Notícias

 
     
     
  15/10/2019 - Evento é gratuito, aberto ao público e dá direito a certificado


O Cine Debate do Imes Catanduva exibe neste sábado, dia 19/10, a partir das 14h30, o filme independente francês “Fátima” (2015, 79 min), ganhador de três prêmios Cesar (considerado o Oscar da França). A sessão de cinema é gratuita e aberta ao público, no auditório do Senac Catanduva. No final haverá um debate mediado por dois psicólogos convidados pelo Imes, Fernando Macedo (professor da instituição de ensino) e William Nunes - por motivo de viagem, o coordenador e mediador do Cine Debate Felipe Brida não estará presente.

Sinopse

Fátima trabalha duro para oferecer o melhor futuro possível às duas filhas. Um dia, ela cai de uma escada e imobilizada, põe-se a escrever em árabe tudo o que não lhe foi possível dizer até então às suas filhas.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, em parceria com o Senac e o Sesc Catanduva, completou sete anos de existência em 2019. A programação deste ano trouxe filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 23/11 – 14h10 – Uma mulher fantástica (2017, 104 min) – Especial “Mostra da Diversidade”










14/10/2019 - Renda do show será revertida para a Associação Sempre Viva, que cuida de mulheres mastectomizadas


No mês em que se comemora o “Dia do Professor”, o Imes Catanduva traz para Catanduva o stand up “Vida de professor”, com o humorista Diogo Almeida. A apresentação será no dia 24 de outubro, no Teatro Municipal ‘Aniz Pachá’; devido ao sucesso de vendas, haverá duas apresentações: a primeira às 19h30 (sessão já esgotada) e às 21h30 (ainda com ingressos disponíveis).
No stand up que já rodou diversas cidades do Brasil, Diogo Almeida, que já deu aulas para adolescentes, retrata o dia a dia e os dilemas dos professores em sala, com situações reais e um humor afiado.
O evento tem apoio da Prefeitura de Catanduva, e toda a renda será em prol à Associação Sempre Viva.
Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Municipal ‘Aniz Pachá’ e na CNA Idiomas (rua Bahia esquina com a rua Amazonas). Valores: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia).










07/10/2019 - CBM 2019 é considerado um dos mais importantes da área realizados no Brasil.


A professora Dra. Maria Luiza Silva Fazio, docente do curso de Nutrição do Imes Catanduva, participou do “30º Congresso Brasileiro de Microbiologia - CBM 2019”, promovido entre os dias 06 e 09 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL). No evento teve a oportunidade de apresentar duas seguintes pesquisas desenvolvidas sob a sua orientação: “ANTIBACTERIAL ACTION OF IN NATURA MUSHROOMS” desenvolvida pela ex-aluna Maria Carolina Scaldelai, e “ANTIMICROBIAL ACTIVITY OF CAJEPUT, CAMEL GRASS, LEMON GRASS, CAT`S HERB AND SCOTLAND MINT ESSENTIAL OILS”, desenvolvida pela aluna Natália Marasco – e ambas com a participação do técnico de laboratório do Imes, Mairto Roberis Geromel.
Também participou do evento apresentando o trabalho intitulado “ANTIBACTERIAL POTENTIAL OF HONEY AND PROPOLIS”, da ex-aluna Larissa Paulino, desenvolvido sob a orientação da Profa. Maria Luiza e participação de Mairto Roberis Geromel.
O “CBM 2019” é considerado um dos mais importantes da área realizados no Brasil.












18/09/2019 - Animação para adultos recebeu indicação ao Oscar, Globo de Ouro e Bafta


O Cine Debate do Imes Catanduva promove sábado, dia 21 de setembro, mais uma sessão de cinema gratuita e aberta ao público, desta vez com a animação indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro “Minha vida de abobrinha” (2016, 66 min). A sessão tem início às 14h30, no auditório do Senac Catanduva, e no final haverá um debate mediado pelo jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, professor do Imes e do Senac.

Sinopse

O garotinho Ícaro, apelidado de Abobrinha, perde a mãe num acidente e é levado para um orfanato. Lá, faz novos amigos, como Simon, Ahmed, Jujube, Alice e Béatrice, que não foram poupados pela vida. Até que tudo muda com a chegada de uma menina chamada Camille.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, em parceria com o Senac e o Sesc Catanduva, completa sete anos de existência em 2019. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 19/10 – 14h10 – Fátima (2015, 79 min)
Dia 23/11 – 14h10 – Uma mulher fantástica (2017, 104 min) – Especial “Mostra da Diversidade”










16/09/2019 -

O Imes Catanduva realizou, no último sábado, a entrega de 700 quilos de café ao Hospital de Câncer de Barretos (o "Hospital de Amor"), arrecadados durante a campanha "Café Solidário", de 2019. O evento é tradicional no campus do Imes, e a cada ano mais pessoas participam das doações. A diretoria da faculdade agradece os alunos, professores, funcionários e parceiros envolvidos na ação, bem como os Amigos Solidários Catanduva e a Sra. Vera Lúcia Agustinelli.
















05/09/2019 - Pesquisa foi apresentada em São José do Rio Preto, ontem


A professora Dra. Maria Luiza Silva Fazio, do curso de Nutrição do Imes Catanduva, participou, ontem, dia 04 de setembro, da Comissão Examinadora da Defesa de Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Unesp/ São José do Rio Preto, onde avaliou a tese intitulada “Suco de laranja integral: caracterização físico-química, avaliação sensorial e desenvolvimento de fruta estruturada com polpa de uva e goiaba”.
A pesquisa foi desenvolvida pela nutricionista Lara Borghi Virgolin, ex aluna do curso de Nutrição do Imes, sob orientação da Profa. Dra. Natália Janzantti, que, no final, obteve aprovação pela banca.
Além da Profa. Maria Luiza, a comissão teve, como membro titular, a Profa. Dra. Ellen Silva Lago Vanzela, a Profa. Dra. Ana Carolina Conti e Silva e a Profa. Dra. Mércia Fatima Manente Bettini.







Foto (da esquerda para a direita): Profa. Dra. Ellen Silva Lago Vanzela, Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio, Profa. Dra. Ana Carolina Conti, Profa. Dra. Mercia Fatima Manente Bettini, Lara Borghi Virgolin e Profa. Dra. Natália Janzantti.



02/09/2019 - Centenas de pessoas participaram do evento na semana passada


O Imes Catanduva realizou, no período de 26 a 30 de agosto, o “III Simpósio Profa. Maria Heleny Fabbri de Araújo”, evento de grande sucesso e que ao longo da semana contagiou toda a cidade levando educação de qualidade aos principais auditórios de Catanduva, como o do Senac, da Biblioteca Municipal e a Via Eventos.
Participaram do Simpósio desse ano os cursos de Ciências Contábeis, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Direito e Odontologia. Ao longo da semana foram realizadas palestras, rodas de conversa, apresentações de alunos com painéis, e o encerramento, na Via Eventos, contou com a palestra do presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Sr. Henrique Duarte Prata. “Ele proferiu uma belíssima palestra em que pode incentivar ainda mais diversas instituições de Catanduva e região, que desprovidas de interesse, visam minimizar o sofrimento do próximo. De modo geral, o Simpósio teve a cara do Imes, uma instituição séria e que há anos faz a educação de Catanduva brilhar. Iremos evoluir cada vez mais”, comentou o coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Imes, Prof. Dr. João Ricardo Araújo dos Santos.




































25/08/2019 - Diversos cursos do Imes criaram uma programação especial de atividades para este ano


Tem início amanhã, dia 26, a partir das 20 horas, o “3º Simpósio – Profa Maria Heleny Fabbri de Araújo”, realizado pelo Imes Catanduva, que segue até o dia 30 com uma extensa programação, como exposição de painéis, mesa redonda, apresentação de trabalhos na modalidade oral, palestras e minicursos. Este ano o tema será “Desafios e oportunidades em uma era de transformações”.
O público-alvo do simpósio são pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior. O objetivo do evento é proporcionar aos participantes a oportunidade de expor seus trabalhos científicos, compartilhar seus conhecimentos e debater temas nas áreas de Humanas, Biológicas, Exatas, Saúde e as Tecnológicas.
Para conferir mais informações sobre o 3º Simpósio do Imes e conhecer a programação de cada curso acesse o site http://www.fafica.br/simposio2019/










23/08/2019 - Evento realizado na Apae local mobilizou a comunidade


Entre os dias 21 e 22 de agosto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Catanduva realizou a “1ª Jornada de Saúde”, com a promoção de palestras sobre temas atuais relacionados tanto ao público infantil quanto ao adulto. O evento reuniu dezenas de pessoas na sede da Apae, e dentre os parceiros estava o Imes Catanduva, representado pela diretora, Maria Lúcia Miranda Chiliga.
“Foram três palestrantes convidadas, a fisioterapeuta e professora do Imes Fábia Ferreira da Silva Prieto, a neuropsicóloga e docente da Famerp Karina Borges e a médica especializada em Neurologia e professora da Fameca Simone Mayra Fernandes. Destaco que a Jornada foi um sucesso, envolveu muita gente para que se pudesse discutir temas como avaliação neuropsicológica infantil, intervenções precoces e práticas sensório-motoras. Mais uma vez o Imes manteve-se presente em ações dessa grandeza, relevantes para a sociedade”, comentou Maria Lúcia.






















22/08/2019 - Ação social do Imes existe desde 2013


O Imes Catanduva realiza mais uma edição da campanha “Café com Solidariedade”, com o objetivo de arrecadar pacotes de café para o Hospital de Câncer de Barretos (o “Hospital do Amor”). A ação, que existe desde 2013, ocorre até o dia 09 de setembro, em parceria com empresas, lojas e escolas de Catanduva e região, que estão com pontos de coleta. Ao todo são cinco locais de arrecadação, dentre eles a secretaria do Imes – confira os outros no banner abaixo.
“Pedimos apoio a todos para doarem um pacote de café ao Hospital do Amor, um gesto simples, porém significativo. No final deste mês, receberemos a visita do Sr. Henrique Prata, gestor do hospital, e como forma de agradecimento pela sua presença mandaremos nossa contribuição diretamente para ele”, comentou o ex-aluno de Ciências Contábeis do Imes Guilherme Baldon, que é um dos articuladores e criadores do projeto.










20/08/2019 - Encontro foi realizado no dia 17 de agosto, no Centro de Convenções da Famerp


A estudante Vitória Betussi, do 2º ano do curso de Psicologia do Imes Catanduva, venceu o prêmio de 1º lugar na categoria “melhor trabalho acadêmico” no “II Encontro Acadêmico de Psicologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)”. A edição deste ano teve como tema “Avanços e desafios no século 21”, e foi realizada no último dia 17, no Centro de Convenções da faculdade. Vitória apresentou a pesquisa com o título “Delineamento da atuação do psicólogo em unidades hospitalares: Revisão sistemática”, orientada pelo professor Fulvio Bérgamo Trevizan, que ministra as disciplinas Seminários de Pesquisa e Psicologia Hospitalar no Imes Catanduva.
“A ideia do tema pesquisado pela aluna surgiu quando estivemos, ela e eu, num congresso em Barretos, onde sentimos a necessidade de falar sobre a atuação do psicólogo em cada departamento de um hospital, como a UTI, oncologia, maternidade etc. Fizemos um mapeamento das técnicas de intervenção, optamos por uma revisão sistemática, que é revisão de literatura com métodos científicos mais rigorosos, com busca eletrônica a fim de localizar artigos científicos já publicados sobre o tema e assim expor os resultados para o público”, comentou o professor Fulvio.
Ele também destacou a importância da realização de trabalhos acadêmicos pelos alunos que estão na faculdade. “O aluno aprende observando a prática, desenvolve capacidade de síntese, análise, senso crítico, apresentação oral, ou seja, ele cresce em muitos domínios, por isso é fundamental que o estudante saiba pesquisar e escrever artigos enquanto está inserido no âmbito universitário”.










13/08/2019 - EDITAL Nº 21 /2019 HOMOLOGA O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO CONVOCADO PELO EDITAL Nº 17/2019


Clique aqui para acessar o edital..




13/08/2019 - Evento é gratuito, no auditório do Senac Catanduva


O Imes Catanduva, em parceria com o Sesc e o Senac Catanduva, realiza neste sábado (dia 17) mais uma sessão do Cine Debate 2019, a partir das 14h10, no auditório do Senac. O filme deste mês é o terror italiano “Tenebre” (1982, 101 minutos), do diretor Dario Argento, que integra a “Mostra de Terror Giallo”, do Sesc.
O evento é gratuito e aberto a todos. No final haverá um debate mediado pelo jornalista e crítico de cinema Felipe Brida, que é professor do Imes e do Senac.

Sinopse

O escritor Peter Neal chega à cidade de Roma para promover seu último livro, “Tenebre”, mas descobre que alguém está usando seus romances como inspiração para cometer assassinatos. Logo, ele se vê envolvido nos crimes e passa a tentar descobrir o assassino.

Cine Debate

O Cine Debate, um projeto de extensão criado pelo curso de Psicologia do Imes Catanduva, em parceria com o Senac e o Sesc Catanduva, completa sete anos de existência em 2019. A programação deste ano traz filmes importantes e premiados. Confira abaixo as próximas exibições:

Dia 21/09 – 14h10 – Minha vida de abobrinha (2016, 66 min)
Dia 19/10 – 14h10 – Fátima (2015, 79 min)
Dia 23/11 – 14h10 – Uma mulher fantástica (2017, 104 min) – Especial “Mostra da Diversidade”










11/08/2019 - Professora Antonia Perissinot faleceu no dia 09

O Imes Catanduva informa o falecimento da querida ex-professora Antônia Maria Perissinot, ocorrido no último dia 09. Por muitos anos ela atuou na instituição como docente do curso de Letras e também como coordenadora do mesmo. Atualmente residia em São Paulo e se tratava de uma leucemia. Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Catanduva.
Ex-alunos, funcionários, colegas de profissão e a direção do Imes sente profundamente a partida da professora prestando assim uma singela homenagem em sua memória.










07/08/2019 - Prova de Suficiência é obrigatória para a obtenção ou restabelecimento de registro no CRC


No último Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado em 07 de julho desse ano, o curso de Ciências Contábeis do Imes Catanduva teve três de seus alunos aprovados e uma ex-aluna. A relação foi publicada no site da CONSULPLAN no dia 02/08/2019. São eles: Leticia Bonfim Menezes (4º ano), Maiara Cristina Bueno de Freitas (4º ano), Raphael Marcelo Gonçalves Xavier (4º ano) e a ex-aluna Pamela Rodrigues Casagrande (formada em 2018).
Aplicado duas vezes por ano em todo o País, o Exame de Suficiência é prova obrigatória para a obtenção ou restabelecimento de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373, de 8 de dezembro de 2011. Ele visa comprovar conhecimentos técnicos dos conteúdos programáticos dos cursos de Contabilidade, e para a aprovação, é necessário obter, pelo menos, 50% dos pontos.
“Os estudantes da instituição aprovados são dignos de méritos, pois ainda estão em formação, quando da realização do Exame. Eles estavam praticamente iniciando os conhecimentos do último ano de graduação, e mesmo assim foram aprovados, o que é um orgulho para todos nós da faculdade. Isto demonstra bem a qualidade de ensino do Imes, bem como o empenho e o profissionalismo do nosso corpo docente”, ressaltou a diretora do Imes, Profª Maria Lúcia Miranda Chiliga.
Para prestar o Exame é necessário ter concluído o curso de Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade ou estar cursando o último ano letivo do curso de nível superior.
Para verificar a lista com a relação dos aprovados, acesse o site:
https://d3du0p87blxrg0.cloudfront.net/concursos/1506/22_4691109.pdf