Notícias

 
     
     
  21/08/2017 - Espetáculo de dança foi realizado na última sexta, por uma premiada companhia do Rio de Janeiro


Um grupo de alunos e professoras do curso de Pedagogia do Imes Catanduva assistiram, na noite da última sexta-feira (dia 18), ao espetáculo de Dança Contemporânea "Pé de cachimbo", encenado pela Cia Vivá de Dança, no Sesc Catanduva. Inspirado em cantigas de roda e na Cultura Popular Brasileira, o espetáculo reuniu cerca de 100 pessoas no Ginásio de Eventos. “Os temas tratados no espetáculo relacionam-se diretamente a diversas disciplinas do curso de Pedagogia, por isto o trabalho com os alunos em período de aula”, comentou a professora Dirce Aparecida Gimeniz, uma das professoras que acompanhou a turma no Sesc.
















21/08/2017 - Obra será lançada em breve pela editora CRV


O sociólogo Edison Bariani Junior, professor do curso de Psicologia do Imes Catanduva, acaba de publicar seu mais novo livro, A sociedade como ficção: romance e interpretação social no Brasil do século XIX, a ser lançado pela editora CRV e disponível no site desta. O autor, que já publicou os livros Administração pública no Brasil: breve história política (com Christina Andrews), A sociologia no Brasil: uma batalha, duas trajetórias (Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos), Guerreiro Ramos e a redenção sociológica: capitalismo e sociologia no Brasil, Uma sociologia abortada: Tobias Barreto e a crítica da sociologia, agora aventura-se pelo romance novecentista como forma de interpretação da sociedade brasileira, fazendo um panorama histórico-sociológico e literário do país. O livro é resultado de um trabalho de pós-doutorado desenvolvido na Unesp São José do Rio Preto, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcio Scheel, que também prefacia o volume.
No livro, o autor aborda o romance moderno brasileiro, que emerge por volta da metade do século XIX e não somente representa literariamente a vida, como também promove uma interpretação da sociedade brasileira. “Considerando a análise crítica de romances de Macedo, Alencar, Bernardo Guimarães, Franklin Távora, Taunay, Aluísio Azevedo, Raul Pompéia, Inglês de Souza e outros, até Machado de Assis, é possível compreender a vida social brasileira do período e entender a ideia de sociedade que predominava, a sociabilidade, os grupos sociais, as instituições, o status, o prestígio, os interesses, as posições políticas e visões de mundo, a partir de perspectiva individual, singular e suas articulações com a totalidade social. Desse modo, o romance propicia, por outros meios que não os científicos, uma interpretação racional da sociedade brasileira em profundidade que, até então, não havia sido feita pelas Ciências Sociais, bem como foi um tanto relegada pela cultura científica posterior”, comentou Edison Bariani.
Promovendo uma curiosa interação entre sociologia, história, literatura e estética, o autor mapeia e interpreta os principais romances brasileiros do século XIX no intuito de encontrar uma interpretação social, distinta das ciências humanas e autônoma como conhecimento, da sociedade brasileira.







Capa do novo livro do professor Edison



19/08/2017 - Filme, de 2013, é do mesmo diretor do aclamado O fabuloso destino de Amélie Poulain

O Cine Debate do Imes Catanduva exibe, na tarde de hoje, o filme francês de aventura e comédia “Uma viagem extraordinária” (2013), dirigido pelo premiado cineasta Jean-Pierre Jeunet, o mesmo de “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. O evento é gratuito e aberto ao público, com início a partir das 14h, no auditório do Senac Catanduva (Rua Santos, 300 – Vila Rodrigues). Logo depois da exibição haverá um debate mediado pelos professores do Imes Felipe Brida e Lilian Cantelle. Os participantes receberão certificado.
O Cine Debate completou cinco anos de existência e é uma parceria do Imes Catanduva com o Sesc e o Senac Catanduva.

Sinopse:

Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho os Estados Unidos, rumo a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.










17/08/2017 - Curso também promoveu atividades em comemoração ao Dia dos Pais e ao Dia Internacional do Meio Ambiente


O curso de Pedagogia do Imes Catanduva, por meio do projeto Brinquedoteca Itinerante, visitou no último sábado, dia 12, o bairro Jardim Alpino, em Catanduva, e instalou no local o Varal Solidário, com diversos itens para serem doados à comunidade. “Levamos calçados, brinquedos, bijuterias e vestimentas em geral para serem entregues a crianças e adultos do bairro. Foi um dia bem divertido e especial para eles e para nós, do Imes”, comentou a professora de Pedagogia do Imes Dirce Aparecida Gimeniz.

Dia dos Pais

Outra ação realizada pelo curso de Pedagogia do Imes foi a confecção, pelos alunos do curso, de lembranças em homenagem ao Dia dos Pais. Na véspera da data comemorativa, foi realizada a entrega desses mimos para todos os funcionários da faculdade, bem como para a Direção, Coordenação do ISE e Coordenação do Curso de Pedagogia.

Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, no dia 05 de junho, alunos do curso de Pedagogia do Imes elaboraram uma série de painéis e objetos de decoração com materiais recicláveis, que ficaram expostos nos corredores e salas da instituição. A ação também envolveu professores e funcionários com o objetivo de refletir e readequar as ações de cada indivíduo em torno do meio ambiente.







Varal Solidário no Alpino


Varal Solidário no Alpino


Varal Solidário no Alpino


Painel em homenagem ao Dia dos Pais


Mimos para o Dia dos Pais, entregues a funcionários do Imes


Entrega de mimos aos funcionários do Imes


Entrega de mimos aos funcionários do Imes


Painéis em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente


Painéis em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente


Objetos de decoração em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente


Decoração feita pelos alunos para o Dia Internacional do Meio Ambiente



16/08/2017 - Ação envolve alunos e professores da faculdade


O curso de Fisioterapia do Imes Catanduva promove, neste sábado, dia 19, uma ação especial na Praça da Matriz, das 8h às 13h. Lá estarão presentes alunos do 5º ano e professores, que irão realizar avaliações de pressão arterial, saturação de oxigênio, frequência cardíaca e avaliação baropodométrica computadorizada (pressão dos pés durante a pisada). As atividades são gratuitas e abertas ao público.







16/08/2017 - EDITAL Nº 022/2017 - HOMOLOGA O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO CONVOCADO PELO EDITAL Nº 018/2017, DE 27/07/2017.


Clique aqui para acessar o edital...




16/08/2017 - EDITAL Nº 021/2017 - DÁ PUBLICIDADE À DECISÃO PROFERIDA EM RECURSO INTERPOSTO CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO CONVOCADO PELO EDITAL Nº 018/2017


Clique aqui para acessar o edital...




15/08/2017 - Estudantes participaram de importante Congresso em São Paulo


Dois estudantes do 5º ano do curso de Fisioterapia do Imes Catanduva, Pamela Cristina Affonso e Marlon Antonio Cavaçani, participaram do X Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, realizado em abril no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e na oportunidade apresentaram quatro trabalhos, na modalidade pôster físico.
As pesquisas foram realizadas pelos alunos, com a participação da professora de Fisioterapia do Imes Daniela Cristina Lojudice Amarante. Foram elas: “Prevalência de depressão em idosos residentes em instituição de longa permanência”, “Avaliação da força de preensão palmar em idosos da comunidade”, “Bom desempenho no equilíbrio e na marcha por idosos institucionalizados” e “Avaliação da locomoção em idosos através do instrumento glfs 25-p”.










14/08/2017 - Lei completou 11 anos de sanção, na última semana


Aluna do 5º ano de Psicologia, Roberta D’Avanzo Sant’Ana escreveu um artigo sobre os 11 anos de sanção da Lei Maria da Penha, que foi publicado na última semana no jornal Realidade, de Catanduva.
“Dia 07 de Agosto é considerado um marco, pois tem como finalidade firmar a data da sanção da “Lei Maria da Penha” ou Lei Nº 11.340, considerada uma importante conquista no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Essa luta começou com uma mulher, Maria da Penha Maia Fernandes, mestre em parasitologia e farmacêutica bioquímica brasileira que sofreu violência doméstica durante 23 anos dentro de seu casamento e duas tentativas de assassinato, sendo que uma dessas tentativas, um tiro, a deixou paraplégica. Dezenove anos depois, o agressor, seu marido, foi condenado a dez anos e seis meses de prisão, cumprindo menos de um terço da pena em regime fechado”, comentou a estudante.
Ainda segundo Roberta, a partir desses fatos Maria da Penha transformou sua existência na luta pelos direitos das mulheres que sofrem com a violência doméstica. “Após muita luta em 2006 a lei 11.340/06 finalmente entrou em vigor, fazendo com que a violência contra a mulher deixasse de ser tratada como um crime de menos potencial ofensivo. A lei proporcionou uma série de medidas para proteção da mulher que está em situação de agressão ou cuja vida corre riscos. Importante citar, entre essas medidas, foi inclusão a proteção dos filhos, a saída do agressor de casa, cancelamento de procurações feitas em nome do agressor, terminaram as penas pecuniárias (penas que o réu é condenado a pagar multas ou cestas básicas), alterou o Código Penal e permitiu que agressores fossem presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. A partir dessa mudança a violência psicológica passa a ser caracterizada também como violência doméstica, onde não existe a agressão física, mas pode estar em uma relação violenta através de palavras e atitudes que podem ferir a autoestima de uma mulher tanto quanto a violência física”, finalizou Roberta.







Aluna Roberta, da Psicologia



12/08/2017 - Na oportunidade visitantes conheceram o processamento de derivados de tomate e goiabada.


A Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio, juntamente com os alunos do 3º ano de Nutrição do Imes Catanduva, realizaram, na última sexta (dia 11), visita técnica na empresa Predilecta Alimentos Ltda, localizada na cidade de Matão. O objetivo foi conhecer o processo de fabricação de diversos produtos, como complemento para a disciplina Tecnologia dos Alimentos. “Durante a visita os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos e o processamento de derivados de tomate e goiabada. A turma ficou maravilhada”, comentou a professora Maria Luiza.
A funcionária Simone Faber e o proprietário da empresa, Sr. Antônio Tadiotti, acompanharam os visitantes.










09/08/2017 - Publicação deu-se recentemente na revista “Higia Ciência”


A Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio, do curso de Nutrição do Imes Catanduva, publicou recentemente novo artigo científico, na revista científica “Higia Ciência” (v. 3, n. 3). O título do trabalho é “Análise de dados fornecidos pela Vigilância Sanitária de Catanduva referente ao roteiro de inspeção da Portaria CVS 05/13”, e tiveram como autores Cassio Favorato Casemiro e Viniccius Silva de Almeida, ex-alunos do curso de Nutrição, Fernanda Colosio Calil, nutricionista Unimed e ex-professora do Imes, além de Maria Luiza Silva Fazio, orientadora.
“O estudo avaliou os dados fornecidos pela VISA, e através da análise dos dados foi possível constatar como está o atendimento à portaria CVS 05/13 por parte dos estabelecimentos, pois com o roteiro de inspeção foi abordado todos os artigos elencados na portaria. Concluiu-se que para os 10 estabelecimentos avaliados, 80,73 % dos itens encontravam-se de acordo, 8,91% em desacordo e 10,36% não se aplicavam ao solicitado pela Portaria CVS 05/13. Constatou-se também a necessidade de uma atenção maior por parte dos responsáveis pelos estabelecimentos e pelas Autoridades Sanitárias no que se refere aos itens 6 (Há cartazes educativos sobre higienização das mãos nas instalações sanitárias e lavatórios), 8 (O estabelecimento possui um programa de capacitação do pessoal em Boas Práticas), 17 (Há instruções facilmente visíveis e compreensíveis, sobre a higienização dos hortifrutícolas no local dessa operação), 19 (Existe controle de temperatura do procedimento de fritura e as características sensoriais dos óleos utilizados nesse procedimento encontram-se adequados), 26 (a cozinha industrial ou o serviço de alimentação guarda amostras das refeições preparadas conforme as determinações desta Portaria) e 43 (Existe lavatório exclusivo para higiene das mãos, com um cartaz educativo sobre isso. Em posição estratégica em relação ao fluxo de preparações dos alimentos), pois foram os que apresentaram os maiores percentuais de desacordo para o estabelecido pela Portaria CVS 05/13”, comentou a professora Maria Luiza.







07/08/2017 - Homologação das inscrições deferidas e indeferidas, e convocação dos candidatos para o sorteio do ponto da prova didática, a realizar-se no dia 14/08/2017 às 14:00 horas.


Clique aqui para acessar o edital...




02/08/2017 - HOMOLOGA O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO CONVOCADO PELO EDITAL Nº 014/2017, DE 13/07/2017.


Clique aqui para acessar o edital...




01/08/2017 - Sessão será no auditório do Senac, no dia 19, às 14h


Nesse mês de agosto, o Cine Debate do Imes Catanduva exibirá o filme francês de aventura e comédia “Uma viagem extraordinária” (2013), dirigido pelo premiado cineasta Jean-Pierre Jeunet, o mesmo de “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. A exibição, gratuita e aberta ao público, será no dia 19/08, às 14h, no auditório do Senac Catanduva (Rua Santos, 300 – Vila Rodrigues), e logo depois haverá um debate mediado pelos professores do Imes Felipe Brida e Lilian Cantelle. Os participantes receberão certificado. O Cine Debate completou cinco anos de existência e é uma parceria do Imes Catanduva com o Sesc e o Senac Catanduva.

Sinopse:

Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho os Estados Unidos, rumo a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.










28/07/2017 - EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA O ANO DE 2017, NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IMES CATANDUVA, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO INSTITUTO.