Notícias

 
     
     
  05/10/2018 - Obra reúne artigos dos professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor do curso de Direito do Imes Catanduva, José Péricles de Oliveira é um dos organizadores do livro “Constituição e processo”, juntamente Roberta Alessandra Pantoni e Juliano Gil Alves Pereira, todos docentes do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Paranaíba. A obra, lançada por Pedro & João Editores, é uma coletânea de artigos elaborados pelos três professores isoladamente ou em conjunto com outros pesquisadores, os quais se dedicaram a falar sobre Constituição e Processo dentro do cenário jurídico atual. “A obra pretende ser, em razão da abrangência dos temas tratados nos vários artigos que a edificam, material de pesquisa de excelência que certamente contribuirá aos estudos e debates sobre os caminhos a serem trilhados pelo Direito processual no contexto do constitucionalismo contemporâneo. Não se pode perder de vista a importância da norma fundamental sobre as demais disposições que formam o arcabouço normativo de qualquer ordenamento jurídico. Entende-se tradicionalmente que o ordenamento jurídico consiste em um sistema unitário de normas em perfeita harmonia umas com as outras, formando um todo coerente. Nele se verifica, portanto, a existência de um sistema escalonado de normas no qual as hierarquicamente inferiores devem estar em conformidade com as normas superiores”, comentou o professor José Péricles.
De acordo com Péricles, deve-se ter em mente, no entanto, que a validade meramente formal das normas, já não atende mais aos anseios sociais que emergem de sociedades que se pretendem democráticas e pluralistas. “É possível afirmar, portanto, que as normas apenas serão eficazes a partir do momento em que a Constituição figurar como instrumento de compatibilização entre os interesses do Estado e da sociedade civil. Esta preocupação foi, e tem sido, num processo de aperfeiçoamento textual, amplamente contemplada na Constituição Federal pátria, pois, são inúmeros são os dispositivos constitucionais que vão além da simples sedimentação do Estado e da fixação de seus objetivos. Além de várias regras que, a rigor, deveriam ser alocadas na legislação ordinária, trouxe ela uma plêiade de princípios que passaram a constituir, ao lado dos direitos
fundamentais, o núcleo material da constituição”.
Neste sentido, os autores/organizadores se propuseram a levantar o debate, conjugando, na presente obra, artigos sobre temas que resgatam tal discussão.









Prof. José Péricles



03/10/2018 - Exclusivamente neste mês não haverá debate (apenas a sessão).


O Cine Debate do Imes Catanduva traz, neste mês de outubro, a penúltima exibição de cinema do ano, desta vez com o filme “Na ventania” (2014), um poderoso drama produzido na Estônia vencedor de dezenas de prêmios internacionais. Escrito e dirigido pelo jovem cineasta de seu país Martti Helde, o filme será exibido no dia 20 de outubro, sábado, às 14h, no auditório do Senac Catanduva. O evento, em parceria com o Sesc e o Senac Catanduva, é gratuito e aberto ao público. Exclusivamente neste dia não haverá debate (apenas a sessão, das 14h às 15h40).

Sinopse

Estônia, Segunda Guerra Mundial. A jovem Erna é separada do marido e mandada para um campo de trabalho forçado junto com a filha. Sob maus tratos, ela tenta se comunicar com o marido preso, por meio de cartas.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, completou seis anos de existência, com uma rica programação de filmes cultuados. A programação deste ano encerra-se no próximo mês com a sessão da comédia dramática espanhola “Viver é fácil com os olhos fechados” (2013, 108 min), no dia 24/11, a partir das 14h, no auditório do Senac Catanduva.










01/10/2018 - Sipat da Usina Virgolino, em Ariranha, foi realizada no início do mês passado


Alunos do 4º ano de Fisioterapia do Imes Catanduva participaram, junto com a professora Ms. Noeli Pagani, de uma ação preventiva na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Usina Virgolino de Oliveira, em Ariranha (SP), no dia 06 de setembro, no período matutino. Lá apresentaram uma palestra preventiva com o tema “Intervenções Ergonômicas no Ambiente de Trabalho”, para os funcionários da oficina automotiva, num total de 30 pessoas.
“Após a palestra, houve um momento para tirar dúvidas dos colaboradores e finalizamos nosso trabalho com a cinesioterapia laboral (ginástica laboral). Foi um momento de grande satisfação aos acadêmicos, poder colocar em prática os aprendizados recebidos em sala de aula e contribuir com a população do local. Além, claro, de conhecer outro ambiente de trabalho, onde a Fisioterapia também atua”, comentou a professora Noeli.
Estiveram presentes na atividade os seguintes alunos do 4º ano de Fisioterapia do Imes Catanduva:

Felipe Aparecido Ribeiro
Igor José Rodrigues
Isabela Cerquiari
Josiéle do Carmo Belmonte
Maria Julia Silverio
Midian Michele de Carvalho Roque
Mariana Zanardi Lopez














30/09/2018 - Evento contará com várias atividades, na próxima semana


O Imes Catanduva, por meio do curso de Psicologia, promove, a partir da próxima semana, a “XII Semana de Psicologia do Imes Catanduva”, este ano com o tema “Psicologia e saúde mental: Promoção, intervenção e cuidado”. O evento será de 8 a 11 de outubro, sempre a partir das 19h30, e a programação contará com oficinas, mesa redonda, palestras e minicursos. Inscrições limitadas até o dia 05 de outubro, na tesouraria do Imes (telefone 3531-2200). Abaixo a programação completa.












25/09/2018 - Pesquisa envolveu arruda, boldo chileno, camomila egípcia, carqueja e erva cidreira.


A ex-aluna do curso de Nutrição do Imes Catanduva Daniela Rodrigues dos Santos (foto abaixo) publicou recentemente artigo na revista científica “Hígia Ciência” (v. 4, n. 1), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio. O título do trabalho é “Ação antimicrobiana de arruda, boldo chileno, camomila egípcia, carqueja e erva cidreira”, com autoria ainda de Mairto Roberis Geromel, técnico de laboratório do Imes.
De acordo com a professora Maria Luiza, o estudo avaliou a atividade antimicrobiana dos extratos aquosos de plantas medicinais usadas no preparo de chás - arruda, boldo chileno, camomila egípcia, carqueja e erva cidreira, e dos mesmos combinados entre si, sobre algumas bactérias, como Bacillus cereus, Bacillus subtilis (ATCC 6633), Salmonella Typhimurium (ATCC 14028), Salmonella Enteritidis e Staphylococcus aureus (ATCC 22923). “O extrato de carqueja apresentou o maior espectro de ação, uma vez que inibiu de forma mais eficaz todos os microrganismos. A ação mais eficiente foi observada no extrato de carqueja sobre B. subtilis. S. Enteritidis foi a bactéria inibida pelo maior número de extratos (7). A ação antibacteriana mais eficaz foi constatada para o extrato aquoso de carqueja”, comentou.







ágina da revista com o artigo


Ex-aluna do Imes publicou artigo



24/09/2018 - Segunda edição do evento foi realizado de 17 a 21 de setembro


Entre os dias 17 e 21 de setembro o Imes Catanduva promoveu o “2º Simpósio - Profa. Maria Heleny Fabbri de Araújo”, que neste ano contou com o tema “Diálogos do passado, presente e futuro”. Foram cinco dias com uma extensa programação (mesas redondas com ex-alunos, palestras de professores e profissionais convidados, apresentações de trabalhos de alunos e momentos artísticos), realizada no campus, no período da noite.
A abertura teve a apresentação do Coral Vozes de Catanduva, projeto das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, formado por 40 crianças da Rede Municipal de Ensino e com regência de Martha Ocon, e o encerramento contou com o Coral do IFSP – Campus Catanduva.
De acordo com o Prof. Dr. João Ricardo Araújo dos Santos, coordenador de Pós-gradução, Pesquisa e Extensão do Imes Catanduva e coordenador geral do Simpósio, esta segunda edição do evento homenageou postumamente a figura da professora Maria Heleny Fabbri de Araújo, ex-diretora do Imes, e mais uma vez envolveu toda a comunidade do Imes, estudantes e profissionais da região para discutir ideias fundamentais para a sociedade atual. “Foi uma semana voltada ao debate e enfrentamento de temas relevantes. O evento procurou promover o conhecimento sistematizado sobre temáticas importantes das diversas áreas do conhecimento tendo como enfoque a efetivação da divulgação das pesquisas realizadas pelos docentes e discentes do Imes e das instituições de ensino parceiras”, comentou.
O 2º Simpósio contou com o apoio da Prefeitura de Catanduva, através de suas Secretarias de Educação, Cultura e Comunicação. “O evento teve centenas de participantes que puderam enriquecer seu conhecimento através de mesas redondas e palestras que ocorreram no Imes e em espaços da cidade como a Biblioteca Municipal. No ano em que Catanduva comemora seu centenário, pudemos deixar evidente a importância da nossa marca para a formação e a transformação de profissionais que ajudam a alavancar a economia de Catanduva e região”, finalizou o Prof. Dr. João Ricardo.












18/09/2018 - Simpósio continua durante a semana com apresentações de trabalhos de alunos e ex-alunos


O Imes Catanduva abriu na noite de ontem o “2º Simpósio - Profa. Maria Heleny Fabbri de Araújo”, este ano com o tema “Diálogos do passado, presente e futuro”, cuja programação segue até sexta-feira, dia 21 de setembro. Na abertura participou o Coral Vozes de Catanduva, projeto das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, formado por 40 crianças da Rede Municipal de Ensono e com regência de Martha Ocon. Em sequência houve mesas redondas de diversas áreas, com a participação de alunos, ex-alunos e professores, dentre elas “Profissão Contábil: O passado e suas perspectivas futuras”, “Práticas de pesquisa e atualização em Psicooncologia” e “Fisioterapia – Seu passado, o presente e as perspectivas futuras”.
O simpósio contará também esta semana com apresentação de trabalhos de alunos e ex-alunos, no período da noite, no campus, e diversas outras atividades. Confira a programação completa no site http://www.fafica.br/simposio/index.php
































12/09/2018 - Ação envolveu 479 alunos e dezenas de professores e funcionários, no dia 29 de agosto, no campus


A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, encabeçada pelo microscopista Diego Palmieri, esteve no campus do Imes Catanduva na noite do dia 29 de agosto para orientações especiais a alunos, professores e funcionários sobre os perigos que o vetor Aedes aegypti tem representado ao município de Catanduva e região. No total 479 alunos foram informados na ação que teve o objetivo de alertar a população sobre o início do período chuvoso, que beneficia sobremaneira o vetor do mosquito devido à abundância de água e que contribui para o nascimento de ovos que já se encontravam em estado de "hibernação".
“De modo prático, desmistificamos hábitos do mosquito e a pouca efetividade de certos produtos utilizados no dito popular para repelir o inseto, que na prática servem de modo paliativo ao invés de eliminá-lo efetivamente. Foi orientado o uso de salmoura na porção de duas colheres de sal por litro de água para cada ralo das residências, o cuidado com qualquer local que possa reter de água parada nas residências, desde o chão até o trilho do box. Falamos do compartimento do degelo das geladeiras, sendo orientado o uso de detergente naquele local e água sanitária nos banheiros. Foi estimulado aos ouvintes a abertura das residências para a visita dos agentes de endemias e principalmente a necessidade de tornar rotineiro o tratamento de ralos, calhas, vasos de planta e principalmente bebedouros de animais, que devem ser sempre lavados com intervalo mínimo de uma semana (nas últimas avaliações larvárias foi o criadouro de maior proporção para o nascimento do mosquito nos imóveis)”, comentou Diego Palmieri, da SMS.


















11/09/2018 - Curso será às quartas-feiras, em período integral, a partir do dia 17/10


O curso de Odontologia do Imes Catanduva abriu inscrições para o curso de extensão “Condutas básicas para a realização de exodontias de baixa complexidade: do diagnóstico à execução do procedimento cirúrgico”. Ele será promovido entre os dias 17 de outubro e 07 de novembro, às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h. De natureza teórica, prática e clínica, conta com carga horária de 32 horas e duração de quatro módulos e será ministrado pelo professor Thales Bianchi e equipe. Haverá emissão de certificado. Mais informações pelo telefone 3531-2200.










04/09/2018 - Livro traz de forma elucidativa os fatores que podem causar os transtornos no ambiente de trabalho e que podem se agravar para a depressão.


A psicóloga Tatiana Lamanna e o advogado Leonardo Zovedi, ambos formados pelo Imes Catanduva, lançam, no próximo dia 13, o livro “Trabalho e Saúde Mental”, uma obra que procura se aprofundar na complexidade e interseção entre o Trabalho, a Saúde Mental e as repercussões jurídicas. O lançamento será às 19h30, com noite de autógrafos, coquetel e explanação, na sede do Sincomerciários (Rua Recife, 1007, em Catanduva).
O livro traz de forma elucidativa os fatores que podem causar os transtornos no ambiente de trabalho e que podem se agravar para a depressão, provocar demandas judiciais de ordem trabalhista e/ou previdenciária, quando esta for caracterizada como Doença do Trabalho. “A inspiração surgiu devido à vulgarização do tema depressão, que acabou sendo uma das maiores causadoras dos afastamentos laborais, e o objetivo desta obra, além da conscientização da importância da Saúde Mental no ambiente de trabalho é reforçar que um Sistema de Prevenção é o melhor investimento tanto para empresa como também para o empregado”, comentou a autora Tatiana Lamanna.
Para adquirir o exemplar acesse o site http://www.tudodelivro.com.br/












03/09/2018 - Serão cinco filmes exibidos no auditório do Senac Catanduva, gratuito ao público


O Sesc Catanduva, em parceria com o Imes e o Senac Catanduva, promove este mês a mostra de cinema “O Lobo à Espreita - Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman”, que conta com exibição de cinco filmes do renomado cineasta sueco que completaria 100 anos em 2018. A mostra vem percorrendo o país pelas unidades do Sesc, e chega a Catanduva a partir desta semana. Serão quatro sessões às quintas e sextas-feiras no período da noite, encerrando a programação com um Cine Debate Especial, no sábado à tarde. A abertura é nesta quarta, dia 05, às 19h30, com o drama indicado ao Bafta “Persona: Quando duas mulheres pecam” (1966). Realizada no auditório do Senac Catanduva, a mostra é gratuita e aberta ao público. Confira abaixo a programação completa com data, horário e os títulos. Participem!

Programação:

Dia 05/09 – 19h30 – Persona: Quando duas mulheres pecam (1966, 85 min)
Dia 06/09 – 19h30 – A hora do lobo (1968, 90 min)
Dia 13/09 – 19h30 – Vergonha (1968, 103 min)
Dia 14/09 – 19h30 – Morangos silvestres (1957, 91 min)
Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar







Cena do filme Persona



27/08/2018 - Palestra será conduzida por Evelisi Tavoloni, psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo, com vasta atuação na área


O curso de Psicologia do Imes Catanduva, em comemoração ao Dia do Psicólogo, promove hoje, às 20 horas, a palestra “A Psicologia no Sistema de Justiça: uma história de desafios na conquista de Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento será no auditório da Biblioteca Municipal de Catanduva (Avenida São Domingos, 880).
A palestrante convidada é Evelisi Tavoloni, psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo, graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto, especialista em Psicoterapia na Infância pela Unicamp, e com vasta experiência na área da saúde em Ludoterapia Infantil junto ao CREAS.







24/08/2018 - Tema apresentado pelas psicólogas envolveu o bullying direcionado às pessoas com deficiência


A Semana da Pessoa com Deficiência ocorreu entre os dias 20 e 24 de agosto em Catanduva, organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Catanduva e diversas instituições. A programação teve como tema “Todos juntos pela Inclusão” e foi composta por rodas de conversas, mesa redonda, palestras, mostras artísticas, vivências e apresentação teatral. Uma das atividades envolveu as psicólogas formadas pelo Imes Roberta D’Avanzo Sant’Ana, Ana Carolina Ferreira Maia e Flávia Alessandra Maldonato Cattaneo, juntamente com o para-atleta Ademir Santaela, que apresentaram, para os alunos de Psicologia, palestra com o tema “Bullying e Cyberbullying Relacionados à Pessoa com Deficiência”.
“O bullying hoje já se tornou um problema mundial, em que a agressão repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida. A palavra Bullying é o termo utilizado para descrever os atos de violência psicológica, física e verbal, de forma repetitiva e intencional, praticados por uma pessoa ou um grupo, causando angústia e dor para a pessoa que o recebe”, comentaram as psicólogas Roberta, Ana Carolina e Flávia, que levaram o assunto com intuito de conscientização para que o bullying seja extinto em nossa sociedade.
Também foi citada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo assegurar os direitos das pessoas deficientes e punir atitudes discriminatórias. No término os alunos acompanharam a história de vida do para-atleta Ademir Santaela, que dividiu com os participantes sua deficiência, sendo ela na perna e que através da deficiência se tornou um atleta reconhecido, um nadador que já trouxe muitas medalhas para a cidade de Catanduva.










21/08/2018 - Evento é gratuito e aberto ao público


O Cine Debate do Imes Catanduva exibirá, neste sábado, dia 25/08, a comédia dramática em formato de documentário “Taxi Teerã” (2015), uma produção iraniana ganhadora do Urso de Ouro no Festival de Berlim, dirigida pelo cineasta Jafar Panahi. A sessão é gratuita e aberta ao público, com início às 14h15, no auditório do Senac Catanduva. No final haverá debate conduzido pelo professor do Imes, jornalista e crítico de cinema Felipe Brida.

Sinopse

Dentro de um taxi, passageiros expressam suas opiniões e pontos de vista sobre as mudanças sociais que vem ocorrendo no Irã. O veículo trafega pelas ruas coloridas de Teerã, conduzido pelo próprio diretor do filme, Jafar Panahi, cineasta que foi banido de seu próprio país.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva em parceria com o Sesc e o Senac Catanduva, completou seis anos de existência em 2018. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 15/09 – 14h – Sonata de outono (1978, 99 min) - Especial Mostra Ingmar Bergman
Dia 20/10 – 14h – Na ventania (2014, 90 min)
Dia 24/11 – 14h – Viver é fácil com os olhos fechados (2013, 108 min)










13/08/2018 - No evento participaram mais de 100 pessoas


O Imes Catanduva realizou na última sexta-feira, dia 10, uma palestra sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na Biblioteca Municipal, voltada aos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia. Estiveram presentes coordenadores, professores e alunos da última série dos referidos cursos, que lotaram o espaço.
“Esta atividade é uma reafirmação da visão e missão do Imes Catanduva, que é o comprometimento com a Educação e com a Sociedade”, comentou o professor Luiz Antônio Bertolo, coordenador do curso de Contábeis do Imes.
A palestrante foi a Profª Drª Agdamar Affini Suffredini, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (MG), mestre em Agroquímica pela mesma Universidade e doutora em Ciências da Saúde pela Famerp. Atualmente é professora Titular do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp) e Pró-Reitora de Ensino na mesma instituição. Ela exerce junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a função de Pesquisadora Institucional e possui inúmeras outras funções docentes. É também autora de vários livros e de uma produção acadêmica louvável.