Notícias

 
     
     
  18/10/2017 - 1ª RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº 023/2017, de 10 de outubro de 2017.


Clique aqui para acessar o edital...




18/10/2017 - Pesquisa envolveu ex-aluna do Imes e professores


A Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio, do curso de Nutrição do Imes Catanduva, publicou artigo na revista científica “Higiene Alimentar” (2017, v.31, edição n.272 /2730), com o título “Atividade Antibacteriana de Óleos Essenciais de Café Verde e Torrado (Coffea arabica), Cacau (Theobroma cacao), Casca e Folha de Canela do Ceilão (Cinnamomum zeylanicun)”. A pesquisa teve, como autores, Letícia Farag Salviano, ex-aluna do curso de Nutrição, Mairto Roberis Geromel, técnico de laboratório, e Maria Luiza Silva Fazio, orientadora.
Segundo Maria Luiza, o objetivo do trabalho foi verificar a ação antibacteriana dos óleos essenciais de café verde e torrado (Coffea arabica), cacau (Theobroma cacao), casca e folha de canela do Ceilão (Cinnamomum zeylanicun) sobre as bactérias Bacillus cereus, Bacillus subtilis, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium. “Os óleos essenciais de cacau, canela casca e canela folha inibiram significativamente todos os micro-organismos testados. E. coli foi inibida significativamente por todos os óleos essenciais. O óleo essencial de canela casca demonstrou os melhores efeitos inibitórios, sendo o mais significativo sobre a E. coli (halo de 36 mm)”, comentou a professora.







Página da revista com o artigo



17/10/2017 - Projeto de extensão completou um ano em junho


Neste mês de outubro, o projeto “Vamos falar sobre”, do curso de Psicologia do Imes, abordará o tema “Arte e moral”. O evento, aberto ao público e gratuito, será no dia 29 (domingo), às 18h, na Praça do Aeroporto.

Sobre o projeto

Iniciado em junho de 2016, o “Vamos Falar Sobre” é um projeto de extensão promovido pelo curso de Psicologia do Imes, que tem como objetivo produzir um campo de diálogo e práticas que potencializem a formação integral dos estudantes, com foco no debate, a fim de gerar e disseminar conhecimento sobre temas atuais, contribuir para o desenvolvimento da participação e reflexão junto à comunidade e proporcionar que os estudantes tenham uma experiência de participação ativa na construção, execução e avaliação de um projeto comunitário.
“O intuito é discutir abertamente temas de interesse social em espaços públicos. O projeto ocorria inicialmente aos sábados de manhã na Praça da República e atualmente é realizado mensalmente aos domingos à tarde na praça de alimentação do Aeroporto”, comentou o professor Leandro Rosa, atual coordenador do projeto.
Já foram abordados nos espaços de diálogo temas como relacionamento abusivo, discursos de ódio, escola sem partido, igualdade e identidade de gênero, manipulação midiática, cultura, educação, crise e desemprego, entre outros. “Além de discutir e informar sobre determinado assunto, o projeto visa também se apropriar do espaço público e divulgar uma forma de conversa que seja democrática e horizontal, na qual todas e todos tenham o direito ao mesmo espaço de voz”, finalizou o professor Leandro.










16/10/2017 - Filme de 1973 com Al Pacino trata da corrupção na polícia de Nova York


O Cine Debate do Imes Catanduva traz, neste sábado, dia 21, o drama policial “Serpico” (1973), cultuado filme biográfico dirigido por Sidney Lumet que deu a Al Pacino o Globo de Ouro de melhor ator e a indicação ao Oscar na mesma categoria. O filme também concorreu ao Oscar de melhor roteiro adaptado e a vários prêmios no Bafta. A exibição, gratuita e aberta ao público, tem início às 14h, no auditório do Senac Catanduva (Rua Santos, 300 – Vila Rodrigues), e logo depois haverá um debate mediado pelos professores do Imes Felipe Brida e Lilian Cantelle. Os participantes receberão certificado. O Cine Debate completou cinco anos de existência e é uma parceria do Imes Catanduva com o Sesc e o Senac Catanduva.

Sinopse:

O policial Frank Serpico (Al Pacino) atua na polícia de Nova York, levando a sério seu trabalho; honesto e íntegro, não aceita subornos, ao contrário de seus colegas de serviço, tentando assim combater a corrupção. Porém, quando denuncia policiais corruptos na Corregedoria, a maioria da corporação se volta contra ele, e sua vida começa a correr risco.










12/10/2017 - Inscrições para o Vestibular 2018 estão abertas até o dia 24 de novembro


O Imes Catanduva participou, na última segunda-feira, dia 09, da Feira do Vestibular na Escola Estadual Barão do Rio Branco, evento tradicional no campo universitário catanduvense. Durante dois períodos (manhã e noite) os 14 cursos do Imes foram representados por alunos, professores e funcionários, que lá apresentaram de forma prática um pouco da estrutura da faculdade, das disciplinas de cada área e das metodologias. Houve a entrega de panfletos e réguas personalizadas para os 400 jovens e adultos que visitaram o espaço do Imes.
Esta foi uma das ações que o Imes articulou para divulgar o Vestibular 2018, cuja prova será no dia 26 de novembro, às 9 horas. As inscrições estão abertas até o dia 24 do próximo mês e podem ser feitas na secretaria da faculdade. Mais informações, 3531-2200.


















































11/10/2017 - Serão 42 vagas ao todo para diversas áreas


A direção do Imes Catanduva lançou ontem, no site da instituição, novo edital de processo seletivo para contratação de professores para o ano de 2018. Serão 42 vagas distribuídas nas seguintes áreas específicas: Pedagogia, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Filosofia, Ciências Econômicas, Sociologia, Libras (Língua Brasileira de Sinais), Farmacologia, Anatomia Humana, Fisiologia, Bioquímica e Patologia.
As inscrições têm início na próxima semana (de 16 a 31 de outubro), diretamente na Secretaria do Campus do Imes Catanduva, localizado na Avenida Daniel Dalto s/n (Rodovia Washington Luiz, km 382), em Catanduva, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
Acesse o link inserido ontem no site do Imes para conhecer o edital completo.







10/10/2017 - EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA O ANO DE 2018, NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IMES CATANDUVA, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO INSTITUTO.


Clique aqui para acessar o edital...




06/10/2017 - Feira do Vestibular da escola Barão é um importante evento educacional realizado em Catanduva


O Imes Catanduva participa, na próxima segunda-feira, dia 09, da Feira do Vestibular da Escola Estadual Barão do Rio Branco, evento muito tradicional no campo universitário catanduvense. Em dois períodos os cursos do Imes estarão lá representados – das 10h às 12h e das 20h30 às 22h30.
Na oportunidade serão cedidos espaços físicos, como salas de aula, para que diversas instituições de ensino de Catanduva e região possam realizar atividades educacionais e também a divulgação dos cursos oferecidos, voltadas à comunidade escolar. O evento é aberto.
A Escola Estadual Barão do Rio Branco (foto) fica localizada na Praça Roosevelt, 143, Centro (entre a rua Recife e a Avenida 24 de Fevereiro).










05/10/2017 - Professor estava internado para um tratamento de câncer


Faleceu na madrugada de hoje aos 41 anos o professor Ronildo Flausino dos Santos, que por 10 anos atuou como docente da área de Ciências da Computação do Imes Catanduva. Ele estava internado há algum tempo para tratamento de um câncer e devido a complicações em sua saúde veio a falecer.
Graduado em Ciências da Computação pelo Imes Catanduva em 1999, era especialista em Projeto de Sistemas para a Internet, também pelo Imes. Atuava como professor em duas outras instituições, Fatec e IFSP. Deixa esposa e filho.
Seu corpo foi velado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo e sepultado hoje às 15h30 no Cemitério Nossa Senhora de Fátima.
Em luto, o Imes Catanduva envia condolências à família do querido professor Ronildo, que deixará muitas saudades.










04/10/2017 - Neste ano duas associações loais foram contempladas na parceria com o Imes


Em comemoração ao “Dia Nacional da Responsabilidade Social”, no dia 21 de setembro, o Imes realizou uma ação de conscientização e também beneficente em torno desta importante data. Na área externa da instituição, próxima ao estacionamento, houve a abertura do evento, às 19h10, conduzido pela diretora do Imes, professora Maria Lucia Miranda Chiliga, e depois uma explanação de dois parceiros da ação deste ano, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, da Associação Pão Nosso, e o presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), João Batista Rinaldi. “Fizemos um evento simples, mas digno, que reuniu alunos, professores e funcionários do Imes, para repensarmos nossas ações e valores. Ao longo da semana do dia 21 arrecadamos leite e alimentos não-perecíveis, que foram doados para as duas associações parceiras da edição deste ano”, comentou a diretora Maria Lucia.

Responsabilidade Social

No âmbito do Imes Catanduva a Responsabilidade Social é compreendida como uma estratégia que norteia os princípios de atuação de uma organização, ultrapassando a perspectiva assistencialista capaz de promover e induzir o desenvolvimento social respeitando-se as diversidades culturais e as demandas sociais. Portanto, traduz o engajamento e a conscientização do seu papel de agente colaborador e transformador do meio social no qual está inserida, dando suporte ao cumprimento de sua missão institucional.
Tal concepção de responsabilidade social adotada encontra-se como componente do seu modelo de gestão, permeando as ações, atitudes e filosofia, no modo como conduz as atividades acadêmicas, nas políticas de extensão, no relacionamento com a comunidade, na construção de mecanismos de satisfação dos seus funcionários, na preocupação com a sustentabilidade socioambiental.
Nessa perspectiva, ao longo de sua trajetória, o Imes Catanduva tem desenvolvido serviços, cursos, programas e projetos de natureza científica, pedagógica, técnica, cultural, artística e assistencial, articulados com ensino, pesquisa e extensão, com a finalidade de promover a integração participativa e produtiva da comunidade acadêmica interna com a comunidade externa, com vistas à melhoria da qualidade de vida e a promoção sociocultural dos envolvidos.

O Dia Nacional

O “Dia Nacional da Responsabilidade Social” foi instituído pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em 2005. Todos os anos, desde então, instituições de ensino superior (IESs) organizam uma mostra de projetos sociais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Os principais objetivos da iniciativa são: permitir o debate de temas voltados ao ensino superior; unir forças e mostrar a pujança do setor; fortalecer parcerias entre as IESs e a sociedade; e conferir maior visibilidade ao setor e permitir trocas de experiências.
A data de 21 de outubro foi instituída como o “Dia Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, cujo objetivo é informar a sociedade e o governo sobre a grande importância do ensino superior e demonstrar com fatos e números que as IES vêm cumprindo as funções para as quais foram criadas.

Projetos no Imes

Exemplos de projetos de Responsabilidade Social existente no Imes: Brinquedoteca Itinerante, Clínicas de atendimento à população, principalmente no âmbito preventivo, Núcleo de Prática Jurídica, Campanhas de arrecadação de café, leite, materiais de higiene pessoal, entre outros, para serem doados a diversas entidades e associações do município de Catanduva e região.
Neste ano, as atividades foram realizadas de 21 a 30 de setembro tendo envolvendo todos os acadêmicos da instituição, com arrecadação de leite e alimentos não-perecíveis, que foram doados para o AVCC de Catanduva e a Associação Pão Nosso.
















04/10/2017 - Evento será na Coordenadoria Municipal de Inclusão Social, em Catanduva

Num cenário sócio-político e pedagógico brasileiro influenciado nos últimos anos por temas como exclusão, diversidade e cidadania, a semântica que passou a compor a gramática discursiva das últimas décadas fundamenta o tema da "XXV Semana da Educação" do Imes Catanduva, promovido pelo curso de Pedagogia entre os dias 06 e 09 de novembro, sempre às 19h30. Neste ano o evento terá como tema "Uma Multiplicidade de Olhares sobre Educação", e será realizado na Coordenadoria Municipal de Inclusão Social (Rua XV de novembro, nº 1.600 – Catanduva/SP).
As inscrições devem ser feitas até o dia 01 de novembro, no valor de R$30 (na secretaria do Imes), e as vagas são limitadas. Haverá certificado de 30 horas, com relatório, para quem participar de todas as atividades.
Em breve o Imes lançará no site a programação completa da Semana.







03/10/2017 - Evento será no Hospital Psiquiátrico Mahatma Gandhi, na próxima semana


A estudante Tatiana Lamanna Lopes, do 5º ano de Psicologia do Imes Catanduva, organiza o “I Encontro de Psicologia”, com o tema “Luto, melancolia e depressão: Intervenções clínicas e saúde pública”, que será realizado no dia 10 de outubro (terça-feira), a partir das 19h30, no Hospital Psiquiátrico Mahatma Gandhi.
Aberto ao público, o evento contará com quatro palestras e um coffee com livros para exposição e venda.
Para inscrição, é necessário doar um dos itens a seguir, cujo montante será doado para o próprio hospital - papel higiênico, papel toalha, copo de água descartável ou barbeador descartável. A participação no encontro dá direito a certificado de 3 horas.
Confira em anexo a programação completa do encontro.










02/10/2017 - Painéis estão nos corredores do bloco 1 da instituição

Em alusão à chegada da Primavera, os alunos do curso de Pedagogia do Imes confeccionaram diversos painéis e objetos de decoração com EVA, cartolina e materiais recicláveis, que permanecem expostos nos corredores da faculdade. “Sempre quando há datas comemorativas ou eventos importantes aproveitamos a oportunidade para que os estudantes possam colocar em prática conteúdos vistos em sala, como a criação dos objetos e elaboração de obras para exposição”, comentou a professora do curso Dirce Aparecida Gimeniz.
A ação envolveu ainda professores e funcionários.











18/09/2017 - Inscrições seguem até o dia 30 de setembro, na tesouraria do Imes


O curso de Psicologia do Imes promove a “XI Semana de Psicologia”, este ano com o tema “Psicologia e a sua relação com a sociedade: Ética, tensões e possibilidade”, de 02 a 06 de outubro, das 19h30 às 22h30, no campus. Na programação haverá palestras, mesa redonda, minicursos, oficinas e vivências e um simpósio especial de pesquisa em Psicologia, com apresentação de trabalhos acadêmicos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de setembro, na tesouraria do Imes, e o envio de trabalhos acadêmicos para o simpósio, até o dia 22 deste mês.
O investimento para a Semana: até dia 22, R$ 50 para estudantes e ex-alunos (após a data, o custo sobe para R$ 60), e R$ 60 para outros estudantes e interessados (depois custará R$ 65). Para profissionais o investimento é de R$ 80, e somente uma palestra, um minicurso ou simpósio, R$ 40.
Abaixo segue o banner oficial com a programação completa. Mais informações pelo telefone 3531-2200.










11/09/2017 - Após sessão haverá debate; evento fornece certificado aos participantes


O Cine Debate do Imes Catanduva exibe, neste sábado, dia 16, o drama polonês “Ida” (2013), vencedor do Oscar e do Bafta de melhor filme estrangeiro. Foi ainda indicado ao Oscar na categoria de fotografia e ao Globo de Ouro de fita estrangeira. A exibição, gratuita e aberta ao público, tem início às 14h, no auditório do Senac Catanduva (Rua Santos, 300 – Vila Rodrigues), e logo depois haverá um debate mediado pelos professores do Imes Felipe Brida e Lilian Cantelle. Os participantes receberão certificado. O Cine Debate completou cinco anos de existência e é uma parceria do Imes Catanduva com o Sesc e o Senac Catanduva.

Sinopse:

Às vésperas de assumir seus votos como freira, a noviça Anna descobre revelações impressionantes de seu passado, ligado à Polônia nos anos de dominação nazista.