Notícias

 
     
     
  18/09/2018 - Simpósio continua durante a semana com apresentações de trabalhos de alunos e ex-alunos


O Imes Catanduva abriu na noite de ontem o “2º Simpósio - Profa. Maria Heleny Fabbri de Araújo”, este ano com o tema “Diálogos do passado, presente e futuro”, cuja programação segue até sexta-feira, dia 21 de setembro. Na abertura participou o Coral Vozes de Catanduva, projeto das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, formado por 40 crianças da Rede Municipal de Ensono e com regência de Martha Ocon. Em sequência houve mesas redondas de diversas áreas, com a participação de alunos, ex-alunos e professores, dentre elas “Profissão Contábil: O passado e suas perspectivas futuras”, “Práticas de pesquisa e atualização em Psicooncologia” e “Fisioterapia – Seu passado, o presente e as perspectivas futuras”.
O simpósio contará também esta semana com apresentação de trabalhos de alunos e ex-alunos, no período da noite, no campus, e diversas outras atividades. Confira a programação completa no site http://www.fafica.br/simposio/index.php
































12/09/2018 - Ação envolveu 479 alunos e dezenas de professores e funcionários, no dia 29 de agosto, no campus


A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, encabeçada pelo microscopista Diego Palmieri, esteve no campus do Imes Catanduva na noite do dia 29 de agosto para orientações especiais a alunos, professores e funcionários sobre os perigos que o vetor Aedes aegypti tem representado ao município de Catanduva e região. No total 479 alunos foram informados na ação que teve o objetivo de alertar a população sobre o início do período chuvoso, que beneficia sobremaneira o vetor do mosquito devido à abundância de água e que contribui para o nascimento de ovos que já se encontravam em estado de "hibernação".
“De modo prático, desmistificamos hábitos do mosquito e a pouca efetividade de certos produtos utilizados no dito popular para repelir o inseto, que na prática servem de modo paliativo ao invés de eliminá-lo efetivamente. Foi orientado o uso de salmoura na porção de duas colheres de sal por litro de água para cada ralo das residências, o cuidado com qualquer local que possa reter de água parada nas residências, desde o chão até o trilho do box. Falamos do compartimento do degelo das geladeiras, sendo orientado o uso de detergente naquele local e água sanitária nos banheiros. Foi estimulado aos ouvintes a abertura das residências para a visita dos agentes de endemias e principalmente a necessidade de tornar rotineiro o tratamento de ralos, calhas, vasos de planta e principalmente bebedouros de animais, que devem ser sempre lavados com intervalo mínimo de uma semana (nas últimas avaliações larvárias foi o criadouro de maior proporção para o nascimento do mosquito nos imóveis)”, comentou Diego Palmieri, da SMS.


















11/09/2018 - Curso será às quartas-feiras, em período integral, a partir do dia 17/10


O curso de Odontologia do Imes Catanduva abriu inscrições para o curso de extensão “Condutas básicas para a realização de exodontias de baixa complexidade: do diagnóstico à execução do procedimento cirúrgico”. Ele será promovido entre os dias 17 de outubro e 07 de novembro, às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h. De natureza teórica, prática e clínica, conta com carga horária de 32 horas e duração de quatro módulos e será ministrado pelo professor Thales Bianchi e equipe. Haverá emissão de certificado. Mais informações pelo telefone 3531-2200.










04/09/2018 - Livro traz de forma elucidativa os fatores que podem causar os transtornos no ambiente de trabalho e que podem se agravar para a depressão.


A psicóloga Tatiana Lamanna e o advogado Leonardo Zovedi, ambos formados pelo Imes Catanduva, lançam, no próximo dia 13, o livro “Trabalho e Saúde Mental”, uma obra que procura se aprofundar na complexidade e interseção entre o Trabalho, a Saúde Mental e as repercussões jurídicas. O lançamento será às 19h30, com noite de autógrafos, coquetel e explanação, na sede do Sincomerciários (Rua Recife, 1007, em Catanduva).
O livro traz de forma elucidativa os fatores que podem causar os transtornos no ambiente de trabalho e que podem se agravar para a depressão, provocar demandas judiciais de ordem trabalhista e/ou previdenciária, quando esta for caracterizada como Doença do Trabalho. “A inspiração surgiu devido à vulgarização do tema depressão, que acabou sendo uma das maiores causadoras dos afastamentos laborais, e o objetivo desta obra, além da conscientização da importância da Saúde Mental no ambiente de trabalho é reforçar que um Sistema de Prevenção é o melhor investimento tanto para empresa como também para o empregado”, comentou a autora Tatiana Lamanna.
Para adquirir o exemplar acesse o site http://www.tudodelivro.com.br/












03/09/2018 - Serão cinco filmes exibidos no auditório do Senac Catanduva, gratuito ao público


O Sesc Catanduva, em parceria com o Imes e o Senac Catanduva, promove este mês a mostra de cinema “O Lobo à Espreita - Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman”, que conta com exibição de cinco filmes do renomado cineasta sueco que completaria 100 anos em 2018. A mostra vem percorrendo o país pelas unidades do Sesc, e chega a Catanduva a partir desta semana. Serão quatro sessões às quintas e sextas-feiras no período da noite, encerrando a programação com um Cine Debate Especial, no sábado à tarde. A abertura é nesta quarta, dia 05, às 19h30, com o drama indicado ao Bafta “Persona: Quando duas mulheres pecam” (1966). Realizada no auditório do Senac Catanduva, a mostra é gratuita e aberta ao público. Confira abaixo a programação completa com data, horário e os títulos. Participem!

Programação:

Dia 05/09 – 19h30 – Persona: Quando duas mulheres pecam (1966, 85 min)
Dia 06/09 – 19h30 – A hora do lobo (1968, 90 min)
Dia 13/09 – 19h30 – Vergonha (1968, 103 min)
Dia 14/09 – 19h30 – Morangos silvestres (1957, 91 min)
Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar







Cena do filme Persona



27/08/2018 - Palestra será conduzida por Evelisi Tavoloni, psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo, com vasta atuação na área


O curso de Psicologia do Imes Catanduva, em comemoração ao Dia do Psicólogo, promove hoje, às 20 horas, a palestra “A Psicologia no Sistema de Justiça: uma história de desafios na conquista de Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento será no auditório da Biblioteca Municipal de Catanduva (Avenida São Domingos, 880).
A palestrante convidada é Evelisi Tavoloni, psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo, graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto, especialista em Psicoterapia na Infância pela Unicamp, e com vasta experiência na área da saúde em Ludoterapia Infantil junto ao CREAS.







24/08/2018 - Tema apresentado pelas psicólogas envolveu o bullying direcionado às pessoas com deficiência


A Semana da Pessoa com Deficiência ocorreu entre os dias 20 e 24 de agosto em Catanduva, organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Catanduva e diversas instituições. A programação teve como tema “Todos juntos pela Inclusão” e foi composta por rodas de conversas, mesa redonda, palestras, mostras artísticas, vivências e apresentação teatral. Uma das atividades envolveu as psicólogas formadas pelo Imes Roberta D’Avanzo Sant’Ana, Ana Carolina Ferreira Maia e Flávia Alessandra Maldonato Cattaneo, juntamente com o para-atleta Ademir Santaela, que apresentaram, para os alunos de Psicologia, palestra com o tema “Bullying e Cyberbullying Relacionados à Pessoa com Deficiência”.
“O bullying hoje já se tornou um problema mundial, em que a agressão repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida. A palavra Bullying é o termo utilizado para descrever os atos de violência psicológica, física e verbal, de forma repetitiva e intencional, praticados por uma pessoa ou um grupo, causando angústia e dor para a pessoa que o recebe”, comentaram as psicólogas Roberta, Ana Carolina e Flávia, que levaram o assunto com intuito de conscientização para que o bullying seja extinto em nossa sociedade.
Também foi citada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo assegurar os direitos das pessoas deficientes e punir atitudes discriminatórias. No término os alunos acompanharam a história de vida do para-atleta Ademir Santaela, que dividiu com os participantes sua deficiência, sendo ela na perna e que através da deficiência se tornou um atleta reconhecido, um nadador que já trouxe muitas medalhas para a cidade de Catanduva.










21/08/2018 - Evento é gratuito e aberto ao público


O Cine Debate do Imes Catanduva exibirá, neste sábado, dia 25/08, a comédia dramática em formato de documentário “Taxi Teerã” (2015), uma produção iraniana ganhadora do Urso de Ouro no Festival de Berlim, dirigida pelo cineasta Jafar Panahi. A sessão é gratuita e aberta ao público, com início às 14h15, no auditório do Senac Catanduva. No final haverá debate conduzido pelo professor do Imes, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida.

Sinopse

Dentro de um taxi, passageiros expressam suas opiniões e pontos de vista sobre as mudanças sociais que vem ocorrendo no Irã. O veículo trafega pelas ruas coloridas de Teerã, conduzido pelo próprio diretor do filme, Jafar Panahi, cineasta que foi banido de seu próprio país.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva em parceria com o Sesc e o Senac Catanduva, completou seis anos de existência em 2018. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar Bergman
Dia 20/10 – 14h – Na ventania (2014, 90 min)
Dia 24/11 – 14h – Viver é fácil com os olhos fechados (2013, 108 min)










13/08/2018 - No evento participaram mais de 100 pessoas


O Imes Catanduva realizou na última sexta-feira, dia 10, uma palestra sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na Biblioteca Municipal, voltada aos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia. Estiveram presentes coordenadores, professores e alunos da última série dos referidos cursos, que lotaram o espaço.
“Esta atividade é uma reafirmação da visão e missão do Imes Catanduva, que é o comprometimento com a Educação e com a Sociedade”, comentou o professor Luiz Antônio Bertolo, coordenador do curso de Contábeis do Imes.
A palestrante foi a Profª Drª Agdamar Affini Suffredini, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (MG), mestre em Agroquímica pela mesma Universidade e doutora em Ciências da Saúde pela Famerp. Atualmente é professora Titular do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp) e Pró-Reitora de Ensino na mesma instituição. Ela exerce junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a função de Pesquisadora Institucional e possui inúmeras outras funções docentes. É também autora de vários livros e de uma produção acadêmica louvável.
















24/07/2018 - Evento é neste sábado, aberto à população

O Conselho Regional de Psicologia fez uma parceria com o projeto “Vamos falar sobre”, do curso de Psicologia do Imes, e neste sábado, dia 28, realizará uma roda de conversa sobre o tema Mobilidade Urbana. O objetivo é articular as discussões da Psicologia do Trânsito com as Políticas Públicas de Mobilidade. O evento é gratuito, às 9h30, na Câmara Municipal de Catanduva.
“Trata-se de uma roda de conversa (com proposta de algumas questões disparadoras) entre os membros do grupo ‘Vamos falar sobre’, membros do Núcleo de Trânsito e Mobilidade Urbana do CRP-SP, professores e alunos do Imes Catanduva, profissionais do trânsito da cidade e região, representantes da administração pública e aberta à população em geral. Na oportunidade serão discutidos pontos como: Como é a mobilidade em nossa cidade? Os carros são a melhor opção para transporte e qualidade de vida? Quais outras maneiras seriam possíveis? Quais as propostas para melhorar a circulação em nossa cidade? Dentre outas questões pertinentes”, informaram os organizadores do evento.










21/07/2018 - Revista é nacionalmente reconhecida


Formado em Nutrição no Imes Catanduva, Mateus Tonelli publicou artigo na revista científica “Higiene Alimentar” (2018, v.32, n.280/281, maio/junho), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio e com a colaboração do técnico de laboratório Mairto Roberis Geromel. O título do trabalho é “Ação Antimicrobiana de Óleos Essenciais de Sucupira Branca (Pterodon emarginatus); Folhas de Pêssego (Prunus persica); Bagas de Junipero (Juniperus communis); Rosa de Damasco (Rosa damascena); Petitgrain Mandarina (Citrus deliciosa)”.
“O trabalho procurou verificar a ação antibacteriana de alguns óleos essenciais sobre as bactérias Bacillus cereus, Bacillus subtilis, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium. Resultados eficazes foram observados para o óleo essencial de folhas de pêssego sobre S. aureus (halo de 60 mm) e S. Typhimurium (halo de 62 mm); óleo essencial de folhas de pêssego e petitgrain mandarina sobre B. subtilis (halo de 62 mm). E. coli foi inibida eficientemente por todos os óleos essenciais testados. A atividade inibitória mais eficaz foi observada para o óleo essencial de folhas de pêssego”, comentou a professora e orientadora Maria Luiza Fazio.












18/07/2018 - Sessão deste sábado foi uma parceria especial com a Mostra Scifi, realizada em todo o Brasil pelo Sesc


Para encerrar com chave de ouro a "Mostra de Cinema Clássicos Sci-Fi - uma Jornada de Quatro Décadas pelo Fantástico Mundo dos Filmes B de Ficção Científica", do Sesc, que reuniu dezenas de pessoas nas últimas duas semanas, o Cine Debate deste mês contará com a exibição do filme cult de terror, comédia e ficção científica “Eles vivem” (1988), dirigido pelo mestre do terror moderno John Carpenter. A exibição será neste sábado, dia 21, a partir das 14h15, no auditório do Senac Catanduva, com entrada gratuita e aberta ao público. No final da sessão haverá um debate conduzido pelo professor do Imes, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida. Não percam!

Sinopse

O operário Nada (Roddy Piper) descobre um par de óculos que o permite ver que alienígenas dominaram a Terra, controlando os humanos através de propagandas subliminares. Reúne então um grupo de pessoas para eliminar este mal.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, completa seis anos de existência em 2018. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 18/08 – 14h – Taxi Teerã (2015, 82 min)
Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar Bergman
Dia 20/10 – 14h – Na ventania (2014, 90 min)
Dia 24/11 – 14h – Viver é fácil com os olhos fechados (2013, 108 min)










13/07/2018 - Relação com nomes dos alunos saiu anteontem, no site do CFC


O Imes Catanduva está em clima de festa! 25 alunos do curso de Ciências Contábeis da faculdade foram aprovados no último Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado em 17 de junho. A relação foi publicada no site do Conselho Federal de Contabilidade anteontem, dia 11.
Ainda cursando o 4º ano de Contábeis foram 18 alunos: Aline Daniely de Lima, Amanda Cristina Gaspar, Ayslan Chrysthian Bassi Carnelossi, Crislen Ester Fiocco, Jean Rafael Nalim da Cruz, João Henrique de Souza Junior, Jonatas Vitor Cassero Lazaro, José João Fiomano Neto, Kaio Augusto Genari, Luana Zanardi Lopez, Marcus Rodrigo Mualem dos Santos, Matheus Ferreira de Oliveira, Monieli Roberta Porto, Murilo Scaldelai, Rafael Aparecido da Silva Cunha, Rodrigo Vieira, Ronaldo de Jesus Maia e Ronaldo Francisco de Oliveira.
Também passaram no Exame sete ex-alunos, formados no ano passado: Beatriz dos Santos Ferreira Leite, Carla Lima Rezende da Silva, Caroline dos Santos Santaguita, Clemerson Trentini, Fernanda de Oliveira Gondim, Filipe Souza e João Ricardo Zanirato.
Aplicado duas vezes por ano em todo o País, o Exame de Suficiência é prova obrigatória para a obtenção ou restabelecimento de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373, de 8 de dezembro de 2011. Ele visa comprovar conhecimentos técnicos dos conteúdos programáticos dos cursos de Contabilidade, e para a aprovação, é necessário obter, pelo menos, 50% dos pontos.
“Os estudantes da instituição aprovados são dignos de méritos, pois ainda estão em formação, quando da realização do Exame. Eles estavam praticamente iniciando os conhecimentos do último ano de graduação, e mesmo assim foram aprovados, o que é um orgulho para todos nós da faculdade. Isto demonstra bem a qualidade de ensino do Imes, bem como o empenho e o profissionalismo do nosso corpo docente e a dedicação e empenho dos alunos”, ressaltou a diretora do Imes, Profª Maria Lúcia Miranda Chiliga.
Para prestar o Exame é necessário ter concluído o curso de Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade ou estar cursando o último ano letivo do curso de nível superior.
Para verificar a lista com a relação dos aprovados, acesse o site: http://www.cfc.org.br










11/07/2018 - Serão exibidos cinco filmes raros, dos anos 50, 60, 70 e 80, encerrando com o Cine Debate no final do mês

O Sesc Catanduva, em parceria com o Senac e o Imes Catanduva, realiza a partir desta quinta-feira, dia 12, a "Mostra de Cinema Clássicos Sci-Fi - uma Jornada de Quatro Décadas pelo Fantástico Mundo dos Filmes B de Ficção Científica", com entrada gratuita. Serão quatro filmes raros em exibição e um quinto que integra a programação do Cine Debate de 2018, conduzido pelo jornalista, crítico de cinema e professor do Imes, Felipe Brida. Segue a programação completa:

12/07 - 19h30 - "Fuga no século XXIII" (1976)
13/07 - 19h30 - "O planeta dos vampiros" (1965)
19/07 - 19h30 - "Os malditos" (1963)
20/07 - 19h30 - "O planeta proibido" (1956)
21/07 - 14h - "Eles vivem" (1988) - Cine Debate especial

Em Catanduva os filmes serão exibidos no auditório do Senac Catanduva, e podem participar todo tipo de público.
Esta é uma mostra-catálogo do Sesc, realizada este ano em todo o território nacional, em homenagem ao cinema clássico de ficção científica.












10/07/2018 - Visitas ocorreram em São Paulo no dia 29 de junho


Os estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Direito do Imes Catanduva fizeram uma excursão acadêmica em São Paulo no dia 29 de junho. A turma de Contábeis foi, pela manhã, ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SP) onde participaram de uma visita guiada seguida de uma palestra sobre o Profissional Contábil e no fim participaram de uma Simulação Orientada sobre Ética na Contabilidade. Paralelamente, pela manhã, a turma de Direito visitou a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e a sede da OAB/São Paulo, onde assistiram a diversas palestras. No período da tarde as duas turmas se encontraram na Bolsa de Valores (B3), e os alunos assistiram a palestras com visita guiada.
“Ao todo foram dois grupos, um com 26 estudantes de Ciências Contábeis e outro com 20 do curso de Direito do Imes Catanduva. Enquanto uns visitaram a OAB, outros o CRC. Na Bolsa de Valores puderam vivenciar o dia a dia dos profissionais que atuam no principal centro de negociações de ações e derivativos do Brasil e um dos maiores do mundo”, comentou o coordenador do curso de Contábeis do Imes, professor Luiz Antonio Bertolo.
Acompanharam os alunos os professores Luiz Antonio Bertolo, Bráulio Monti Júnior e Josiane Meira.