciona a Justiça do Trabalho da 15ª Região e sua função na sociedade. Antes do início da sessão da 3ª Seção de Dissídios Individuais (3ª SDI), o magistrado falou aos estudantes a respeito da competência do colegiado”, informou professor Bráulio.
Em seguida o grupo visitou o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT, no 4º andar do edifício. “Lá eles puderam conhecer um pouco da história do trabalho, da Justiça do Trabalho e do próprio Tribunal, além de serem levados a uma reflexão sobre as questões que envolvem as relações de trabalho no Brasil e no mundo”, disse professor Bráulio.
Após a visita ao CMAC, os estudantes se dirigiram ao Auditório 1 da Escola Judicial da Corte (EJud-15), onde foram recebidos pela juíza auxiliar da Presidência do Tribunal, Cristiane Montenegro Rondelli, que compartilhou um pouco de sua experiência de vida e apresentou um caso concreto aos estudantes, que deu origem a um processo trabalhista. “Em um momento bem interativo com o grupo, a magistrada levantou discussões para que os alunos pudessem aprender como funciona um julgamento na prática. A juíza reforçou a ideia de que um magistrado deve olhar para o mundo de uma maneira imparcial. ‘Ser juiz é não olhar as coisas com preconceito’, disse ela. Logo depois de terminar seus compromissos na 3ª SDI, o desembargador José Pedro se juntou mais uma vez ao grupo, na EJud-15, para uma nova palestra. O magistrado enfatizou a importância das escolhas certas na carreira profissional”, finalizou prof. Bráulio.










27/06/2019 - Ação ocorreu via videoconferência, em uma sala do Imes Catanduva


O Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) realizou na tarde da última terça-feira (dia 25) no Imes Catanduva uma atividade de desenvolvimento profissional para os contabilistas com registro ativo e também para estudantes cadastrados no CRCSP. Deu-se, na ocasião, uma palestra no formato de videoconferência, que teve como tema “Escrituração Contábil Fiscal e seus Cruzamentos de Dados Contábeis e Fiscais”, ministrada por Tiago Nascimento Borges Slavov, contador e membro do CRCSP. Os participantes receberão pontuação exigida por diversas entidades de Auditoria e Perícia.
Estiveram presentes na sala do Imes, oferecida pela Profa. Maria Lúcia Miranda Chiliga, com recursos apropriados para a realização do evento, professores, ex-professores, alunos e ex-alunos do curso de Ciências Contábeis da instituição.
A atividade teve o apoio institucional do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – SESCONSP, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – APEJESP, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – FECONTESP, Associação das Empresas de Serviços Contábeis – AESCON, além do apoio do Imes Catanduva.














17/06/2019 - Inscrições podem ser feitas pelo site ou na secretaria; prazo é até 10 de julho


Começam hoje as inscrições para o Vestibular de Inverno 2019 do Imes Catanduva, uma oportunidade única para estudantes de Catanduva e região poderem cursar Ensino Superior. O período de inscrição segue até o dia 03 de julho, pelo site do Imes, e até dia 10 de julho na secretaria da faculdade, com a taxa no valor de R$ 20. Os interessados poderão escolher entre as seguintes datas para prestar a prova: 11/07 ou 17/07.
Destaque para os cursos de Licenciatura, que tem desconto de 30% na mensalidade, além de possuir duração de 3 anos e 20% do conteúdo da grade na modalidade EAD.
Inscrições e informações pelo site http://www.fafica.br/







Campus do Imes Catanduva



14/06/2019 - Raphael defendeu a tese na Unicamp


O professor do Imes Raphael de Souza Silveiras defendeu sua tese de Doutorado em Sociologia na Unicamp no dia 27 de maio. O título de seu trabalho foi "Poderes e contrapoderes na Internet: Governança, arquitetura e resistência na rede de redes", orientado pela Profa. Dra. Gilda Figueiredo Portugal Gouvêa (Unicamp), que presidiu a banca. Compuseram a mesa de avalição Dr. Pedro Peixoto Ferreira (IFCH/Unicamp), Profa. Dra. Marta Mourão Kanashiro (REIT/ Unicamp), Dr. Leonardo Ribeiro da Cruz (Universidade Federal do Pará - por videoconferência) e Dr. Rafael Alves da Silva (Instituto Federal de São Paulo).
O Imes Catanduva parabeniza o professor pela conquista do título!











Raphael na defesa do Doutorado



12/06/2019 - Projeto completa sete anos, com exibição gratuita de filmes de arte seguida de debate


O Cine Debate do Imes Catanduva promove, neste sábado, dia 15 de junho, a exibição gratuita do drama japonês “Sabor da vida” (2015, 113 min), uma fita de arte coproduzida na França e indicada ao prêmio Um Certo Olhar, no Festival de Cannes. A sessão começa às 14h10, no Senac Catanduva, aberta ao público. No final da sessão haverá um debate mediado pelo jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, com participação do psicólogo Fernando Macedo, ambos professores do Imes.

Sinopse

Sentaro dirige um pequeno negócio que serve dorayakis, os bolinhos japoneses recheados com pasta doce de feijão vermelho. Uma senhora de idade, Tokue, oferece-se para ajudar na cozinha, e ele relutantemente aceita. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce e com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações revelando velhas feridas.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, em parceria com o Senac e o Sesc Catanduva, completa sete anos de existência em 2019. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:
(Atenção para o filme “Com amor, Van Gogh”, cuja exibição teve de ser antecipada para o dia 13/07).

Dia 13/07 – 14h10 – Com amor, Van Gogh (2017, 94 min)
Dia 17/08 – 14h10 – Tenebre (1982, 101 min) – Especial “Mostra de Terror Giallo”
Dia 21/09 – 14h10 – Minha vida de abobrinha (2016, 66 min)
Dia 19/10 – 14h10 – Fátima (2015, 79 min)
Dia 23/11 – 14h10 – Uma mulher fantástica (2017, 104 min) – Especial “Mostra da Diversidade”










03/06/2019 - Imes também conta com curso de Aperfeiçoamento em Libras


No final do mês de maio, o Imes Catanduva obteve autorização para funcionamento de dois cursos de Especialização, já disponíveis: um de Gestão Escolar e outro em Psicopedagogia Institucional e Clínica. São dois cursos pioneiros na região e pela primeira vez no Imes. Conhece abaixo um pouco mais sobre eles.

Curso de Especialização em Gestão Escolar

O Curso de Especialização em Gestão Escolar é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, conforme PARECER CEE Nº 149/19 – Publicado no DOE em 16/05/19. Destina-se aos portadores de diploma de Licenciatura (Letras, Matemática, Pedagogia, História, Geografia, Ciências Biológicas e Artes) que desejam ingressar na área de Gestão Escolar, além de possibilitar a formação continuada de docentes.
A matriz curricular conta com 600 horas de curso, conforme exigências do CEE. As competências, que dão substância aos objetivos do curso e à matriz dos conteúdos, estão organizadas em quatro dimensões: da Identidade; do Trabalho Coletivo; da Diversidade e da Autonomia.
A duração do curso é de 20 meses, com mensalidades de R$225,00, para pagamento a ser efetuado até o sexto dia útil de cada mês, e R$ 250,00 até o dia 10. As aulas serão aos sábados no período matutino.


Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica

Já o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica é autorizado pelo Conselho Estadual de Educação PARECER CEE Nº 160/2019 CES “D” Aprovado em 22/05/2019. É destinado aos egressos dos cursos de licenciatura e do curso de bacharelado em Psicologia, e objetiva dotar profissionais de conhecimentos teóricos e práticos para atuarem frente aos problemas pedagógicos presentes no ensino e aprendizagem, embasando-se nos nortes fixados pela ABPp e pela legislação emanada do CEESP. Cabe ressaltar que a presente proposta coloca aos interessados a possibilidade de cursar apenas Psicopedagogia Institucional ou a Institucional e Clínica.
Tem duração de 18 meses, constando de 680 horas, incluindo Estágio Supervisionado. As mensalidades são de R$225,00, para pagamento a ser efetuado até o sexto dia útil, e R$ 250,00 até o dia 10 de cada mês. Aulas aos sábados alternados no período matutino.

Libras

O Imes Catanduva também conta com curso de Aperfeiçoamento em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Apresentar um aparato teórico-prático para a superação de barreiras de comunicação de pessoas surdas é a proposta do curso, destinado aos profissionais da área de licenciatura e de bacharelado. Estrutura-se em 300 horas, com duração de seis meses, com aulas aos sábados no período matutino. A mensalidade é de R$180,00 para pagamento a ser efetuado até o sexto dia útil, e R$200,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.







27/05/2019 - Ações ocorreram na quinta e na sexta-feira da semana passada


O Imes Catanduva recebeu na última semana uma programação exclusiva de orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis em parceria com o Programa Municipal de IST/AIDS (PM IST/AIDS) do município. Nos dias 23 e 24 de maio ocorreram palestras com orientação ao público e também testagem.
Segundo o coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Imes, Prof. Dr. João Ricardo Araújo dos Santos, a adesão dos estudantes foi grande e a ação, fundamental para conscientização, pois muitos destes jovens irão propagar as informações. “Estas atividades são muito importantes, principalmente neste momento em que vemos o crescimento destas doenças em muitos municípios do território nacional”, comentou.














15/05/2019 - Sessão é gratuita e aberta ao público, no auditório do Senac


O Cine Debate do Imes Catanduva exibirá, neste sábado, dia 18 de maio, a comédia dramática argentina “O cidadão ilustre” (2016, 118 min), indicada ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e ganhadora de dezenas de prêmios internacionais. A exibição tem início às 14h10, no auditório do Senac Catanduva, gratuita e aberta ao público. No final da sessão haverá um debate mediado pelo professor do Imes e do Senac, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida.

Sinopse

Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta para sua terra natal, um povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade. No caminho uma série de imprevistos ocorrerá com ele.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, em parceria com o Senac e o Sesc Catanduva, completa sete anos de existência em 2019. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:
(Atenção para o filme “Com amor, Van Gogh”, cuja exibição teve de ser antecipada para o dia 13/07).

Dia 15/06 – 14h10 – Sabor da vida (2015, 113 min)
Dia 13/07 – 14h10 – Com amor, Van Gogh (2017, 94 min)
Dia 17/08 – 14h10 – Tenebre (1982, 101 min) – Especial “Mostra de Terror Giallo”
Dia 21/09 – 14h10 – Minha vida de abobrinha (2016, 66 min)
Dia 19/10 – 14h10 – Fátima (2015, 79 min)
Dia 23/11 – 14h10 – Uma mulher fantástica (2017, 104 min) – Especial “Mostra da Diversidade”










13/05/2019 - Na oportunidade os alunos aproveitaram para divulgar o Vestibular de Inverno, que será em julho


O Imes Catanduva levou seus alunos e professores à praça central de Itajobi, na manhã do último sábado, para divulgar seus cursos, além de expor projetos e proporcionar atendimentos variados à população, como na área de saúde (aferição de pressão arterial, IMC e outros). No local foram instaladas tendas e cadeiras, e o grupo de trabalho do Imes também expôs faixas e cartazes no trânsito ao redor da praça. A ação integra a edição 2019 do projeto “Imes na Praça”.
“A ação foi desenvolvida desta vez em Itajobi, como parte da programação do Imes na Praça, e em breve faremos em outras da nossa região. O resultado foi muito bom, devido à presença marcante do público e da atuação da equipe do Imes”, comentou o Coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do IMES, Prof. Dr. João Ricardo Araújo dos Santos, que participou do evento.
O “Imes na Praça” existe desde 2017, promovido uma vez ao mês em Catanduva e região.

Vestibular de Inverno

Outra ação paralela ao Imes na Praça em Itajobi foi a divulgação do Vestibular de Inverno, que ocorrerá em julho. Alunos se organizaram para distribuir panfletos nas ruas do comércio da cidade e também estenderam faixas em pontos estratégicos para o público conhecer mais sobre o Vestibular do Imes.


















08/05/2019 - EDITAL Nº 16/ 2019 HOMOLOGA O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO CONVOCADO PELO EDITAL Nº 10/2019